Tudo o que você precisa saber sobre curva de aprendizado day trade [+ dicas]

Antes de se tornar um day trader, todo investidor deve passar por uma curva de aprendizado. Veja o por quê esse processo é importante e dicas para dominá-lo

Aplicar em renda variável pode trazer um ótimo retorno para os investidores. Entretanto, essa jornada requer bastante cuidado e, principalmente, estudo. Não é raro encontrar iniciantes pensando que já sabem de tudo, o que pode ser uma grande armadilha.

Quando falamos de aplicações mais arriscadas, isso se torna algo ainda mais sensível. Por isso, é importante entender que algumas coisas levam tempo, assim como a curva de aprendizado day trade

Para ajudar você a entender um pouco mais sobre o assunto, separamos aqui as principais informações a respeito. Saiba o que é day trade, qual a importância da rotina no aprendizado, como ele se relaciona com o efeito Dunning-Kruger, além de algumas dicas que podem te ajudar a dominar essa jornada. Aproveite o texto e boa leitura!

Contextualizando: o que é day trade?

O day trade é uma das formas mais comentadas de operar ativos na Bolsa de Valores. Seu principal objetivo é lucrar com a compra e a venda dos papéis em um curto espaço de tempo, e, para ser considerada day trade, a operação deve ser realizada 100% no mesmo dia. 

Para ilustrar na prática, vamos ao seguinte exemplo: imagine que você tenha comprado uma ação da Petrobrás no início do pregão por R$ 30. Se ao longo do dia você vender a mesma ação por R$ 31, terá garantido um lucro em um curtíssimo espaço de tempo, sem precisar esperar meses para uma valorização maior. 

Apesar de parecer simples, vale destacar que a prática tem muitas variações e se trata de uma das técnicas mais arriscadas que existem. Ela demanda dedicação total do investidor, pois há uma série de variáveis que podem impactar nessa estratégia.  

>>> Hoje, a consistência nas operações e um bom gerenciamento de risco são peças fundamentais para o sucesso dos Traders. Para ajudar você a saber um pouco mais sobre o assunto, veja uma dica super importante da especialista em investimentos da XP Educação, Ariane Campolim. Dê o play no vídeo abaixo e confira: 

Qual a importância da rotina de aprendizado para um day trader?

Como já dissemos, para que um investidor possa ter mais segurança nas operações de day trade é necessário que ele tenha uma rotina educacional, que também pode ser chamada de curva de aprendizado. Isso quer dizer que o investidor precisa de um tempo para ter o entendimento total de como fazer as suas operações. 

Entre tantas coisas importantes, é necessário que o investidor domine os melhores indicadores de day trade. Além disso, é essencial entender como o mercado se comporta, quais as variáveis devem ser levadas em conta, quando comprar e quando vender um ativo, entre outras coisas que vão ajudar no processo de adaptação.

Como relacionar esse aprendizado ao efeito Dunning-Kruger?

O efeito Dunning-Kruger é um fenômeno muito comum em muitas situações na vida das pessoas e que você provavelmente já presenciou.

Sabe quando uma pessoa acaba de aprender algumas coisas sobre um assunto, mas já se acha especialista? Basicamente, esse é o principal conceito de Dunning-Kruger. 

Sua relação com a curva de aprendizado de day trade é muito forte, pois, muitos investidores que estão no início da jornada tendem a pensar dessa forma, principalmente quando começam a ver os primeiros resultados positivos. Essa é uma das principais armadilhas do day trade e, se você quer começar a operar dessa forma, é preciso tomar bastante cuidado.

Como se afastar desse efeito e realmente aprender sobre day trade?

Primeiramente é preciso estudar muito o mercado financeiro e como ele se comporta.

Há muitas coisas que você precisa observar no dia a dia. Por exemplo: ao pensar em fazer uma operação com a Petrobrás, é preciso prestar atenção ao noticiário geopolítico. Isso porque o setor petrolífero é muito afetado por informações de diversos países. 

Um modelo disso é a alta expressiva que houve com o barril de petróleo após o conflito entre Ucrânia e Rússia, em 2022. A disparada fez com que o preço das ações fosse impactado diretamente. Quem esteve atento, soube aproveitar este cenário. 

Entretanto, são casos esporádicos. E para não cair no efeito Dunning-Kruger é preciso ter os pés no chão, avaliando caso a caso, independente do seu histórico de resultados. 

Entendendo a curva de aprendizado day trade

A curva de aprendizado day trade é um fenômeno que, geralmente, a maioria dos investidores iniciantes precisam passar. Basicamente, ela apresenta alguns aspectos, que são identificados por meio de comportamentos como confiança e experiência, que estão diretamente relacionadas nisso. 

No início, após alguns resultados positivos, o trader costuma atingir o pico da sua confiança. Depois de um período sem os mesmos resultados, ele começa a ficar pessimista. Porém, ao longo do tempo, com a experiência adquirida, o mesmo equilibra os dois aspectos, atingido uma certa maturidade nas operações. 

Principais pontos da curva de aprendizagem day trade

Alguns pontos desse conceito são observados ao longo da jornada. A seguir, separamos quais são os principais:

Adaptação

Aqui é o ponto onde o trader escolhe a corretora e começa a fazer algumas simulações nas plataformas. É a fase de fazer testes e entender algumas técnicas. Além disso, é natural perder dinheiro por conta da falta de experiência.

Desenvolvimento

Após aprender um pouco e, na prática, o trader começa a fase de desenvolvimento. É uma das partes mais difíceis e há muitas desistências. Nesse momento é importante ter um plano de ação, com objetivos claros e uma estratégia bem definida. 

Baques e turbulências

Mesmo após a fase de desenvolvimento, é natural que o trader passe por períodos mais pessimistas. A oscilação nos resultados diminui a confiança, fazendo com que a emoção tenha mais peso do que a racionalidade. E isso é crucial para os investimentos.

Consolidação

Essa é a fase mais madura. Mesmo que o trader ainda faça operações negativas e tome decisões erradas, ele já está mais acostumado e equilibrado. Seu conhecimento técnico e experiência permitem maior consistência no dia a dia, fazendo até operações mais agressivas, como o day trade de criptomoedas.

3 dicas para dominar a curva de aprendizado day trade

Para ajudar você a dominar a curva de aprendizado de day trade, separamos a seguir 3 dicas básicas que vão ajudar bastante. Confira:

Conheça bem os seus recursos

Mais do que escolher uma boa corretora e um bom computador para operar com mais agilidade, você vai precisar de tempo. Ele é um dos principais recursos para quem opera day trade. Além disso, será necessário um bom capital para investir, bem como muito estudo para aprimorar os seus conhecimentos.

Tenha um plano de ação

Um dos principais pontos aqui é ter um planejamento completo, desde o financeiro até de estudos. Isso permitirá que, ao longo da curva de aprendizado, você possa tomar decisões mais racionais sabendo que algumas situações vão estar planejadas. 

Reserve capital

Dimensionar o capital a ser investido é outra dica importante. Embora muitas pessoas tenham o day trade como atividade secundária, é necessário se planejar financeiramente. Veja o quanto isso pode custar, desde o valor com cursos até o capital inicial de investimento. Contar com algumas perdas também é essencial, dessa forma você não será surpreendido durante a jornada. 


Agora que você já sabe um pouco mais sobre curva de aprendizado day trade, que tal aproveitar e se aprofundar sobre o assunto? Baixe agora mesmo, grátis, o Guia de Boas Práticas para Day Trade da XP Educação. Aprenda uma metodologia que vai ajudar você a operar de maneira segura e consciente, alcançando resultados melhores. Faça já o download clicando aqui.

Continue Aprendendo

spot_img