9 principais indicadores financeiros para investimento: o que são + importância

Conhecer os principais indicadores financeiros para investimentos é fundamental para quem deseja ter sucesso em suas operações. 

Principalmente se pensamos em ter bons resultados no longo-prazo, não podemos deixar essa análise sobre a situação e o desempenho das companhias em que investimos de lado.

Afinal, é por meio dessa avaliação, que conseguiremos decidir as melhores empresas para se investir, entendendo as oscilações do mercado e conhecendo a relevância de outros indicadores econômicos.

Mas a verdade é que existem inúmeros índices financeiros para investimentos que podem ser analisados para trazer uma melhor visualização do cenário econômico das organizações. Quer saber mais sobre os principais deles? Continue a leitura!

O que são indicadores financeiros?

Se você está no universo do mercado financeiro há algum tempo e gosta de pesquisar e entender mais sobre o assunto, provavelmente já ouviu falar sobre essas referências. 

Afinal, eles são uma parte estratégica para o sucesso das operações. Isso porque os indicadores financeiros para investimentos são informações e métricas utilizadas para identificar o cenário financeiro de determinadas empresas.

Tudo isso para mostrar quão saudável um negócio é e, principalmente, quais são as suas probabilidades de retorno de lucro da aplicação. 

Qual a importância de usar indicadores financeiros para investimentos?

Como sempre falamos, fazer investimentos na bolsa de valores não é um jogo de sorte, mas sim de análise e estudo. Isso é ainda mais verdadeiro quando pensamos nos investimentos de riscos, mais comum entre os investidores que possuem o perfil arrojado.

Exatamente por meio dessas análises é possível identificar os investimentos mais seguros e que podem trazer melhores retornos, afinal, as decisões serão tomadas com base em dados.

Isso significa que ao avaliar os indicadores, seus investimentos estarão 100% seguros? Não, afinal, nenhuma aplicação na bolsa de valores é assim. Entretanto, podemos ter a certeza de que tomamos a melhor decisão baseada em métricas e informações relevantes ao mercado financeiro.

E é essa a importância dos principais indicadores financeiros para investimentos: o monitoramento da performance de empresas do mercado para decidir em qual empreendimento investir.

Além disso, quando falamos sobre indicadores, também não podemos deixar de avaliar os econômicos. Afinal, no mundo dos investimentos, tudo está conectado e uma questão pode afetar a outra. É o caso, por exemplo, dos indicadores macroeconômicos.

Você com certeza já ouviu falar sobre eles: inflação, PIB, taxa de juros e muitos outros. Isso porque, além de estudar as informações sobre os indicadores financeiros das empresas, também devemos nos atentar aos econômicos. 

Quer saber mais sobre os impactos deles nos seus investimentos? Confira este vídeo:

E se você quiser entender como começar a investir em ações, temos um e-book completo com os principais conceitos que você precisa saber para investir na bolsa de valores, servindo como um guia para consultar sempre que quiser realizar seus investimentos com propriedade. Baixe gratuitamente!

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Quais os principais indicadores financeiros para investimentos? 

Agora, é o momento de conhecer os principais indicadores financeiros para investimentos. Basicamente, podemos separá-los em três grupos:

  • indicadores de rentabilidade;
  • indicadores de endividamento;
  • indicadores de liquidez.

Vamos falar um pouco mais sobre cada um deles e as particularidades dos indicadores.

Indicadores de rentabilidade

Os indicadores de rentabilidade analisam o desempenho de um empreendimento pelo lucro obtido. Essa avaliação pode ser feita tanto para um período específico quanto sobre todo o histórico da empresa.

1. ROI

O termo ROI significa Return Over Investment é traduzido para o português como retorno sobre investimento. Esse índice aponta para os lucros e perdas de um investimento específico.

Ou seja, quanto dinheiro a companhia está obtendo para cada investimento realizado. O cálculo é dado pela seguinte equação:

ROI = Ganho – Investimentos/Investimento aportado x 100

2. ROE

Já a sigla ROE (Return on Equity) ou retorno sobre patrimônio líquido é considerado um dos principais indicadores financeiros para análise fundamentalista. Basicamente, por meio dele é possível observar se uma empresa é rentável ou não.

Quanto mais alto for o ROE, melhor é a sua rentabilidade. Entretanto, para uma melhor análise, o índice não deve ser comparado com companhias de outros segmentos. É possível descobrir o ROE por meio da fórmula:

ROE = Lucro Líquido ÷ Patrimônio Líquido x 100

3. Margem líquida

Essa é a relação entre resultado líquido e receita de venda de bens e serviços. A queda da margem líquida indica que a empresa ficou menos eficiente para gerar resultado aos acionistas.

Ou seja, esse indicador representa a porcentagem de lucro líquido obtido pela empresa em relação à receita total, conforme equação abaixo:

Margem Líquida = Lucro Líquido / Receita total x 100

4. Margem bruta

Já esse indicador é o resultado bruto dividido pela receita de venda de bens e serviços, indicando a porcentagem de ganho em cada venda realizada. É possível calculá-la por meio da fórmula:

Margem Bruta = Lucro bruto / Receita total x 100

5. EBITDA

Em inglês, a sigla significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, ou seja, os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

Basicamente, indica a capacidade de uma organização gerar recursos mediante suas próprias atividades operacionais. O cálculo da margem EBITDA é dado pela equação:

Margem EBITDA = EBITDA / Receita total x 100

Indicadores de endividamento

Já esse tipo de indicador financeiro para investimento é utilizado para medir o nível de endividamento de uma empresa. Essa é uma das principais maneiras de ter uma compreensão real da situação financeira da organização.

6. Participação de capital de terceiros

Esse índice ajuda a visualizar a dependência que uma empresa tem de recursos externos para realizar a manutenção de suas atividades. 

O ideal é que o resultado seja inferior a 0,6 e, quanto mais próximo de 1, maior é a dependência externa, o que pode indicar problemas de solvência (capacidade de pagar as contas no prazo).

O cálculo é feito pela soma do passivo circulante com o exigível em longo prazo. Então, é dividido o resultado pelo ativo total da companhia.

Indicadores de liquidez

Por fim, os indicadores de liquidez auxiliam a observar a capacidade que as companhias têm de cumprir com suas obrigações dentro do seu orçamento disponível no curto prazo.

7. Liquidez corrente

Esse indicador é obtido pela divisão do ativo circulante pelo passivo circulante. Esse índice mostra quanto a empresa tem de bens e direitos a receber para cada R$ 1 de obrigações a cumprir.

Se o resultado for superior a 1, normalmente mostra que a empresa possui os recursos necessários para cumprir com seus compromissos. O seu cálculo pode ser feito pela fórmula:

Índice de Liquidez Corrente (ILC) = Ativo Circulante / Passivo Circulante

8. Liquidez seca

A diferença da liquidez em relação ao índice de liquidez corrente se dá pela consideração do estoque, que não é avaliado no cálculo do ILC. 

Assim como na fórmula anterior, se o resultado for superior a 1, indica que o capital e as obrigações são correspondentes. Pode ser calculada pela equação:

Liquidez Seca = (ativo circulante – estoque) / passivo circulante

9. Liquidez imediata

Por fim, neste último indicador financeiro para investimento, é possível calcular a capacidade que uma empresa tem de realizar os pagamentos imediatamente. Ou seja, avalia como a companhia consegue lidar com emergências financeiras. O seu cálculo é:

Índice de Liquidez Imediata = Disponibilidades / Passivo Circulante

Como analisar um indicador financeiro?

Entender como calcular os principais indicadores financeiros para investimentos pode parecer uma tarefa complexa. Entretanto, como em qualquer novo aprendizado, quanto mais você vai estudando sobre o assunto e se acostumando às informações, mais fácil é fazer essa análise.

Quando estamos pensando em qual empresa investir, avaliar essas questões microeconômicas é fundamental para o sucesso das aplicações, escolhendo bons ativos financeiros.

Por isso, um curso sobre análise fundamentalista pode fazer toda a diferença no momento de definir os melhores investimentos para sua carteira.

Neste curso, você irá aprender:

  • Diferença entre análise fundamentalista e análise técnica;
  • Informações utilizadas na análise fundamentalista;
  • Demonstrações financeiras das empresas;
  • Stock Picking: como escolher ações alinhadas com seus objetivos;
  • Monitorar resultados.

E muito mais! Aproveite a oportunidade para aprofundar ainda mais seus conhecimentos na área.

Campanha de um curso online sobre "Análise Fundamentalista: Identifique os Futuros Vencedores da Bolsa" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img