Gestão de riscos financeiros: saiba como fazer e sua importância

Entenda o que é a gestão de riscos financeiros, sua importância, os tipos existentes e dicas de como fazer na sua rotina.

Para ser bem sucedido profissionalmente, principalmente se você pretende seguir alguma carreira empreendedora, é importante sempre ter em alerta o faturamento e toda a gestão de riscos financeiros.

Lembre-se que problemas podem acontecer a todo momento. Aqueles que conseguem reverter as situações, são os que estão planejados e preparados com todas as consequências.

Investir em uma gestão de riscos financeiros é um primeiro passo para um melhor gerenciamento e produtividade como um todo. Mas o que quer dizer esse método?

Ao longo deste artigo vamos explicar o que é a gestão de riscos financeiros, sua importância para as empresas, os tipos existentes e como fazer uma boa gestão. Confira!

O que é gestão de riscos financeiros?

Fazer uma gestão de riscos financeiros é identificar, mapear e criar estratégias que diminuam os riscos financeiros que envolvem a operação de um investimento ou uma empresa.

Sabemos que é impossível eliminar riscos em um processo, mas com essa metodologia você consegue expor os mais prováveis e definir precauções, pensando na sustentabilidade e do que está sendo colocado em jogo.

Portanto, a gestão de riscos está ligada à administração da empresa, com o objetivo de:

  • identificar quais as ameaças dispostas;
  • quais ameaças se pode evitar;
  • que tipo de estratégias utilizar para solucionar.

Afinal, somente o que diz respeito ao controle interno não basta para o sucesso e andamento de um projeto ou negócio, pois existem também eventos externos que impactam negativamente os resultados.

Por que a gestão de riscos financeiros é importante para uma empresa?

Dois fatores são o destaque: a prevenção e a capacidade reativa. Quando tudo está mapeado e sendo monitorado dia a dia, é muito mais fácil de prever e solucionar os problemas.

Assim, podemos ver que, independente do tamanho da empresa ou setor, entender como se preparar contra imprevistos é essencial para se manter em atividade em um cenário de crise.

Além disso, aquelas que buscam metas de crescimento, precisam de uma gestão de riscos financeiros de alto nível para garantir a segurança e o retorno de todo investimento.

Agora falando mais de uma pessoa em si, a gestão de riscos financeiros é essencial para a sustentabilidade de um investidor no longo prazo.

Tipos de riscos na gestão financeira

Os riscos no seu faturamento podem surgir de diversas formas. No entanto, existem algumas fontes de ameaças mais comuns que podem ser evitadas com uma gestão de riscos financeira bem estruturada.

Conheça agora os principais tipos existentes para evitar no seu dia a dia.

Risco de Mercado

O primeiro deles é o risco de mercado que está relacionado às oscilações de preços, cotações, taxas e juros do mercado financeiro. Como assim? São eventos que afetam o investimento de uma empresa, reduzindo valores e credibilidade da mesma na sociedade.

Por isso, além de estruturar a gestão de riscos financeiros, o gestor deve estar atento ao planejamento.

Risco de Liquidez

Esse modelo ocorre quando títulos e ativos não podem ser convertidos em dinheiro, ou problemas de gestão resultam em incapacidade de realizar pagamentos de suas contas.

A partir disso, além de ser considerada inadimplente, sua reputação fica prejudicada no mercado. Logo, esse risco está relacionado à capacidade do gestor de planejar e organizar seus processos de trabalho, de tal forma que cumpra os compromissos com fornecedores e colaboradores. Ou seja, não deixa de quitar suas dívidas.

Diante disso, o gestor deverá lidar com questões de endividamento, pagamento de juros, multas e outros problemas trabalhistas.

Risco de Crédito

Ele ocorre quando uma das partes envolvidas no processo de crédito não consegue cumprir os pagamentos e/ou obrigações com a outra parte, ocasionando uma inadimplência.

Quando ocorre esse ato, o nome fica ‘sujo’ e o envolvido não consegue realizar pagamentos e prejudica a possibilidade de criar novos negócios. O risco de crédito acontece quando uma das partes envolvidas não consegue honrar com os pagamentos ou obrigações com a outra, resultando em uma situação de inadimplência.

Portanto, o risco de crédito analisa a probabilidade da empresa não receber valores que lhes são devidos.

Risco de Taxa de juros

Aqui é quando há mudanças repentinas nas taxas de juros, afetando diretamente o faturamento e outras perdas financeiras.

Assim, é um tipo de ameaça atrelada ao risco de mercado, sendo atrelado às oscilações bruscas e expressivas nos valores dos juros, que são diretamente afetadas pelos movimentos da economia. Portanto isso pode impactar principalmente as organizações que tenham aplicações e investimentos no mercado financeiro, com suas rendas variáveis ou não.

Risco Cambial

É caracterizado pelas variações inesperadas nas taxas de câmbio, impactando de forma ofensiva nos valores recebidos pelas operações das empresas, sejam elas de importação ou exportação.

Esse risco pode ser dividido em:

  • Exposição – que determina a medida do fluxo de caixa a ser atingida, mediante previsão;
  • Previsão – que analisa a possibilidade de variação da taxa no período de negociação;
  • Mercado e transação – que argumenta os riscos de cada mercado individualmente e a possibilidade sair do esperado;
  • Sistema – analisa as falhas ou fraquezas do sistema gerencial da exposição aos riscos na organização.

Risco Operacional

É sobre tudo que serve de ameaça para a operação diária de uma empresa. Isso equivale desde o risco causado a um aparelho e maquinaria até a falta de suprimentos ou um erro na mão-de-obra e falhas processuais.

Como fazer uma boa gestão de riscos financeiros?

Agora que você já sabe o conceito e a importância, é o momento de colocar em prática todo esse ensinamento.

Para lhe ajudar, confira algumas dicas para fazer uma boa gestão de riscos financeiros na sua empresa ou nos seus investimentos.

Mapeie qualquer risco que possa ocorrer

Saiba quais os riscos existentes, conforme no tópico anterior, e veja quais são mais possíveis de acontecer na sua empresa para se evitar que se tornem realidade.

Defina o quanto serão tolerados esses riscos

Agora é o momento de definir o grau de tolerância deles, ou seja, se são possíveis de eliminar por completo e quais os mecanismos para contorná-los ou reduzi-los.

Construa suas próprias estratégias para fazer a gestão dos riscos financeiros

Cada tipo de risco precisa de uma estratégia diferente. Portanto, pense no que tem a ver com os que você pode sofrer e planeje as melhores ações.

Acompanhe os resultados

Depois, é só implementar a estratégia e acompanhar os resultados, dentro de cada setor e cada classe de investimentos.

Chegou a sua hora de fazer!

Não importa o quão improvável é um cenário de crise ou ameaça ao faturamento, é essencial que você saiba como o mercado afeta seus números e como prevenir os principais riscos.

Conhecendo a importância de investir em uma gestão de riscos financeiros, agora é o momento de aplicar na sua empresa ou nos seus investimentos, impedindo que haja mais despesas que o normal na sua receita. Está pronto(a) para fazer?

Continue Aprendendo

spot_img