Você sabe o que é lean manufacturing? Apesar do termo parecer novo e soar estranho para alguns, essa é uma prática antiga e bastante praticada pela indústria. Basicamente, o lean manufacturing, conhecido também como produção enxuta, consiste em uma metodologia que tem dois objetivos: reduzir o desperdício na manufatura e aumentar a produtividade.
Se você está interessado e gostaria de entender melhor como funciona a metodologia utilizada por grandes empresas como a Toyota, pioneira no lean manufacturing, continue a leitura. Neste artigo vamos apresentar a metodologia e como ela funciona na prática dentro de um processo de produção da indústria.
O que é Lean Manufacturing?
O lean manufacturing é um sistema de produção que, a partir do gerenciamento organizacional, trabalha para garantir uma melhoria contínua dos produtos fabricados com o menor gasto possível.
Ao mesmo tempo que investe em melhorias para continuar entregando valor ao cliente, a lean manufacturing busca reduzir o tempo e os desperdícios da produção. Além disso, a metodologia também trabalha para maximizar a produtividade da fábrica, seguindo a mesma proposta das metodologias ágeis.
Objetivo da manufatura enxuta
O principal objetivo da manufatura é a diminuição de desperdícios na produção a partir da melhoria contínua. E, neste caso, são considerados desperdícios todos os fatores ou processos envolvidos na produção, mas que não agregam valor ao cliente.
Como e quando surgiu Lean Manufacturing?
A metodologia lean manufacturing surgiu no Japão, que estava totalmente destruído após a 2ª Guerra Mundial. Com a necessidade de muitos itens para reconstruir o país, tais como alimentos básicos, meios de transporte e materiais de construção, foi preciso desenvolver um método que atendesse a população de forma rápida e com baixo custo. Afinal, a economia também estava devastada no período pós-guerra.
Como uma das necessidades era os meios de transporte, o engenheiro industrial Taiichi Ohno, que na época trabalhava na Toyota, desenvolveu um método de produção onde não era necessário produzir em grande quantidade.
Tudo que era produzido pela Toyota era feito sob demanda, não necessitava de produção em larga escala nem de estoque de produtos. O que era feito seguia um fluxo de produção pensando nas demandas do mercado. Por conta disso, inicialmente o lean manufacturing era conhecido como Sistema Toyota de Produção.
Princípios do Lean Manufacturing
A metodologia japonesa consiste em 5 princípios básicos, dos quais listamos a seguir.
1. Valor
É considerado valor tudo aquilo que, a partir da visão do cliente, é importante no seu produto. Primeiramente, você precisa ter consciência que valor não é definido pela empresa e sim pelo cliente.
É o quanto o seu cliente está disposto a pagar por aquilo que você oferece e consegue agregar na vida dele, seja pelo design da embalagem, seja pela qualidade do produto. Por isso, saber identificar o valor do seu produto é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Na metodologia lean manufacturing, o princípio do valor ajuda a entender o que agrega ou não valor ao produto a partir do ponto de vista do cliente. Dessa forma, você consegue entregar o que ele realmente deseja.
2. Fluxo de valor
Feito o estudo sobre o valor da sua marca ou produto, o próximo momento é o de criação do fluxo de valor. Este princípio consiste na junção e análise de todas as etapas de fabricação do produto a fim de eliminar materiais e processos que foram analisados e não agregam tanto valor ao item final.
Assim, é possível entregar o material da forma que o cliente realmente deseja e ainda reduzir os custos de produção.
3. Fluxo Contínuo
O fluxo contínuo se refere a produção por etapas. Ou seja, até o produto final, ele passa por um processo composto por pequenas etapas, ordenadas e definidas para não haver tempo de atraso entre uma etapa e outra.
No instante que uma etapa se encerra, outra é automaticamente iniciada, até que haja a entrega do produto. Alinhada com a gestão de processo, o fluxo de produção é mais rápido, eficaz e mais barato para a fábrica.
4. Produção puxada
Ao contrário da produção empurrada onde os produtos são produzidos mesmo que não haja uma demanda concreta, na produção puxada, a produção só é iniciada quando há uma demanda por parte dos clientes. São as vontades do cliente que impulsionam ou não a fábrica a produzir.
Na metodologia lean manufacturing a produção puxada é uma forma de evitar o desperdício e o dinheiro parado enquanto espera pelas vendas.
5. Perfeição do trabalho
O princípio da perfeição preza pela qualidade do produto mesmo com as reduções de custo e tempo de fabricação. Afinal, o importante é continuar entregando valor ao cliente. Por isso, é importante estar sempre atento e buscando formas de melhorar o processo e o seu desempenho.
Conheça também a metodologia Rup e os seus principais objetivos e fases.
Benefícios de Lean Manufacturing para as empresas
São diversos os benefícios que essa metodologia pode trazer para as empresas. Listamos os principais deles a seguir.
Diminuição de desperdícios com a produção enxuta
Ao identificar os pontos que podem ser melhorados ou eliminados do processo de produção da empresa, uma das principais consequências é a redução do desperdício de tempo, material e até mesmo de dinheiro.
Dessa forma, os colaboradores conseguem trabalhar em uma empresa mais organizada, com melhor fluxo de informações e também com uma linha de produção mais rápida e eficiente.
Com o lean manufacturing, são eliminados 7 desperdícios:
- Transporte desnecessário;
- Inventário em excesso;
- Movimentação sem necessidade;
- Espera no fluxo de produção;
- Produção em grande quantidade;
- Processamento excessivo;
- Defeitos.
Além dos listados, algumas pessoas consideram também a redução de um oitavo tipo de desperdício: o desperdício de talento.
Aumento nos lucros
Se uma empresa consegue diminuir os seus desperdícios, consequentemente ela consegue diminuir os custos de produção do produto.
Assim, ela continua entregando a mesma qualidade e valor ao cliente, com um valor de custo muito abaixo, o que influencia diretamente no lucro líquido da empresa.
Otimização de tempo
Com os processos bem definidos, a empresa segue um fluxo contínuo de produção e evita o desperdício de tempo em atividades improdutivas ou o uso do tempo ocioso. Quanto mais organizado os processos, mais rápidos serão executados.
Eliminação de falhas
No processo de fluxo contínuo, cada etapa do produto só tem início quando a etapa interior é finalizada de forma correta, sem defeito. Dessa forma a empresa reduz os erros tanto na produção quanto na montagem do produto final.
Como aplicar o Lean Manufacturing?
Para aplicar a metodologia lean manufacturing no seu negócio, é necessário estudar bem sobre o produto que vai ser aplicado a metodologia. Esse estudo tem como objetivo identificar as principais demandas, e os pontos positivos e os que podem ser melhorados.
Além disso, é interessante conversar com as pessoas que estão diretamente envolvidas com o processo de produção. Afinal, são elas que conhecem a fundo o produto e conseguem identificar os pontos de melhoria.
Em seguida, com todas as informações em mãos, é hora de montar uma estratégia e trabalhar para resolver os problemas. Dessa forma será possível agregar mais valor ao cliente enquanto o tempo e o custo de produção são reduzidos.
Ferramentas Lean Manufacturing
- Kanban: framework que tem como objetivo deixar o trabalho mais fluido a partir da identificação e definição das etapas do processo de produção;
- Kaizen: uma filosofia japonesa que diz respeito às práticas de melhoria contínua associadas a manufatura, engenharia e gestão de negócios em diversas áreas. Ela segue a seguinte ordem de priorização das melhorias: mão de obra, método, material e máquina;
- 5S: filosofia japonesa cujo objetivo é implementar a qualidade total no ambiente de trabalho. Para isso, são seguidos 5 conceitos japoneses que começam com a letra S: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (saúde e higiene) e Shitsuke (autodisciplina).
Empresas com o método Lean Manufacturing aplicado
Além da Toyota, pioneira na metodologia lean manufacturing, que segue utilizando-a até hoje, grandes marcas adotaram a metodologia na sua linha de produção.
Uma das adeptas mais conhecidas é a fabricante de materiais esportivos Nike. Desde que começou a aplicar a manufatura enxuta na sua fábrica, a empresa diminuiu os desperdícios e aumentou o valor para o cliente. Além disso, reduziu as más práticas trabalhistas nas fábricas, o que aumentou a satisfação dos colaboradores.