Holder: o que é e como descobrir se você é esse investidor

No mercado financeiro, existem diversas técnicas de investimento e, consequentemente, diversos tipos de investidor. Um deles é o holder, adepto da estratégia buy em hold.

Neste artigo, você vai conferir as características deste perfil e identificar se elas condizem com as suas. Acompanhe a leitura!

Holder: o que é e significado

Holder, em tradução literal, significa proprietário — aquele que possui, que segura.

No mundo dos investimentos, o termo refere-se ao investidor que compra as ações e as mantêm na carteira por um período considerável, pensando no longo prazo.

Dessa forma, é possível afirmar que o holder possui mentalidade de sócio e visa usufruir dos resultados futuros da empresa.

Diferença entre um trader e um holder

Enquanto o holder mantém a carteira por anos, mesmo diante de crises financeiras, o trader é o investidor que pretende obter ganhos financeiros no curto prazo.

E, para atingir esse objetivo, ele pode adotar diferentes estratégias, como swing trade (operações que duram um ou mais dias), scalper (operações que duram minutos) e day trade (operações que terminam no mesmo dia).

Independentemente da opção, o trader sempre trabalha com a especulação financeira (tipo de aposta baseada em estimativas sobre o movimento futuro do mercado de capitais).

Por esse motivo, ele aproveita a volatilidade do mercado de capitais ao máximo para escolher seus investimentos.

>>> No vídeo abaixo, a especialista em finanças e professora da Xpeed School, Clara Sodré, explica como a volatilidade pode ajudar nos seus investimentos. Assista e descubra!

Conheça o day trade e o buy and hold

Day trade, em tradução livre, significa transação do dia. No mundo dos investimentos, o termo refere-se às operações de compra e venda de ações em um único dia — ou no mesmo pregão. 

Basicamente, o day trade consiste em comprar e vender uma ou mais ações no mesmo dia, seja venda seguida da compra ou compra seguida da venda.

Confira um exemplo a seguir:

Às 10h32min de segunda-feira, você compra 655 ações. Após 6h ou seja, às 16h32min da mesma segunda —  você as vende, com prejuízo ou lucro. Essa operação é denominada day tarde.

>>> A escola da XP Inc. preparou um guia de boas práticas para o trader operar de maneira mais segura e consciente. Faça o download agora mesmo. É grátis!

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia de Boas Práticas para Day Trade" da Xpeed School.

Já buy and hold, em tradução livre, significa comprar em manter. Ao contrário do day trade e de outras operações de curto prazo, o objetivo é comprar e manter as ações visando a valorização no longo prazo.

Dessa forma, em vez de lucrar com as oscilações dos preços dos ativos, os ganhos do holder estão atrelados ao resultados dos negócios.

Se as organizações crescem, os lucros são maiores, os negócios se expandem e, consequentemente, os acionistas são beneficiados.

No entanto, isso não significa que as ações nunca serão vendidas. De modo geral, venda das ações costuma ser considerada em dois cenários:

  • quando a companhia em questão perde a qualidade;
  • e quando o plano de longo prazo é concluído.

Características que tornam você um investidor holder

Entre as principais características de investidor holder, podemos destacar:

  • ter paciência: para saber lidar com a oscilações do patrimônio;
  • ser bem informado: em relação à economia, às organizações e aos setores;
  • ter um perfil analítico: para obter informações sobre as empresas e saber utilizá-las a seu favor;
  • ser disciplinado: que mantenha as decisões, independentemente do cenário, e faça aportes regulares no longo prazo.

Isso porque uma pessoa ansiosa dificilmente conseguiria manter o equilíbrio ao ver seu patrimônio caindo pela metade, por exemplo, em um determinado período.

Logo, conhecer suas próprias características e compará-las às de investidores de determinadas estratégias é crucial para preservar sua saúde, física e mental.

5 dicas para ser um bom holder

Caso você se identifique com o buy and hold e queira adotar a estratégia, as principais dicas para ser um bom holder são:

1. Conheça a análise fundamentalista

A análise fundamentalista é o estudo de uma organização com base em suas perspectivas de mercado, situação financeira e até mesmo política.

Para isso, são avaliados indicadores, dados econômicos, resultados e balanços das companhias, além de outros métodos, com o objetivo de identificar boas oportunidades.

Ou seja, trata-se de uma ferramenta que possibilita a criação de diversos cenários de uma empresa listada na Bolsa para decidir se vale a pena investir.

Conhecer a análise fundamentalista é essencial para ser um bom holder, pois analisar todos os aspectos do negócio é fundamental para a compra de ações visando mantê-las no longo prazo.

2. Faça aportes mensais

Fazer aportes regulares, de preferência mensais, é uma das principais estratégias para obter sucesso ao investir em renda variável.

Isso porque você reduz os riscos a longo prazo já que, teoricamente, compra na alta e na baixa. Além disso, ainda aproveita todas as oportunidades.

3. Diversifique os ativos

Por mais que a natureza do buy and hold seja investir em negócios promissores, você não deve concentrar todo seu capital em apenas uma empresa.

Diversificar sua carteira de investimento aumenta a segurança, dilui os riscos das suas aplicações e gera mais rentabilidade.

>>> A Xpeed School preparou um curso completo sobre diversificação de investimentos. Clique no banner abaixo e garanta sua vaga!

Campanha de um combo de cursos online sobre "Diversificar Carteira de Investimentos" da Xpeed School.

4. Reinvista os dividendos

Reinvestir os dividendos é essencial em uma estratégia de buy and hold, pois aumenta os aportes mensais e, com o passar do tempo, os dividendos recebidos também serão maiores.

Assim, você cria um fluxo de reinvestimento capaz de acelerar o crescimento do seu patrimônio. 

Por isso, direcione aos seus investimentos uma porcentagem dos seus rendimentos mensais.

5. Buy and hold não é buy and forget

Embora no buy and hold não seja necessário se preocupar com as oscilações diárias ou mensais dos valores das ações, a estratégia não é deve ser confundida com buy and forget (comprar e esquecer, em tradução livre).

É fundamental atentar-se aos fatos relevantes das companhias escolhidas, bem como aos seus setores de atuação e à economia de forma geral.

6. Aloque os recursos em uma corretora de confiança

A corretora de valores intermedia a compra e a venda de ações e outros títulos financeiros, facilitando e tornando mais seguro o processo de investimento para investidores iniciantes e de nível avançando.

Por isso, é importante que você escolha uma corretora de confiança, como a XP Inc., para investir na sua estratégia buy and hold com tranquilidade.

Vale ressaltar que uma corretora precisa da autorização do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para atuar de forma legal.

Ações que todo holder deve conhecer e acompanhar

As ações que todo holder deve conhecer e acompanhar são de empresas de setores estáveis, já que a estratégia consiste em manter as ações em carteira durante anos.

Nesse sentido, podemos destacar quatro ações: Itaúsa (ITSA3 e ITSA4), BB Seguridade (BBSE3), Visa (Stock NYSE V) e WEB (WEGE3). Saiba mais sobre elas.

Itaúsa (ITSA3 e ITSA4)

A Itaúsa é holding de grandes companhias — como Itaú Unibanco, Duratex, Alpargatas e Nova Transportadora do Sudeste — e possui participação relevante em todas elas. Veja abaixo:

  • Itaú Unibanco: participação de 37,4%;
  • Duratex: participação de 36,6%;
  • Alpargatas: participação de 29,2%;
  • Nova Transportadora do Sudeste: participação de 7,7%.

Como a Itaúsa controla um banco e o setor bancário brasileiro é considero lucrativo e seguro, o holder deve conhecer e acompanhar essas ações.

BB Seguridade (BBSE3)

O BB Seguridade é uma holding do Banco do Brasil que participa de empresas do mercado de seguros.

  • BB Seguros: participação de 100%;
  • BB Corretora: participação de 100%;

A companhia atua principalmente nas linhas de capitalização, seguros, planos odontológicos e previdência.

O setor de seguros é um dos mais lucrativos da economia do Brasil, mas não é só isso: outra característica que torna a empresa interessante para o holder é sua diversidade de linhas de negócios.

WEG (WEGE3)

Por fim, a WEG é uma empresa de eficiência energética e motores elétricos, que produz e comercializa vários produtos. Além disso, oferece serviços de:

  • manutenção de geradores e motores;
  • automação;
  • repotenciação e reforma de transformadores.

Seu capital foi aberto em 1971 e, desde então, a companhia nunca apresentou prejuízo — fator que chama a atenção do holder, assim como a diversificação de setores atendidos e produtos.

Tem o perfil de holder e está interessado em aplicar a estratégia buy and hold nos seus investimentos? Então, o curso Análise Fundamentalista: Identifique os Futuros Vencedores da Bolsa da Xpeed School é ideal para você. Clique no banner abaixo e garanta sua vaga!

Campanha de um curso online sobre "Análise Fundamentalista: Identifique os Futuros Vencedores da Bolsa" da Xpeed School.

banner graduação da xp educação

Continue Aprendendo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui