Quais são as diferenças entre Day Trade e Swing Trade?

Se você possui interesse no universo de trading, é provável que já tenha se deparado com termos como Day Trade e Swing Trade. Apesar de diferentes, ambas estratégias podem trazer uma série de benefícios para seus adeptos.

Continue a leitura e entenda quais são as diferenças entre Day Trade e Swing Trade e descubra como escolher a melhor opção para a sua carteira de investimentos.

Day Trade e Swing Trade: conceitos

A melhor maneira de entendermos as diferenças entre Day Trade e Swing Trade é por meio  dos seus conceitos, que citamos logo abaixo para seu conhecimento.

O que é Day Trade?

Como o próprio nome já diz, o Day Trade é qualquer negociação iniciada e encerrada no mesmo dia. Isso significa, por exemplo, que um investidor comprará 500 papéis da empresa XYZ às 10h48 e as venderá às 15h57, com lucro ou prejuízo. 

Ou seja, uma transação é definida como Day Trade quando ambas ações (compra e venda) ocorrem em um único pregão da bolsa de valores. Mais importante que o lucro ou prejuízo do investimento é o timing.

Os day trades costumam ser realizados com ações, mas existem investidores que optam por negociar contratos e opções. 

O que é Swing Trade? 

Se no Day Trade trabalhamos com horas, o Swing Trade se baseia em dias. Isso significa que esse tipo de operação pode durar de dois até cinco dias – mas há quem defenda que essas operações podem durar até meses.

Por causa da sua maior duração, essa transação é a predileta entre pessoas que se interessam pela bolsa de valores, mas que não possuem disponibilidade para acompanhar as flutuações do mercado ao longo do dia. 

Essa forma de trade também é conhecida por oferecer menos risco e maior possibilidade de ganhos.

Quais as diferenças entre Day Trade e Swing Trade?

Apesar das definições de Swing Trade e Day Trade oferecerem valiosos insights sobre as operações, existem outras diferenças para se atentar.

Imposto de Renda

Um dos primeiros pontos de atenção é a participação do Leão nas operações de Day Trade e Swing Trade. Entretanto, o tipo de operação pode mudar a alíquota de cada opção:

  • Day Trade: alíquota de 20% do lucro da operação, sem opção de isenção;
  • Swing Trade: alíquota de 15% do lucro da operação, com isenção para vendas de até R$ 20.000,00 por mês.

O vencimento dos DARFs (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) acontece no último dia útil do mês.

>>> Leia também: Como declarar renda variável no Imposto de Renda? Dicas + passo a passo

Rotina de investimentos

Como você pode imaginar, os day traders e os swing traders possuem rotinas de investimento bem diferentes.

Para o day trader, o dia começa às 10h, com a abertura da B3, e se encerra às 18h. Ao longo das 8 horas, ele acompanhará em tempo real o pregão com as oscilações do mercado para tomar as decisões que lhe trarão os melhores rendimentos dentro do pregão.

Já quem adota o Swing Trade costuma analisar a Bolsa no início ou término do dia, programando os stops nas ações para serem realizados automaticamente. Isso porque, como já afirmamos acima, esse tipo de investidor não possui disponibilidade para acompanhar as oscilações com frequência.

Gráficos

Independentemente do tipo de operação, os gráficos são uma valiosa bússola para o processo. Mas cada uma delas pede por gráficos diferentes.

  • Day Trade: utiliza gráficos Intraday, que mostram as variações de preço por 1 minuto, 5 minutos, 15 minutos ou mesmo uma hora. Também costuma ser usado o gráfico diário no início ou término do dia para uma visão macro dos papéis;
  • Swing Trade: adota o gráfico diário para acompanhar a variação dos papéis por pregão. Para melhor compreensão do contexto em que investirá, os gráficos semanais e mensais podem ser utilizados.

Possíveis ganhos

Atenção para essa importante diferença entre o Day Trade e o Swing Trade. Quando investimos, nosso principal objetivo é aumentar nosso patrimônio. Contudo, sabemos que ao optar pela renda variável, esse ganho não é garantido todos os dias.

Por isso, os dois tipos de trades têm objetivos de lucro diferentes. Enquanto o Day Trade trabalha com variações entre 0,1% e 0,3%, que pode se tornar um valor substancial dependendo da quantidade de ganhos, o Swing Trade busca oscilações de mais de 2% nas operações.

3 perguntas para entender qual é a melhor opção para sua carteira de investimentos

Quanto tempo você tem disponível?

Essa é a primeira pergunta, e provavelmente a mais importante. Ao entender sua disponibilidade de tempo atual ou futura para os investimentos, será mais fácil escolher o tipo de trade ideal para a sua rotina.

Quais são seus objetivos?

Você só tem algumas horas disponíveis por dia, mas sonha em ser um day trader? Por que não transformar os diferentes tipos de operações em metas?

Enquanto atualmente você só pode atuar como swing trader, aproveite essa oportunidade para aprender e aumentar seu patrimônio. Ao sentir que sua reserva de emergência é suficiente e que você possui o conhecimento necessário na área, invista na sua meta em médio ou longo prazo  para tornar um day trader.

A Xpeed também pode lhe ajudar nessa meta com o e-book gratuito “Guia de Boas Práticas para Day Trade”. Nesse material, reunimos as principais dicas para operar de maneira segura e consciente, além de alertar dos riscos nas operações.

Já o vídeo abaixo, com Guilherme Benchimol, Edu Lyra, Kondzilla, Izabella Mattar e Thiago Godoy, aborda em mais detalhes a importância dos sonhos para o nosso futuro. Confira:

Qual seu apetite a riscos?

A maioria dos investidores sonha em ver o crescimento do patrimônio em uma carteira de títulos e papéis campeões. Entretanto, cada pessoa possui uma visão de crescimento e um apetite aos riscos diferente.

Enquanto um investidor conservador não gosta de incluir a renda variável no seu portfólio, um arrojado a tem como uma das principais opções de investimento. Da mesma maneira, existem os traders mais pacientes enquanto outros buscam agilidade nas suas operações.

Siga aprendendo sobre a Bolsa de Valores com a Xpeed

Esperamos que esse artigo tenha sanado suas principais dúvidas sobre Day Trade e Swing Trade. Mas se você quer investir tempo e dinheiro no seu conhecimento, que tal aprender  mais sobre a bolsa de valores com a Xpeed?

Nosso curso “Aprenda a investir na bolsa de valores” lhe mostrará os primeiros passos para investir em ações, explicando o funcionamento da bolsa e como selecionar os papéis adequados ao seu perfil de investimentos.

Clique no banner abaixo para conhecer esse, assim como outros cursos da Xpeed:

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img