Como eliminar erros financeiros e melhorar a gestão financeira pessoal?

Lidar com dinheiro nem sempre é uma tarefa fácil. Como resultado, vez ou outra cometemos erros financeiros, que podem comprometer nosso orçamento e, na pior das hipóteses, nos colocar em dívidas.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em março de 2022, o número de famílias endividadas atingiu a marca de 77,5%. Um recorde, desde quando a pesquisa teve seu início, em 2010.

Um dos grandes motivos que levam a esta situação é a falta de educação financeira, assunto de extrema importância, que já abordamos neste post: Qual a relação entre educação financeira e finanças pessoais?

O fato é que, para evitar os erros na gestão financeira, você primeiramente precisa conhecê-los, concorda? 

Foi justamente pensando nisso que preparamos este post, com o objetivo de mostrar quais são os erros mais comuns na gestão financeira. Assim, você será capaz de perceber onde está errando e terá a oportunidade de rever suas ações. Combinado?

Por que é importante saber quais são os principais erros na gestão financeira pessoal?

É provável que muitos de nós já saibamos que o princípio básico da educação financeira é saber que não se deve gastar mais do que se ganha, certo?

Porém, saber disso pode não ser o suficiente para evitar os erros financeiros.

Até porque, colocar essa orientação em prática pode não ser tão simples para algumas pessoas.

Com exceção de alguns que, por uma emergência ou imprevisto, comprometem seu orçamento, a maior parte da população exagera nos gastos por motivos fúteis.

Como resultado, este cenário de erros comuns na gestão das finanças compromete o equilíbrio financeiro, podendo atrasar suas metas e, consequentemente, te afastar da concretização de seus sonhos. Você não quer que isso aconteça, não é mesmo?

Então, vamos dar um jeito nisso!

A seguir, apresentamos os erros financeiros que as pessoas mais cometem. É importante que você preste atenção e tente identificar onde está errando, a fim de poder consertar para recuperar o controle da sua vida financeira!

5 erros mais comuns na gestão financeira pessoal

Separamos os principais deslizes que as pessoas cometem em relação ao gerenciamento das finanças pessoais. Confira:

1. Desconhecer a própria situação financeira

Seja por distração, desleixo, indiferença ou medo, muita gente não coloca suas contas na ponta do lápis. Com isso, a probabilidade de perder o controle de suas despesas aumenta drasticamente.

Outras vezes, o que acontece é um uso superficial da planilha financeira, apenas para registrar parte dos gastos, enquanto o resto fica por conta da famosa “contabilidade mental”. Aí, já viu… Dificilmente as contas batem no fim do mês.

< Precisa de ajuda neste quesito? Confira este post: Como organizar minha vida financeira? 7 dicas para controlar suas finanças />

2. Falta de planejamento

Este equívoco está diretamente relacionado ao primeiro. Afinal, quem desconhece sua própria situação financeira, provavelmente não tem um grande planejamento, concorda?

Pessoas que cometem esse erro financeiro, geralmente são aquelas que compram por impulso, sem nem refletir se precisam daquilo ou se realmente vão usar.

Uma das raízes desse problema está no fato de que, para muitos, dinheiro é um tabu. Por isso, não se toca neste assunto em casa, com os familiares. Logo, jamais se define um planejamento financeiro, quanto mais colocá-lo em prática.

< Quer reverter este quadro? Então, leia este post: Como construir um plano financeiro e manter as finanças em dia? />

3. Imediatismo

O terceiro erro financeiro da lista está associado a uma necessidade imaginária que muitos têm: a de querer tudo para ontem.

A velocidade da tecnologia em todos os setores da vida vem nos deixando cada vez mais imediatistas, e isso é muito perigoso. Afinal, toda essa pressa e urgência tende a gerar estresse e ansiedade, abalando nosso emocional.

Esse desejo por resultados imediatos nos cega e atrapalha nossa tomada de decisão. Acontece com você também?

A consequência disso tudo, na maioria das vezes, são novamente as compras por impulso. Aí, quando chega a fatura do cartão, o arrependimento bate forte, não é mesmo?

Aliás, você sabe qual é a diferença entre desejo e necessidade? Confira o vídeo abaixo, no qual o Thiago Godoy explica como conciliar esses dois elementos com suas finanças pessoais:

4. Baixo nível de autoconhecimento 

Estar por dentro dos principais conceitos relacionados ao mercado financeiro não nos impede de cometer erros de gestão financeira.

É claro que isso também é importante, porém, sem um bom nível de autoconhecimento, você dificilmente conseguirá tirar o máximo proveito disso.

Temos de nos lembrar de que somos humanos, logo, somos movidos por nossas emoções. Isso significa que elas influenciam diretamente em nosso processo de tomada de decisão.

Ou seja, quando não conhecemos a nós mesmos e não compreendemos nossa relação com o dinheiro, acabamos sendo vítimas de nossas próprias emoções.

É por isso que o processo de autoconhecimento é tão importante, pois permite que você entenda seu próprio funcionamento e assuma o controle de suas emoções, evitando as perigosas decisões emocionais, que podem te colocar em enrascadas.

5. Falta de educação financeira

O termo educação financeira se refere a um conjunto de conhecimentos relacionados ao mercado e às finanças pessoais. Tais como:

  • princípios básicos da economia;
  • ferramentas financeiras;
  • comportamento do mercado;
  • tipos de investimentos;
  • funcionamento dos juros, dentre outros.

Assim, quanto mais conhecimento uma pessoa tem nesta área, melhor ela tende a administrar o próprio dinheiro. Em contrapartida, quando não tem essa base, é comum que tenha dificuldades e cometa erros financeiros sucessivos.

Colocar em prática o aprendizado financeiro — mesmo que apenas os fundamentos básicos — exige trabalhar com:

  • emoções;
  • crenças pessoais;
  • hábitos consolidados;
  • limitações.

Portanto, tenha em mente que dedicar atenção às finanças pessoais requer equilíbrio emocional e educação financeira.

< Quer se aprofundar no assunto? Então, confira este post: Como começar a estudar educação financeira?Qual a importância? + 3 dicas />

Como evitar erros financeiros pessoais?

Saber como evitar erros financeiros pessoais é essencial para uma vida mais equilibrada. Como vimos, eles são muito comuns, mas isso não é motivo para você continuar errando, não é mesmo?

O primeiro passo é identificá-los. Só assim você será capaz de corrigir suas falhas e virar o jogo. Portanto, agora que você já sabe quais são os erros mais comuns na gestão financeira, já pode começar o seu caminho rumo à volta por cima. Que tal?

E, a gente pode te ajudar com isso!

Por meio do curso O Poder do Autoconhecimento Financeiro, você será capaz de conhecer a si mesmo, refletir sobre suas finanças e entender melhor a sua relação com o dinheiro, elementos essenciais no seu caminho para a prosperidade.

Conheça também o XPE Multi+, a plataforma de assinatura da XP Educação. Tenha acesso a dezenas de cursos nas áreas de finanças e tecnologia. Aproveite essa oportunidade e aprimore ainda mais seus conhecimentos.

E, se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos e familiares. Assim, todos terão a oportunidade de identificar e corrigir seus próprios erros financeiros. 

Continue Aprendendo

spot_img