Reunimos tudo o que você precisa saber sobre Market Cap

Em algum momento você já se perguntou sobre o tamanho de uma empresa listada na Bolsa de Valores? Se sim, provavelmente sabe que o Market Cap é um dos indicadores mais importantes para obter essa resposta. Também chamado de Capitalização de Mercado, ele ajuda investidores a desenharem estratégias com mais clareza e viabilizarem os lucros.

No artigo abaixo nós trazemos não só a definição desse indicador, mas o que ele revela sobre uma companhia. Que tal se aprofundar no conceito e em como usá-lo na hora da montagem da carteira?  Confira!

Market Cap: definição

Na abertura do texto nós dissemos que o Market Cap é um indicador. Mas antes de se aprofundar em suas particularidades, vamos relembrar a definição desse termo.

Os indicadores são métricas usadas no mercado financeiro que ajudam na projeção de desempenho de um papel. Com eles, um investidor tem mais insumos para definir suas estratégias e fazer escolhas mais assertivas.

O Market Cap – também chamado em português de Capitalização de Mercado – representa o valor total de mercado de uma empresa. Ou seja, o valor que seria necessário ter para comprar todas as ações disponíveis no preço atual de mercado.

Por isso, se você está em busca de boas opções para montar o portfólio, manter-se atento ao indicador é fundamental. Assim, é possível dimensionar uma companhia e seu potencial de crescimento e lucratividade.

O que é capitalização?

Comum no mercado financeiro, o termo capitalização está relacionado às estratégias usadas para aumento de valores de uma companhia. Ou seja, a uma aplicação que resulta no acúmulo de mais capital.

Para simplificar ainda mais o conceito, imagine que você aplicou R$ 1.000 a uma taxa de juros de 3%. Ao fim do primeiro mês, a capitalização da aplicação será de R$ 1.030.

Trazendo para o Market Cap, o valor está relacionado ao volume total de papéis em circulação. Com essa quantia, é possível fazer projeções sobre a situação e possibilidades de ganho futuras de uma determinada empresa.

Como calcular Market Cap?

Se você quer descobrir o valor de mercado de uma empresa, basta calcular seu Market Cap. Para isso, lembre-se que o conceito está relacionado ao cenário de compra de todas as ações em circulação da companhia. Tendo isso em mente, a equação fica simples de visualizar e resolver.

Market Cap = Valor negociado pela ação x Número de papéis existente

Agora vamos ao exemplo? Imagine que uma empresa possua 700 mil ações em circulação no mercado. Cada uma delas, negociada ao valor de R$ 57.

Market Cap = R$ 57 x 700.000

Nesse cenário, se um investidor quisesse comprar todos os papéis dessa empresa, deveria desembolsar a quantia de R$ 39.900.000. É esse resultado que ajuda o mercado a ter noção do tamanho de uma determinada companhia.

Antes de sair calculando o Market Cap de todas as empresas, porém, lembre-se que o preço muda a todo momento. Além disso, outras ações podem impactar nesse resultado, como a recompra de ações.

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Variáveis de Market Cap

Como dissemos, o cálculo de Market Cap é uma das formas mais simples de conhecer o tamanho de uma empresa. Por outro lado, é preciso lembrar que o resultado obtido se trata de um indicador e não uma verdade absoluta.  Nós explicamos: existem variáveis que podem alterar – para cima ou para baixo – esse valor em uma companhia.

Como as ações estão inseridas no contexto da renda variável, o preço poderá sofrer os impactos da volatilidade. Além disso, o movimento de recompra de ações também pode causar interferências nesse valor. Neste cenário, a própria empresa investe na compra de suas ações tendo como objetivo a valorização dos demais papéis disponíveis.

Stock Split: a exceção

Nas variáveis que citamos acima, o resultado do Market Cap é influenciado pela mudança no preço do papel.  Já o Stock Split é a exceção desse movimento.

O Stock Split, também conhecido como desdobramento de ações, é o processo no qual uma empresa aumenta a quantidade de seus papéis na Bolsa ao mesmo tempo em que mantém a fatia do capital. Nesse cenário, a quantidade de ações aumenta e o valor individual diminui sem que o investimento diminua também. Pareceu confuso? Nós explicamos.

Imagine que você comprou a ação de uma empresa a R$ 20. No desdobramento, a ação passa a valer R$ 10, ou seja, metade de seu preço. No entanto, em vez acumular um prejuízo de R$ 10, você mantém o investimento. Isso porque, no lugar de um papel, passará a ter dois. 2 x R$ 10 = R$ 20. Simples, né?

É justamente por manter capital que o Stock Split é uma variável de exceção. Com ele, o valor de mercado de uma empresa se mantém o mesmo, sem que afete seu Market Cap.

Market Cap e preço de ações

Se você procura entender a relação existente entre Market Cap e preço de ações, nós explicamos. Basicamente, o cálculo de Market Cap depende diretamente do preço das ações da empresa a ser avaliada.

Além da quantidade de ações que uma companhia disponibiliza ao mercado, a descoberta de seu valor de mercado depende de outro dado: o valor negociado por cada papel. Por isso, sempre que ler algo sobre o Market Cap de uma empresa, lembre-se que ele está atrelado ao papel.

Categorias da capitalização de mercado

Uma estratégia bastante comum entre investidores é a de dividir o portfolio entre empresas de variados tamanhos. O objetivo da diversificação é lidar melhor com os impactos do mercado e aumentar as chances de lucro.

Atualmente, o mercado trabalha com sete classificações de porte. Elas são definidas com base no valor de Market Cap e ajudam a identificar o tamanho de uma companhia. Veja abaixo essas classificações e suas características:

Nano Caps

Assim como o nome já sugere, as Nano Caps são as menores empresas da Bolsa de Valores. Em termos de capitalização de mercado, seu valor total não ultrapassa a marca de US$ 50 milhões. Considerando que empresas com esse caixa são fortemente direcionadas para a economia e que um processo de IPO é custoso, encontrá-las na Bolsa de Valores é um cenário bastante incomum.

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Microcaps

Assim como as Nano Caps, as Microcaps também são empresas de pequeno porte raramente listadas na Bolsa. Seu Market Cap varia entre US$ 50 milhões e US$ 300 milhões.

Small Caps

Entre as empresas de pequeno porte, as Small Caps se destacam. Nesse grupo, o Market Cap é classificado pela faixa que varia entre US$ 300 milhões e US$ 2 bilhões. Já na Bolsa, seus papéis costumam ser aposta na carteira dos investidores mais arrojados e com estratégias de longo prazo.

O sucesso das Small Caps está ligado ao potencial de lucro que elas oferecem. Embora tenham menor valor de mercado e, consequentemente, a negociação seja menor, a possibilidade de crescimento é um fator relevante.

Middle Caps

As Middle Caps – ou Mid Caps – são as empresas intermediárias da Bolsa. Sem alcançar valores mínimos ou máximos, elas ficam na metade do caminho. Mas não se engane: também podem oferecer boas surpresas para a carteira.

No mercado, as companhias classificadas como Middle Caps têm valor de mercado superior a US$ 2 bilhões. Assim como as Small Caps, podem oferecer boa rentabilidade ao portfólio, com a diferença de que possuem maior liquidez.

 Large Caps

As Large Caps são o primeiro grupo de empresas de maior porte em valor de mercado. Nele, estão as companhias com capitalização entre US$ 10 bilhões e US$ 200 bilhões.

Além do valor, outras características ajudam a identificar uma empresa Large Caps. Entre elas, sua relevância e posicionamento no mercado, bem como seu desempenho e crescimento ao longo dos anos.

Outra característica bastante considerada entre os que investem nesse tipo de empresa é a estabilidade. O que isso significa: uma companhia maior e mais consolidada oferece menor risco.

Mega Caps

No mercado, companhias com capitalização avaliada em mais de US$ 200 bilhões são classificadas como Mega Caps. Essas são empresas com alta liquidez e bastante conhecidas no mercado de investimentos e fora dele.

Blue Chips

Para finalizar a classificação de empresas por porte, as Blue Chips são a “elite” da Bolsa de Valores.  Obviamente, sua principal característica é o considerável valor de mercado que possui. A Apple, por exemplo, uma das empresas com esse título, tem US$ 3 trilhões como Market Cap.

Entre outras características associadas a uma empresa Blue Chips estão:

  • Alto valor de mercado e alta geração de caixa
  • Boa liquidez
  • Consolidada em seu mercado de atuação
  • Forte geração de caixa e crescimento constante
  • Pagamento de dividendos

O Market Cap é um indicador válido?

Como mostramos ao longo deste artigo, conhecer o Market Cap de uma empresa permite que um investidor tenha mais clareza sobre os potenciais e riscos que ela oferece. Entretanto, este dado não deve ser avaliado de maneira isolada.

É esperado que uma empresa com menor capitalização de mercado tenha menor liquidez, mas maior rentabilidade. Do outro lado, empresas há mais tempo consolidadas são opções seguras, mas com menores chances de altos lucros. Embora esses conceitos sirvam como norteador na hora da definição de estratégia, eles são apenas parte de uma análise maior.

Histórico, notícias, posicionamento, relação com os investidores… Todos esses fatores são exemplos do que deve ser considerado durante a análise de uma companhia. Juntos, eles oferecem mais insumos ao investidor e aumentam as chances de sucesso dentro de sua estratégia.

Como começar a investir?

Se você está dando os primeiros passos no universo dos investimentos, a primeira lição é: não existe fórmula mágica. Neste mercado, o estudo incansável e um toque de sensibilidade são fundamentais.

Dito isso, a primeira coisa a ser feita é abrir conta em uma corretora confiável. Ela será a ponte entre você e seu capital e as opções disponíveis para compra na Bolsa. Mas não é só sair escolhendo as empresas com as quais simpatiza. Lembre-se do estudo!

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