O que é conta margem? Como funciona? Vale a pena?

Está curioso em saber o que é conta margem? É compreensível! Afinal, esse é um termo importante no dicionário do investidor, principalmente daqueles que possuem um perfil mais arrojado.

Trata-se de um recurso oferecido pelas corretoras, como uma espécie de empréstimo. Assim, os investidores conseguem comprar ativos sem ter que lidar com custos associados a transferências a partir de outras aplicações.

Entretanto, por conta da cobrança de juros, é válido perguntar se as operações de conta margem são vantajosas ou não. Mais do que entender o que é, é fundamental avaliar como funciona essa estratégia e quando vale a pena utilizá-la. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é conta margem?

A conta margem atua como um empréstimo, funcionando de forma similar aos que os bancos realizam. O que você deve pensar é que existe um agente superavitário (que empresta recursos) e um agente deficitário (que precisa de dinheiro).

Ou seja, a corretora (superavitária) fornece os recursos ao investidor (deficitário). Entretanto, como em toda relação de empréstimo, é feita cobrança de juros que pode ser diária ou mensal, além de outras taxas que dependem de cada intermediária.

Os juros são uma forma de remunerar o credor (agente superavitário) pelo tempo que ele dispôs de determinada quantia de dinheiro. Então, trata-se de uma porcentagem que o tomador do empréstimo paga sobre o valor do crédito concedido.

Por exemplo, se você faz um empréstimo de R$ 1.000 com a taxa de juros de 2% ao dia, então ao fim do primeiro dia, além do valor emprestado, também terá que pagar R$ 20 referente aos juros. E assim sucessivamente, adicionando os 2% diário, até que a conta seja totalmente paga.

A princípio a taxa pode parecer baixa, mas isso vai depender de quanto tempo você levará para pagar. Além disso, é preciso considerar que como a conta margem é normalmente feita para alavancar o investimento, os valores do empréstimo costumam ser bem mais altos. 

Além disso, a taxa cobrada pelo serviço de conta margem varia entre cada corretora. Mas o cálculo também considera a composição da carteira de ações do cliente, avaliando se há outros investimentos que podem ser vistos como margem de garantia.

Por todas essas questões, essas operações são indicadas para especulação de curto prazo, ou seja, normalmente utilizadas para o day trade. Assim, com a conta margem é possível alavancar investimentos ou aproveitar oportunidades, mas sem a necessidade de liquidar outros ativos.

>>> Quer saber mais sobre como investir em day trade? Construímos este material com as principais dicas para o Trader operar de maneira segura e consciente, além de alertar dos riscos nas operações. Baixe gratuitamente!

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia de Boas Práticas para Day Trade" da Xpeed School.

Mas, afinal, por que o investidor utiliza a conta margem? Veja a seguir.

Como funcionam as operações de conta margem?

Esta operação pode ser utilizada para que o investidor não perca uma oportunidade de investimento, mesmo não tendo recursos financeiros à disposição naquele dia.

Isso porque as operações de conta margem são normalmente utilizadas para alavancagem, ou seja, como uma oportunidade de impulsionar o capital.

A alavancagem financeira é uma estratégia usada por investidores para operar no mercado, principalmente de ações, com valores acima do que realmente possuem em sua conta. Mas para que isso aconteça, é necessário ter um aporte externo.

É exatamente nesse aspecto que entra a conta margem, ou seja, como um empréstimo disponibilizado ao investidor pela corretora. 

O objetivo de realizar essa captação de recursos é ampliar as chances de ter mais rentabilidade e, assim, obter uma lucratividade capaz de pagar o empréstimo e ainda garantir uma margem de retorno satisfatória para o investidor. 

A conta margem e alavancagem normalmente são utilizadas no day trade, ou seja, operações de compra e venda das ações no mesmo dia. Isso significa que é mais utilizado por investidores experientes e que estão mais dispostos a correr riscos.

Afinal, do mesmo jeito que a conta margem na B3 pode servir para alavancar lucros, este recurso também pode aumentar os prejuízos. Isso porque, no caso de perdas na operação, além da perda do próprio investimento, o investidor terá que arcar com os juros devido às corretoras.

Pensando nisso, para minimizar os riscos da operação é necessário que o investidor esteja atento a alguns pontos:

  • ter noção acerca da gestão de riscos;
  • montar uma boa estratégia;
  • ter controle emocional.

Essas três características são essenciais para todo trader ou investidor mais experiente que deseje operar alavancado por meio da conta margem. Sem elas, é muito mais fácil perder o controle sobre os investimentos e terminar com um saldo devedor na carteira.

Vale a pena usar a conta margem?

Como vimos, o uso da conta margem pode potencializar a rentabilidade do investidor, mas também pode trazer desvantagens e prejuízos, principalmente se mantido no longo prazo.

Ou seja, conhecer os riscos é fundamental para tomar as melhores decisões. E como fazer isso? Com experiência e estudo. 

Nesse sentido, é indicado usar a conta margem quando se possui um certo grau de experiência com investimentos de renda variável, day trade e outros formatos que exigem maior gerenciamento de risco. 

É fundamental ressaltar que investir nessas modalidades é uma das formas de ampliar consideravelmente a sua rentabilidade. 

Porém, as técnicas desse tipo de aplicação demandam conhecimento e vivência, principalmente quando falamos em ganhos rápidos e em operações mais estratégicas.

Exatamente por isso que a alavancagem é recomendada para traders mais experientes, com tempo de mercado e que se dedicam a aprender e evoluir seus métodos.

Se você deseja alavancar também o seu conhecimento para ter acesso a investimentos mais rentáveis com mais segurança, indicamos que conheça dois cursos online da Xpeed: 

O momento é agora! Escolha o curso ideal para o seu momento e dê um salto na sua capacidade de retorno financeiro, com mais segurança e técnicas eficientes.

Campanha de um curso online sobre "Tudo que aprendi em 12 anos de day trade" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img