Finanças para mulheres: dicas essenciais para incrementar as economias 

Quando se trata de dinheiro, as mulheres são mais perspicazes em relação aos homens. Além de lidar com multitarefas em casa, na educação dos filhos, elas precisam controlar o orçamento para encaixar todos os gastos. Pensando nisso, o mercado literário, como o audiovisual, investem em materiais de finanças para mulheres. 

Tratando-se do empenho feminino, elas se destacam no mercado de trabalho. De acordo com os dados do Global Entrepreneurship Monitor, o Brasil possui uma média de 30 milhões de mulheres empreendedoras.

Para complementar essa informação, a Rede Mulher Empreendedora sinaliza que esse número é equivalente a quase metade do mercado empreendedor (48,7%), e somente em 2020 houve um aumento significativo de 40%.

Todos esses aspectos mostram a importância feminina em adquirir estabilidade financeira e buscar um espaço no ramo profissional. 

Diante disso, elaboramos um post com dicas valiosas de finanças para mulheres, abordando aspectos relevantes para a conquista da liberdade econômica.

4 dicas de finanças para mulheres

1. Fuja do consumismo

Existe uma crença de que as mulheres são consumistas. De fato, elas são. De acordo com a pesquisa do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 47% das mulheres entrevistadas já realizaram compras por impulso em momentos de tristeza, angústia ou ansiedade. Já entre os homens, este percentual cai para 37% dos casos. 

Nesse sentido, nossa primeira dica de finanças para mulheres é diminuir os gastos desnecessários. Entre a vontade de comprar algo e a compra em si, aguarde o intervalo de uma noite de sono para avaliar as consequências antes de realizar o ato.

2. Evite compras por empolgação

As compras podem ser um momento de entusiasmo, o que pode dificultar o controle dos gastos.

Evidentemente, não é saudável viver em privações, mas sim, moderar os gastos para se sentir bem. Por isso, uma boa forma de controlar os gastos é elaborar listas de compras.

Antes de ir ao mercado, ao shopping ou à farmácia, tenha em mente as razões pelas quais pretende comprar determinados produtos. E, para isso, anotar os itens essenciais ajuda a diminuir o tempo nos estabelecimentos.

3. Opte por cartão com milhas

As milhas são um passaporte para a redução de gastos. Essa é uma das mais rentáveis dicas de finanças para mulheres, já que para as adeptas do cartão de crédito, ao realizar compras nessa modalidade, é possível acumular milhas para viagens ou outros serviços.

Antes de colocar essa ideia em prática, confirme a disponibilidade com a administradora do cartão de crédito, já que cada banco, bandeira ou categoria tem regras diferenciadas.

Depois, cadastre seu cartão no programa e acumule pontos, pois cada compra realizada é transformada em milhas, o que facilita para fazer a viagem dos sonhos.

4. Invista seu dinheiro

Todos os seus objetivos podem ser alcançados se você planejá-los corretamente pensando em fortalecer seus ganhos.

A primeira dica é criar uma reserva de emergência. Assim, você terá parte do seu dinheiro guardado para solucionar algum problema ou para obter o que tanto deseja, o que certamente aumentará sua motivação para buscar novos resultados.

Em segundo lugar, fuja da poupança, pois a rentabilidade é baixa comparada a outros investimentos. Tesouro Direto, Fundos Imobiliários, ações, títulos públicos, por exemplo, têm mais chances de elevar seu patrimônio e suas finanças. 

Neste caso, recomendamos entrar em contato com uma corretora especializada no assunto, como a XP Investimentos.

4 conteúdos produtivos de finanças para mulheres

Diversos materiais podem reverter o quadro da economia feminina para melhor. Pensando assim, listamos algumas dicas de livros e vídeos de finanças para mulheres. Acompanhe!

1. Virada financeira

Sucesso pelos livros Bolsa Blindada 1 e 2, Patrícia Lages lança Virada Financeira, material que ensina como as mulheres podem gerenciar seu próprio dinheiro de modo que evitem contrair dívidas.

A autora também promove um desafio para que o leitor possa mudar seus hábitos em um prazo de aproximadamente seis meses. E instiga o equilíbrio financeiro por meio de 25 tarefas que devem ser cumpridas ao longo de cada semana. Interessante, não é?

2. O Meu Guia de Finanças Pessoais

Em O Meu Guia de Finanças Pessoais, a autora Mara Luquet mostra como acumular recursos e conduzir os próprios investimentos de maneira eficiente.

A jornalista conta de forma didática suas experiências com mercado financeiro, administração de finanças e gestão de orçamento, ressaltando detalhes para transformar hábitos prejudiciais referentes ao dinheiro. Em suma, ela salienta como fugir da atração dos cartões de crédito.

3. O tripé de investimento para finanças

No vídeo do youtube da Xpeed School a especialista em investimentos, Clara Sodré, explica o que pode fazer diferença na hora de escolher as melhores aplicações alinhadas aos objetivos. 

Ela também comenta rapidamente sobre a importância da liquidez e de como buscar maior rentabilidade. Confira abaixo:

4. Como não gastar dinheiro à toa

Neste vídeo, o Head de Educação Financeira da Xpeed School, Thiago Godoy, apresenta a Trilha da Consciência do Consumidor, um método que orienta as pessoas a não gastar dinheiro sem necessidade.

No conteúdo que você verá abaixo, o autor seleciona uma bateria de perguntas que irão ajudá-lo a decidir se vale a pena adquirir ou não o produto, ou o serviço que você deseja.

https://www.youtube.com/watch?v=TKOkpEHyxZk

Como aprimorar o conhecimento sobre finanças para mulheres?

Para aprofundar o conhecimento sobre finanças para o público feminino, a dica é fazer o curso Combo: Educação Financeira. São três cursos incríveis que farão você despertar para um hábito mais consciente. Aproveite agora!

BANNER COMBO EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

E, para complementar, nos nosso canais digitais têm muitos materiais ricos. No Youtube , por exemplo, tem vídeos sobre como lidar bem com o dinheiro, e no blog artigos sobre os diversos tipos de investimentos para todos os perfis de investidor.

Não perca essa chance!

 

 

 

 

 

 

Continue Aprendendo

spot_img