Indicadores fundamentalistas? Conheça os 5 mais requisitados 

O objetivo de todo investidor é conquistar o máximo de lucro em sua carteira, o que nem sempre é fácil dependendo do tipo de aplicação. É por isso que os indicadores fundamentalistas facilitam a vida dos negociantes, pois esses recursos possibilitam análises completas de diversas empresas.

Em suma, os indicadores fundamentalistas são essenciais para aspectos macro e microeconômicos, proporcionando ao analista uma conclusão apurada sobre a companhia e os rendimentos que ela pode oferecer antes mesmo de investir.

A propósito, quais são os indicadores fundamentalistas mais importantes do mercado? Quais são suas vantagens? Eles servem para qualquer tipo de empresa? Não se preocupe, pois mostraremos cada um para você não se perder na hora de fechar um bom negócio.

O que é análise fundamentalista?

Análise fundamentalista é uma ferramenta que permite ao investidor fazer um retrato assertivo sobre a empresa listada na bolsa de valores para decidir se vale a pena negociar suas ações.

Diante da análise, o investidor observa o cenário econômico, a saúde financeira da companhia, seu histórico e a possibilidade de gerar lucros a longo prazo, muito comum para quem busca investimentos de  renda variável

Em resumo, o grande objetivo dessa análise é ganhar a partir da diferença de preço de compra e venda de ações.

Para que esse método funcione, os investidores utilizam indicadores fundamentalistas para identificar as companhias com maior grau de crescimento.

Nesse aspecto, é muito comum o uso da estratégia Buy and Hold (vender e segurar), do empresário americano Warren Buffett, que consiste na compra de ações subvalorizadas advindas de um período de crise, e que são vendidas a longo prazo quando o ativo estiver valorizado no mercado.

Embora não seja um indicador, a estratégia se tornou um recurso importante para quem espera lucros com mais espaço de tempo.

A seguir, acompanhe cinco indicadores para análise fundamentalistas e aprenda como usá-los.

Quais são os principais indicadores fundamentalistas?

Preço/lucro

O Preço por Lucro, também conhecido por P/L ou Preço sobre o Resultado (PSR), é um indicador que avalia a relação entre a cotação de uma ação em determinado período pelo lucro líquido por papel que a respectiva companhia gerou no último ano.

O índice P/L também mostra o tempo em que o investidor teria para obter o capital indicado novamente após receber os lucros com o ativo.

Ou seja, o cálculo P/L é o meio da divisão do preço da ação pelo lucro de determinado período.

Preço/Valor Patrimonial por Ação

O índice de Preço/Valor Patrimonial por Ação (P/VPA) é uma métrica que liga o valor da empresa e quanto os investidores estão dispostos a pagar por ela.

Nesse sentido, o preço é a cotação da ação, já o VPA é a divisão do patrimônio líquido da companhia nos doze últimos doze meses pelo número de ações que compõem o capital social do negócio.

ROE (Return on Equity)

O ROE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido) é o indicador que apresenta o retorno sobre o investimento realizado pelos acionistas e calculado pela divisão do lucro líquido da companhia e o patrimônio líquido.

Semelhante ao P/L, o ROE considera os valores acumulados ao longo de doze meses. Vale frisar também que empresas com ROE alto aparentam mais eficiência e têm melhor performance na bolsa de valores.

EV/Ebitda

O EV/EBitda divide o valor da empresa e suas dívidas pelo lucro operacional, recurso que faz o investidor analisar o quanto uma empresa custa frente ao que produz. A métrica é tão importante que ela mostra o valor da companhia, o que ela deve pagar e o quanto ela tem quitado suas dívidas.

Fluxo de caixa líquido

O fluxo de caixa líquido está relacionado à saúde financeira da organização, pois ele aparece geralmente quando são feitos financiamentos de parte das vendas ou pagamento a prazo. Isto é, a métrica serve para informar quanto dinheiro a empresa tem em determinado momento.

Logo, quando a empresa não tem um fluxo considerável, ela tende a buscar empréstimos bancários, por exemplo.

>>> Aprenda mais: 5 motivos para investir em ações

Por que não avaliar os indicadores fundamentalistas individualmente?

Podemos perceber que os indicadores para análise fundamentalista analisam diversos aspectos de uma empresa, desde as despesas, lucros, dívidas, patrimônio líquido, entre outros.

Nesse contexto, os dados das empresas são divulgados a cada trimestre nos balanços, o que permite que o investidor tenha uma embasamento para tomar suas próprias decisões.

Mas isso não significa que cada indicador deve ser visto isoladamente. Pois a situação de cada empresa pode ter reações diferentes. Digamos que uma companhia com pouco tempo de carreira apresente uma situação financeira maior em comparação a companhias com mais tempo de mercado.

É por isso que o investidor precisa ter um olhar apurado para o cenário econômico, e usar mais de um indicador pode auxiliá-lo a entender aspectos importantes em uma instituição de sucesso e outra com menos recursos.

Saiba a melhor forma para começar a investir em ações agora mesmo:

Qual a importância dos indicadores fundamentalistas?

Basicamente, os indicadores fundamentalistas mostram detalhes de uma empresa antes de fazer um investimento em seus ativos. Imagine depositar seu dinheiro em algum lugar pouco consolidado, com má fama ou com potencial de declínio.

Esse tipo de situação acontece e, por isso, é fundamental conhecer como o mercado se comporta. Pensando em ajudá-lo a enriquecer seus conhecimentos sobre o mundo dos investimentos, indicamos o curso Análise Fundamentalista: Identifique os Futuros Ganhadores da Bolsa, de Marcos Piellusch.

No curso você terá a chance de maximizar a relação retorno-risco para, assim, otimizar sua carteira de investimentos. Além disso, será possível observar os riscos existentes de cada tipo de ativo e de empresa.

Gostou da ideia? Então comece agora mesmo.

Também convidamos você a acompanhar os conteúdos da Xpeed School, repletos de informações sobre investimentos, ativos, bolsa de valores, e muito mais curiosidades para deixá-lo ainda mais forte para investir o seu dinheiro.

Continue Aprendendo

spot_img