Quais as melhores ações para investir a curto prazo? Entenda!

Não é só de investimentos que vislumbram bons retornos no longo prazo que vive o investidor da bolsa de valores. Se você, por exemplo, tiver um perfil mais arrojado, vale também ficar de olho nas melhores ações para investir a curto prazo também.

Isso acontece porque há ativos mais voláteis cujo preço costuma variar com muito mais frequência do que acontece com ações mais populares e  consagradas. 

Além disso, até mesmo ativos estáveis e com boa liquidez podem trazer um bom lucro em um pequeno período em virtude de acontecimentos inesperados ou de mudanças macroeconômicas.

Entretanto, para estar apto para essas transações é necessário um conhecimento mais aprofundado do mercado, monitoramento constante e algumas habilidade específicas de trading. 

Quer entender melhor como se planejar para essas operações e também conhecer não só as melhores ações para investir a curto prazo, mas também outras opções de investimento? Continue a leitura até o fim e saiba tudo sobre o tema!

Quais as melhores ações para investir no curto prazo?

Conseguir lucros satisfatórios com investimento em ações no curto prazo é uma tarefa que, antes de tudo, exige timing. Isso é, saber o momento certo de agir e se antecipar ao sobe e desce dos gráficos na bolsa de valores.

Naturalmente, nenhum investidor pode prever o futuro e definir com precisão quando um ativo mais volátil vai parar de subir ou interromper a sequência de depreciação do seu valor. 

Contudo , há métodos historicamente testados que podem te ajudar a vislumbrar um panorama mais consistente do mercado financeiro e orientá-lo a tomar decisões com melhor eficácia.

Em suma, não é possível fazermos recomendações nominalmente das melhores ações para investir a curto prazo, mas podemos falar sobre os principais recursos a serem utilizados e fatores a serem considerados.

Diante disso, separamos quatro dicas para você montar uma estratégia de sucesso. Confira!

1. Monitore os comunicados do mercado

Independentemente de serem ações mais estáveis ou voláteis, um comunicado inesperado pode impactar consideravelmente nos valores de um ativo.

Nesse sentido, é importante ficar ciente de que, obrigatoriamente, as empresas com capital aberto na bolsa de valores precisam prestar contas dos resultados. 

Essa prestação de contas consiste na divulgação de documentos relevantes, como balanço patrimonial, e comunicar seus investidores sobre possíveis alterações em sua estrutura interna ou da realização de alguma estratégia de mercado.

Portanto, é preciso ficar constantemente de olho nesses comunicados ou em qualquer burburinho na imprensa a respeito deles para que se tenha a oportunidade de se antecipar a possíveis momentos de valorização no curto prazo.

Uma negociação bem sucedida pode ser um grande trunfo. Por exemplo, a companhia SulAmérica Seguros foi adquirida recentemente pela Rede D’or. Em virtude disso, frações do ativo SULA11 tiveram um aumento de 40% em apenas dois dias. 

Quem esteve atento às movimentações, teve a oportunidade de se aproveitar dessa alta momentânea.

2. Fique de olho no contexto político e nas variações macroeconômicas

A confiança do investidor com alguma empresa, setor da bolsa ou com a conjuntura social e econômica do país como um todo pode ser engatilhada após:

  • a atualização de indicadores relevantes para a economia brasileira;
  • instabilidade política em virtude de uma nova eleição ou imprevisibilidade governamental;
  • catástrofes naturais e outros eventos adversos.

Uma forma recorrente de utilizar essas mudanças contextuais a ser favor é por meio do monitoramento constante do noticiário econômico.

 Por exemplo, periodicamente o Banco Central divulga os valores da taxa básica de juros (SELIC) da economia brasileira e o IBGE comunica a atualização dos índices de inflação por meio do IPCA.

Aumentos ou quedas substanciais de alguns desses indexadores pode reproduzir, de imediato, uma variação mais acentuada na cotação das ações e no índice IBOVESPA, pois esses valores refletem a confiança do investidor na nossa economia.

Dessa forma, procure se antecipar à flutuação dos índices e explore seu impacto positivo na bolsa antes que as curvas de valorização momentâneas cheguem ao fim.

>>> Quer entender melhor o impacto da conjuntura macroeconômica nos seus investimentos? Confira o vídeo abaixo:

3. Identifique ações promissoras

Você já ouviu falar em small caps? Essas ações representam companhias com baixa liquidez na bolsa e market share bem inferior aos de companhias mais consolidadas, como o Banco do Brasil e a Taesa, por exemplo.

Por serem consideradas peixes pequenos, essas ações entregam ainda grande volatilidade e possuem grande possibilidade de crescimento de mercado. 

Portanto, vale muito a pena monitorar esses ativos mais de perto para identificar padrões ou relacionar seu preço a eventos relevantes que podem impactar sua valorização.

Por fim, é importante sempre frisar que as melhores ações para investir a curto prazo possuem altas de preço momentâneas e geralmente instigadas por um ou mais fatores. Nesse caso, o investidor precisa ter sabedoria para especular com ativos mais voláteis e saber a hora de encerrar uma ordem.

Ações mais voláteis, como small caps ou até outros ativos diversos de renda variável (opções, derivativos, criptomoedas e etc.), são uma ótima oportunidade, por exemplo, mas para especuladores mais engajados realizarem operações de day trade ou swing trade.

Essas estratégias ambicionam lucros de curtíssimo prazo, que podem levar de algumas horas até alguns dias. Entretanto, esse plano de ação demanda um conhecimento mais aprofundado de análise técnica (leitura de padrões em gráficos) e uma menor vulnerabilidade a grandes volatilidades.

Vale a pena aplicar em ações no curto prazo?

Aplicar em ações no curto prazo pode ser uma boa pedida caso essa estratégia se enquadre no seu perfil de investidor e que você tenha o conhecimento e expertise necessários para tomar as melhores decisões de compra e venda na bolsa de valores.

E a Escola de Investimentos da Xpeed pode ser um aliado e tanto para te auxiliar nessa caminhada. A instituição oferece uma série de cursos online com o objetivo de aprimorar seu conhecimento sobre educação financeira, mercado de capitais e muito mais.

Por exemplo, se você deseja saber quais as melhores ações para investir a curto prazo, o curso sobre bolsa de valores vai te passar todo conhecimento necessário para você montar uma estratégia vencedora na renda variável, seja no curto ou longo prazo.

>>> Clique no banner abaixo e leia mais sobre o curso sobre bolsa de valores da Xpeed School:

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img