Estratégias de day trade: conheça as 4 mais importantes do mercado

É de praxe que os traders que se destacam no mercado dão devida importância para as estratégias de Day Trade, pois elas consistem em tudo que deve ser analisado, definido e planejado antes de iniciar as operações.

Afinal, a estratégia de qualquer planejamento financeiro deve ser estruturada com antecedência, até porque qualquer falha durante uma operação pode levar a infinitos erros que prejudicam os rendimentos do investidor. 

Por isso, a partir de boas estratégias para day trade é possível não somente proteger o patrimônio, como aumentá-lo consideravelmente.

Que tal descobrir as principais estratégias em day trade, considerando o seu perfil de investidor e experiência? Vamos ver tudo isso a seguir. 

Acompanhe a gente!

Quais são as principais estratégias para day trade?

Qual será a melhor estratégia para day trade? Para descobrir a que mais se enquadra às suas necessidades, avalie suas características, pontos fortes e fracos, relação risco-retorno e o nível de complexidade.

Scalping

O scalping trading é uma estratégia que visa lucros com movimentos curtos que acontece no dia da negociação. São três técnicas utilizadas para encontrar as melhores oportunidades de compra e venda. São elas:

Uma das vantagens do scalping trading é que os traders não analisam somente os gráficos, como também o fluxo de compra e venda, o que ajuda a minimizar o máximo de riscos. 

Outro ponto é que a estratégia de scalping é utilizada em minicontratos, ações e opções, ou seja, operações rápidas e precisas. Por exemplo, é possível fazer 10 ou mais operações em um curto espaço de tempo e, assim, bater metas diárias sem precisar acompanhar o pregão durante todo o período. 

Reverse

A operação em reverse trading funciona conforme o oposto da tendência do mercado. Ou seja, o investidor negocia na reversão do que se espera do mercado financeiro para conseguir rentabilidade.

Na prática, supomos que você decida negociar o valor de um ativo em queda esperando que ele tenha uma alta rentabilidade no futuro. Caso a sua teoria se concretize, você conquistará as ações e lucrará com o movimento do mercado.

Em contrapartida, é possível que, ao negociar seus recursos em uma tendência de queda, o mercado reaja negativamente sem a reversão do quadro, ou seja, você não lucrará com a compra ou venda de ativos e ainda poderá perder o valor investido.

Reverse é uma das estratégias de day trade que mais necessitam de conhecimento prático, equilíbrio emocional e análise apurada.

>>> Quer uma experiência inigualável sobre day trade? Comece hoje mesmo o curso Tudo que aprendi em 12 anos de Day Trade, onde o analista André Moraes mostra suas experiências como trader e ensina técnicas para todos os tipos de operaçõesde day trade. 

Campanha de um curso online sobre "Tudo que aprendi em 12 anos de day trade" da Xpeed School.

Momentum

Momentum é um tipo de estratégia que avalia a força dos movimentos do preço de um ativo para decidir o melhor momento para compra e venda. Se houver força por trás da ação do preço, a operação continuará nessa linha durante algum tempo. 

Imaginamos que o preço de um ativo suba, o que irá gerar mais interesse dos compradores e, consequentemente, maior aumento de preço. Esse movimento seguirá até os vendedores entrarem na operação e superarem os compradores, fazendo então que o preço do ativo caia e o momentum mude de direção. 

Esse é um tipo de estratégia de day trade que exige precisão para que o investidor busque a melhor hora de abrir uma ordem de compra ou de venda.

Como todo o processo decorre conforme as oscilações do mercado é vital contar com o bom desempenho do investidor.

White Flag

A White Flag trabalha com o limite de riscos, isso porque, para atingir a meta do dia, o trader deve interromper ou continuar a operação para, assim, evitar perdas ou ganhar o valor calculado.

Essa estratégia é considerada única e personalizada, tendo como base o tempo de ação, o dinheiro investido, as metas diárias e os objetivos pessoais.

>>> Aprenda mais: O que é trading e quem é o trader?

Então, qual é a melhor estratégia para day trade?

As quatro opções que mostramos têm suas características individuais, podendo levar ao sucesso o investidor que saiba  utilizá-las corretamente. Por isso, supomos que a melhor estratégia de Day Trade seja aquela que o investidor domine plenamente.

Conhecer as próprias capacidades são o princípio de um bom trader, pois ao entender o próprio processo de negociação, as chances de ter conquistas rápidas e maior controle do volume de perdas se potencializam.

Aprenda desde já um jeito simples para investir em ações:

3 dicas para alavancar suas estratégias para day trade

1. Siga uma rotina

O trader não deve ser só paciente e disciplinado, ele deve estar atento às notícias diárias, conhecer as empresas e acompanhar os gráficos de índices internacionais. Por isso, manter uma rotina operacional facilita no planejamento de todas as tarefas.

2. Observe o dia anterior

É importante analisar o mercado não somente no dia da operação, como também nos dias anteriores. Essa avaliação ajuda a criar um parâmetro sobre a periodicidade do sobe e desce dos ativos, horários, empresas que crescem etc.

3. Simule as negociações

Se no tópico anterior recomendamos observar os dias anteriores à operação, aqui é indicado criar uma simulação para visualizar as movimentações do mercado, prevendo o comportamento de um ativo ao longo do dia.

Não se acanhe, pois existem ferramentas específicas que os operadores da bolsa usam para realizar as simulações.

Como aprimorar as estratégias de day trade?

Que tal colocar aperfeiçoar o conhecimento de day trade? Além dessas dicas de estratégias que sugerimos o curso Escola de Trading, da Xpeed, para você receber outros ensinamentos.

No material você saber como analisar cenários, automatizar operações e entender as oscilações do mercado. Coloque em prática agora mesmo!

Também, indicamos o ebook Guia de Boas Práticas para Day Trade, material especial para acompanhar os novos traders do mercado com técnicas seguras para operar sem medo. Faça o download agora mesmo:

 

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia de Boas Práticas para Day Trade" da Xpeed School.

E agora que você já tem uma base sobre estratégias para day trade, não guarde esse conteúdo somente para você. Compartilhe este texto em suas redes sociais e ajude seus amigos a investir de maneira assertiva!

Continue Aprendendo

spot_img