Qual a relação entre educação financeira e finanças pessoais?

Finanças e investimentos são assuntos que assustam muita gente, por parecerem  complicados e distantes da realidade de muitos brasileiros. Afinal, a cultura do nosso País não tem o histórico de promover esses temas.

No entanto, conhecê-los a fundo e, assim, entender a relação entre educação financeira e finanças pessoais, são práticas indispensáveis para quem deseja ter uma vida mais confortável.

O estudo O bolso do brasileiro, realizado pela Xpeed em parceria com o Instituto Locomotiva, verificou que 63% dos entrevistados consideram ter apenas conhecimentos básicos sobre educação financeira. Enquanto isso, 41% relatam ter começado a pesquisar mais sobre finanças por conta da pandemia.

O fato é que nunca é tarde para aprender a lidar com o dinheiro de forma saudável. Para te ajudar, neste post explicamos como ter educação financeira pessoal e de que forma essa estratégia pode melhorar o gerenciamento das suas finanças pessoais.

Qual a diferença entre educação financeira e finanças pessoais?

Embora alguns utilizem esses termos como sinônimos, educação financeira e finanças pessoais se referem a coisas diferentes. Para entender melhor, vamos esclarecer cada um deles a seguir:

O que é educação financeira pessoal?

A educação financeira vai muito além de aprender a economizar e investir. Ela é essencial para manter as finanças saudáveis e equilibradas.

De modo geral, seu nível de educação financeira reflete diretamente na forma como você administra seu dinheiro. Ou seja, quanto mais conhecimento você tiver nesta área, melhores serão suas decisões em relação ao dinheiro.

Um exemplo clássico neste sentido é em relação às compras. A pessoa com uma boa educação financeira está muito mais propensa ao consumo consciente, pesquisando preços e ponderando se realmente precisa de determinado produto, ao invés de simplesmente comprar por impulso.

Além de mudar a forma como administra suas finanças pessoais, a educação financeira permite entender o mercado e a economia, embasando sua tomada de decisão em relação a investimentos.

Em resumo, a educação financeira ensina a mexer com o dinheiro de forma mais saudável, melhorando sua qualidade de vida e te mantendo longe das dívidas. Por isso, ela pode ser entendida como o caminho mais curto para a estabilidade e independência financeira.

O que são finanças pessoais?

Por finanças pessoais estamos nos referindo à gestão financeira. Ou seja, o manejo de ganhos e gastos de forma estruturada, seja por meio de planilhas ou  utilizando um livro caixa com o histórico de rendas e despesas.

Uma boa gestão das finanças pessoais te ajuda a se organizar melhor e evita que você se perca em meio a ganhos e despesas. Por isso, o planejamento financeiro é uma peça chave para quem busca por estabilidade e qualidade de vida.

Como a educação financeira pode te ajudar a lidar melhor com as finanças pessoais?

Como você já deve ter percebido, educação financeira e finanças pessoais andam lado a lado. Enquanto a primeira ensina a se relacionar com o dinheiro de forma mais saudável e eficiente, a segunda proporciona controle e organização.

A partir do momento em que você tem acesso a este conhecimento, percebe a importância de manter uma vida financeira organizada. Ou seja, quanto mais você estuda e aprende sobre o dinheiro, melhor você lida com ele.

Por exemplo, quando você aprende a controlar seus gastos e a utilizar o seu dinheiro de forma eficiente, percebe que seu salário pode servir para muito mais do que simplesmente pagar por suas despesas, ele pode te ajudar a alcançar seus sonhos.

Ao economizar, sobra mais para investir, gerando mais lucro e aumentando seus ganhos em um ciclo virtuoso.

Como ter educação financeira? Passo a passo

Mesmo que a educação financeira seja algo novo na sua vida, não precisa se desesperar, pois ela não é nenhum bicho de sete cabeças. Pelo contrário, seguindo este passo a passo com dicas práticas, você verá que é mais fácil do que imagina. Confira:

1. Organize suas finanças pessoais

Talvez você até saiba quanto ganha, mas saberia dizer quanto gasta por mês? Se a resposta for não, é sinal de que você precisa organizar suas finanças pessoais, e a educação financeira está aí pra te ajudar nisso!

Faça um levantamento/controle de todas as suas fontes de renda, bem como de seus gastos. Dessa forma você terá uma noção muito mais precisa de como está sua vida financeira.

Uma boa dica é utilizar uma planilha de controle financeiro, que pode ser feita no Excel ou mesmo no bom e velho caderninho.

2. Analise suas despesas e corte o que for desnecessário

Acredite, ao parar para analisar as despesas pela primeira vez, é comum encontrar um monte de gastos com coisas não essenciais, os famosos supérfluos. Isso não significa que você deva cortar todo o prazer da sua vida, pelo contrário. A ideia é ter saúde financeira para poder desfrutar daquilo que conquistamos.

O objetivo é enxugar o orçamento para que sobre mais dinheiro no fim do mês. Para isso, você deve identificar despesas que podem ser cortadas ou pelo menos reduzidas. Por exemplo: se você vai ao cinema todo fim de semana, que tal reduzir para duas vezes ao mês?

Uma dica que pode ser muito útil neste passo é desenvolver o hábito de antes de comprar qualquer coisa, se perguntar: “eu realmente preciso disso ou eu simplesmente quero?” Dependendo da resposta, você já sabe o que fazer, não é mesmo?

3. Pesquise, compare preços e economize

Um passo muito importante da educação financeira é aprender a valorizar e compreender o valor do dinheiro. Afinal, ele não cai do céu, você precisa trabalhar para conquistá-lo, e assim, pagar suas contas, divertir-se e comprar o que deseja.

Com um bom gerenciamento de suas finanças pessoais, você pode até mesmo se dar alguns luxos, desde que eles não comprometam a sua renda. Mas, isso não significa que você deva simplesmente comprar a primeira coisa que apareça  na sua frente. Pelo contrário: pesquise, compare preços e economize!

Essa máxima vale tanto para compras não previstas, quanto para gastos rotineiros, como supermercado, por exemplo. Jamais desperdice uma oportunidade de poupar dinheiro!

Quer algumas dicas práticas para economizar de verdade? Então, confira o vídeo abaixo:

4. Aprenda a gastar menos do que ganha

Esse passo está diretamente ligado ao anterior e se refere a um dos princípios mais básicos da educação financeira para as finanças pessoais. A ideia é muito simples: se você gastar mais do que ganha, o resultado só pode ser um: dívida.

Entretanto, se aprender a viver com menos do que ganha, já estará um passo à frente, podendo começar uma reserva de emergência ou mesmo realizar outros tipos de investimentos, a fim de aumentar o seu patrimônio.

5. Crie uma reserva de emergência

Também conhecida como reserva de liquidez, trata-se daquele dinheiro economizado para situações de imprevistos que comprometam sua renda, como a perda do emprego ou problema de saúde.

Esse é um passo muito importante na sua jornada rumo à educação financeira, e certamente deve ser uma de suas maiores prioridades, uma vez que essa reserva pode literalmente te salvar das dívidas.

Quer saber como fazer uma reserva de emergência? Confira o vídeo abaixo, no qual a Clara Sodré, professora da Xpeed e especialista em investimentos, explica tudo direitinho:

6. Invista!

O mundo dos investimentos assusta muita gente, mas não se preocupe, pois é muito mais simples do que você imagina. Inclusive, uma das grandes tarefas da educação financeira é justamente quebrar com esse paradigma de que para investir é preciso ter muito dinheiro. Isso não é verdade!

Dedique parte do seu tempo para estudar sobre o assunto. Aqui mesmo, no Blog da Xpeed, você encontrará diversos posts desmistificando o assunto e mostrando que é possível começar a qualquer momento e fazer o seu dinheiro render de verdade.

Para isso, é importante procurar por aplicações compatíveis com seus objetivos e seu perfil de risco. Comece com calma, um passo de cada vez, e logo se sentirá mais seguro para desbravar este universo.

Alcance a educação financeira e otimize suas finanças pessoais

A educação financeira pode ser entendida como a diferença entre trabalhar apenas para pagar as contas e trabalhar para construir patrimônio e melhorar a qualidade de vida.

Ela permite que você vivencie o presente e, ao mesmo tempo, planeje seu futuro, com metas viáveis, capazes de te proporcionar uma vida plena e confortável.

Nunca é tarde para aprender, mas quanto antes você começar, melhor. Então, aproveite essa oportunidade para conhecer o nosso combo de cursos Cursos de Educação Financeira e aprimore o gerenciamento de suas finanças pessoais. Clique no banner abaixo e se inscreva agora mesmo!

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img