DevOps: o que é? Qual a sua importância para os negócios?

Veja como a transformação digital afeta nosso dia a dia e entenda porque essa é uma área promissora

Já percebeu como o mercado de tecnologia vem avançando cada vez mais rápido? Por isso a cultura DevOps nasceu! Ela é fruto da necessidade das empresas de desenvolverem e distribuírem aplicativos ou serviços em alta velocidade

Diferentemente dos processos tradicionais de desenvolvimento de softwares e de infraestrutura, este método busca unir processos que antes ocorriam de forma isolada e, com isso, criar produtos melhores e mais adequados para os clientes.

Que tal mergulhar neste assunto e entender sua importância para o mercado atual?

Neste post, explicamos o que é cultura DevOps, o que faz um analista da área e quais ferramentas utiliza. Além disso, ainda mostramos por que é importante estudar este tema e como se preparar para ingressar nesta área para lá de promissora.

Aproveite a leitura e descubra o que é e o que faz o DevOps!

DevOps: o que é?

Por se tratar de processos que envolvem desenvolvimento de infraestrutura, novas logísticas e organização de equipes, além da integração de diferentes áreas, o DevOps pode ser entendido como uma nova cultura de trabalho

O mesmo é caracterizado pela junção de elementos de operações e desenvolvimento, o que explica o nome.

Deste modo, ao optar pela utilização do método de trabalho, funções que anteriormente eram exercidas de forma isolada — como o próprio desenvolvimento, as operações de TI e de engenharia de qualidade — agora trabalham coordenadamente. 

Como funciona o DevOps?

Assim como dito anteriormente, o que o DevOps faz não pode ser reduzido a apenas processos, pois engloba um conjunto de filosofias que vão guiar as ferramentas de trabalho durante o desenvolvimento de softwares e infraestruturas.

Veja quais são os quatro principais elementos dessa cultura: 

1. Colaboração, visibilidade e alinhamento

O primeiro passo para colocar esta metodologia em prática é entender que se trata de um trabalho coordenado de forma interdisciplinar. Isso significa que diferentes equipes irão compartilhar processos, prioridades e preocupações. 

Assim, todos planejam os ajustes que precisam ocorrer nos aplicativos em conjunto, traçando metas e cronogramas para execução do DevOps, ou seja, para o aprimoramento desses produtos ou serviços. 

2. Mudanças de escopo e de responsabilidade

Diferentemente do modelo tradicional, os profissionais atuam no DevOps de forma conjunta.

Ou seja, se antes os operadores de TI precisavam se preocupar apenas com a parte funcional do aplicativo, agora eles também participam do aprimoramento de segurança, por exemplo. 

Por este motivo, os mesmos devem pensar no modelo de proteção ainda na fase de desenvolvimento do software

3. Ciclos de lançamentos mais curtos

Outra prática essencial é a promoção de ciclos de lançamentos mais curtos. Desta maneira, a empresa será cada vez mais ágil na implementação de atualizações e aprimoramentos desses aplicativos. 

Essa estratégia permite que as melhorias nesses sistemas ocorram de forma complementar, reduzindo impactos sobre a estabilidade desses produtos. Assim, é possível ter mais agilidade e ainda aumentar a competitividade da empresa. 

4. Aprendizado contínuo 

Um dos ganhos mais interessantes para as equipes de DevOps é o aprendizado contínuo. Com a rápida implementação das novas ideias, é possível detectar falhas mais rapidamente, adquirindo conhecimento de forma ágil e otimizada. 

Quais são as práticas DevOps durante o ciclo de vida do aplicativo?

O DevOps é uma ferramenta fundamental e deve fazer parte de cada fase do ciclo de vida de um aplicativo. Deste modo, todos os profissionais devem participar de alguma forma de cada fase, levando conhecimentos para aprimorar as funções de determinado sistema. 

Portanto, no roadmap do DevOps, as equipes participam de todo o processo de desenvolvimento da infraestrutura, desde o planejamento até a operação.

Confira, a seguir, como as times atuam em cada fase deste ciclo: 

1. Plano

Na primeira fase, as equipes definem os recursos e as funcionalidades dos aplicativos e sistemas com os quais estão trabalhando. Logo, é possível acompanhar o produto bem de perto, fazendo notas e observando o que deve ser melhorado.

Entre estas melhorias, podemos encontrar tarefas de produto único, listas de pendências, acompanhamento de bugs, gerenciamento do progresso em Softwares Agile com o Scrum, usabilidade de quadros Kanban, entre outras técnicas que auxiliam no planejamento. 

< Leia também: O que faz um Scrum Master e quais são suas responsabilidades dentro do time? />

2. Desenvolvimento

Nesta fase, o funcionamento do sistema é posto à prova, explorando os aspectos da codificação e programação do software através de gravações, testes, revisão e integração dos códigos pelos membros do time DevOps.

Para tal, os integrantes da equipe automatizam etapas elementares ou manuais, e adicionam aos aplicativos pequenos incrementos de integração contínua. Isso ajuda a implementar melhorias de forma ágil e, com isso, aumentar a competitividade do aplicativo. 

3. Fornecimento

Esta etapa diz respeito ao teste do aplicativo em seus respectivos ambientes de produção. Ou seja, a entrega da versão criada em um cenário de experimento, cuja finalidade é verificar se o sistema cumpre com seus objetivos. 

O fornecimento é o processo de implantação de aplicativos, de maneira consistente e confiável, em seus mais diversos estágios de aprovação manual. 

4. Operação

Finalmente, chegamos na operação, a última etapa do ciclo de vida de um aplicativo. Ela envolve manter, monitorar e solucionar problemas.

Aqui, a principal missão da equipe DevOps é garantir o funcionamento integral do sistema.

Assim como sua confiabilidade e disponibilidade, é necessário garantir um tempo de inatividade próximo ou igual a zero. A equipe deve atuar prevenindo e agindo sobre os problemas antes que os clientes se deem conta de tais falhas. 

O que é a Cultura DevOps?

Naturalmente separadas, as equipes de desenvolvimento e operações tradicionais faziam parte de pontas diferentes do ciclo de vida do aplicativo. Contudo, com a chegada da cultura DevOps, as empresas estão passando por uma verdadeira mudança de mentalidade

Essa filosofia visa aumentar a comunicação entre as áreas e, com isso, otimizar a solução de problemas.

Ao integrar todas as expertises em todas as fases do ciclo, as equipes assumem total responsabilidade pelos projetos, o que facilita com que todos os profissionais se aproximem do usuário e pensem nas necessidades finais do cliente.

Vale ressaltar que a união entre Agile Culture e DevOps é o que confere ainda mais benefícios para essa metodologia, aumentando a produtividade por meio de práticas mais flexíveis, que favorecem a criatividade e inovação, contribuindo para resultados mais expressivos.

Assim, mais do que um framework, o DevOps pode ser entendido como uma filosofia, capaz de potencializar ainda mais a performance de uma organização.

< Quer entender um pouco mais sobre cultura ágil? Confira este post: O que é o Mindset Ágil e como você pode aplicá-lo em seu trabalho? />

Quais os benefícios do DevOps?

Existem inúmeros benefícios na utilização das práticas DevOps.

Com a integração de diferentes profissionais, é possível encontrar formas mais eficientes de executar certas funções. Confira as principais vantagens dessa filosofia: 

  • integração entre os times de desenvolvimento e infraestrutura;
  • facilidade para gerenciar ambientes por conta das ferramentas de infrastructure as code;
  • evitar problemas de execução na aplicação em locais diferentes do local onde ocorre o desenvolvimento do software;
  • ritmo mais rápido no desenvolvimento de software e gerenciamento de infraestrutura.

Qual é a importância do DevOps?

Muito mais do que os benefícios apresentados, a importância da prática do DevOps está em sua capacidade de integrar equipes e, dessa forma, promover a inovação.

Em resumo, ele suscita o desenvolvimento das operações de forma a simplificar e automatizar os processos. 

Tudo isso promove também mais integração entre as equipes e um olhar mais global para o cliente e o projeto como um todo. Quer saber como encaixar isso no seu dia a dia? Então, leia o próximo tópico!

< Talvez você também se interesse por este tema: Como funciona a Gestão Ágil de projetos e por que aprender sobre />

6 estratégias para colocar os conhecimentos do DevOps em prática 

O DevOps nasceu em 2001, com a finalidade de ser uma forma de aperfeiçoamento de processos, que ocorre de forma contínua e simplificada.

Para tanto, esta metodologia utiliza uma série de estratégias, que fazem parte do pipeline DevOps e ajudam a alcançar tais objetivos: 

1. Integração Contínua e Entrega Contínua CI/CD

Uma das estratégias para alcançar esse objetivo é a utilização de ferramentas de gerenciamento de configurações.

Com isso, é possível implementar mudanças no aplicativo de forma controlada e sistemática, reduzindo, assim, o risco de modificação das configurações dos sistemas. 

2. Controle de Versão 

Com o controle de versão é possível revisitar o histórico e as alterações no código fonte, algo que facilita a revisão e recuperação de uma codificação. Geralmente isso é feito utilizando sistemas de controle de versão, como o Git, por exemplo. 

Isso permite a atuação de vários desenvolvedores simultâneos no mesmo código, uma alternativa que, além de integrar o trabalho, ajuda a diminuir bastante o tempo gasto na manutenção da infraestrutura do software.

3. Desenvolvimento de Software Agile

Outra prática inerente ao DevOps é a utilização do desenvolvimento de Software Agile. Esta forma de conduzir o processo propõe que, em cada parte do projeto, as alterações indicadas sejam sempre planejadas, construídas e testadas.

4. Infraestrutura como código 

A prática de infraestrutura como código tem como foco dar suporte às equipes no processo de implantação de funcionalidades e recursos, utilizando o sistema de maneira confiável, repetida e controlada.

Além disso, ela também ajuda a automatizar a implantação das otimizações e reduz o risco de erro humano. 

5. Gerenciamento de Configuração 

Assim como o nome já diz, se trata da administração dos recursos em todo um sistema, como: servidores, máquinas virtuais e bancos de dados.

Por meio deste artifício, as equipes são capazes de acompanhar melhor o aplicativo, evitando possíveis bugs. 

6. Monitoramento contínuo

Com o monitoramento é possível estar a par de todo o comportamento e desempenho dos aplicativos. Logo, é possível extrair informações, que vão desde a sua infraestrutura, até componentes de software de nível superior.

Isto permite a extração de insights para resolver problemas em tempo real, melhorando a qualidade dos aplicativos. Uma das formas mais utilizadas pelas empresas é o uso da plataforma DevOps Azure

Quais são as principais ferramentas DevOps? 

Atualmente, o mercado conta com diversas ferramentas DevOps, as quais são responsáveis por tornar os processos mais ágeis e os resultados mais confiáveis. Conheça as principais: 

Como a computação em nuvem se relaciona com o DevOps?

A computação em nuvem é, com toda certeza, uma aliada fundamental para as equipes.

Isso porque ela permite que todos os membros tenham acesso sincronizado a recursos como: servidores, armazenamento, banco de dados, rede, softwares, análises e inteligência, sendo um exemplo disso o Microsoft DevOps. 

DevOps e a preocupação com a Segurança

É impossível falar em manutenção e atualização de sistemas sem pensar na segurança. Afinal, estes mecanismos carregam dados importantes para pessoas, empresas e organizações. 

Atualmente, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor, as empresas que não se atentarem a este assunto, podem acabar prejudicando seus clientes e, principalmente, a credibilidade de seus produtos e serviços. 

Por isso, a cada etapa do desenvolvimento de um sistema, os níveis de segurança devem ser checados, bem como os riscos e implicações verificadas.

Os profissionais que entendem de segurança são bastante requisitados pelo mundo corporativo, o que torna os salários de DevOps dominantes e extremamente atraentes em comparação a outros do mercado

Que tal se aprofundar um pouco mais no tema? No vídeo abaixo, Gabriel Fróes e Vanessa Weber explicam mais sobre o conceito de DevOps e dão um panorama sobre a aplicação desta metodologia no mercado. Dê o play e confira:

Por que é importante aprender sobre DevOps e como ingressar nesta área? 

Atualmente, tanto o mercado de trabalho quanto o de tecnologia estão em busca de profissionais com repertório crítico e conhecimentos multidisciplinares. Com as práticas do DevOps, é possível atingir estas capacidades de forma interativa e colaborativa. 

Afinal, a metodologia proporciona uma maior troca de experiências entre diferentes áreas, tudo isso com agilidade aos inúmeros desafios do dia a dia!

Deste modo, aprender sobre desenvolvimento e operações não significa apenas mudar a forma como trabalha, mas também crescer como pessoa e profissional. 

Então, que tal dar mais este importante passo na sua carreira e investir no seu futuro profissional? Conheça nossas opções de curso na área:

E, se você deseja turbinar ainda mais o seu currículo, conheça o XPE Multi+, a plataforma de cursos da XP Educação. Com apenas uma assinatura, você tem acesso a dezenas de cursos nas áreas de tecnologia, inovação, negócios e finanças. Um futuro brilhante espera por você!

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe com seus amigos e colegas de trabalho, assim todos ficam sabendo o que é DevOps, o que faz um analista e de que forma essa filosofia tem contribuído para transformar o mundo da tecnologia.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img