O que é balança comercial? Qual a sua importância para os investimentos?

Será que é importante para o investidor entender o que é balança comercial? Se você acompanha algumas notícias relacionadas à economia do país, provavelmente já se deparou com esse termo. Mas o que exatamente ele significa?

Como várias outras expressões da macroeconomia, estar por dentro do que elas indicam pode fazer a diferença no momento de escolher os melhores investimentos para sua carteira.

Basicamente, a balança comercial é um indicador econômico que possui uma relação direta com o PIB (Produto Interno Bruto) do país. Mas, afinal, como isso pode impactar os seus ativos?

Se você quer saber mais sobre o que é balança comercial favorável, superavitária e qual a sua importância, continue a leitura!

O que é balança comercial?

Apesar do termo não ser tão corriqueiro em nosso dia a dia, a balança comercial está constantemente presente em nosso cotidiano. 

Entender o que é balança comercial é simples: ela se refere à diferença entre os valores das exportações e importações em determinado período

Por meio dessa conta, é possível avaliar a situação financeira do país, revelando se ele vende ou compra mais no mercado mundial.

As maiores exportações que fazem parte da balança comercial do Brasil são produtos básicos, ou seja, que mantêm suas características próximas às encontradas na natureza. 

Isso significa que possuem um valor mais baixo, exatamente por terem poucos processos e tecnologia envolvidos. Os principais deles são:

  • soja;
  • minério de ferro;
  • óleos combustíveis de petróleo ou de minerais;
  • café;
  • algodão;
  • carnes (principalmente de frango e bovina);
  • frutas, entre outros.

O Brasil é um dos principais exportadores de vários desses produtos, estabelecendo uma relação econômica importante com grandes países. Mas por que esse indicador é tão importante para o País? Afinal, qual a importância da balança comercial?

Para entender essa questão, primeiramente precisamos falar sobre o que é a balança comercial superavitária e favorável, assim como o déficit comercial. 

O que é a balança comercial superavitária e deficitária?

Primeiramente, vamos compreender o que é balança comercial favorável (ou superavitária): quando pensamos no conceito do termo “balança”, conseguimos visualizar que ela pode pender para um lado ou para o outro.

Quando os valores das exportações são mais altos que o das importações, então temos uma balança comercial favorável, ou seja, temos um superávit comercial. Isso porque o país registra mais dinheiro entrando do que saindo por meio do comércio exterior.

Pensando dessa maneira, o déficit comercial indica o oposto: quando as importações possuem um valor mais elevado que as exportações. Nesse caso, a leitura que podemos fazer é que o país está gastando mais do que recebendo, ou seja, tem mais dinheiro saindo do que entrando.

Mas também temos o conceito de equilíbrio comercial, quando os valores das exportações e importações são os mesmos.

Qual a importância da balança comercial no Brasil?

Agora que já entendemos o que é balança comercial, fica a dúvida: qual a sua importância para os resultados internos no Brasil?

A questão é que o saldo da balança comercial tem influência direta no cálculo do PIB do país. Isso porque podemos dividir os índices que compõem o Produto Interno Bruto em quatro grandes categorias:

  • gastos governamentais;
  • investimentos privados;
  • consumo da população;
  • saldo da balança comercial.

Sendo assim, sempre que um desses itens alcança melhores resultados, traz impactos positivos para o PIB. Então, como vimos, se a balança comercial está favorável, isso indica que tem mais dinheiro entrando no País, melhorando a economia interna.

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a balança comercial brasileira atingiu novos resultados históricos em 2021. O superávit acumulado entre janeiro e dezembro deste ano chegou a US$ 59,23 bilhões, com crescimento de 22,4%.

>>> Quer saber mais sobre a importância do PIB para a economia brasileira? Clique aqui e confira este conteúdo!

O que influencia a balança comercial?

Assim como outros indicadores macroeconômicos, a balança comercial pode ser influenciada por diversos fatores. Veja agora quais são eles.

Oferta e demanda

Não podemos pensar na balança comercial do Brasil sem entender o cenário econômico internacional. 

Exemplificando: se um dos principais importadores de produtos brasileiros estiver passando por um cenário de recessão econômica, provavelmente irão importar menos, o que significa que o Brasil terá uma queda nas exportações.

Já que a demanda é menor, então a oferta aumentou, o que causa uma queda no preço dos produtos. Por outro lado, se um país comprar mais produtos do que outro consegue produzir, a demanda será maior que a oferta, o que aumentará o valor.

Ou seja, quando falamos sobre o que é balança comercial, devemos sempre observar o mercado econômico mundial, já que isso pode afetar os resultados de cada nação.

Taxa de câmbio

A taxa cambial é o que determina o valor de uma moeda em relação a outra. Então, quando a moeda de um país se desvaloriza (normalmente em relação ao dólar), é provável que a exportação aumente, já que os produtos exportados ficam mais baratos. Entretanto, fica mais caro importar produtos para o país. 

Por outro lado, quando a moeda do país valoriza, aumenta-se a importação (porque fica mais barato), enquanto a exportação dos produtos fica mais cara para os compradores estrangeiros.

Nível de protecionismo

O grau de protecionismo diz respeito às dificuldades que o governo impõe para as importações. Normalmente, o país cria taxas e restrições, o que faz com que os produtos importados fiquem mais caros, diminuindo a demanda.

Essa é uma medida importante que muitos países adotam quando querem priorizar a demanda dos produtores internos. 

O que isso impacta para o investidor?

Assim como outros índices macroeconômicos, os investidores que analisam de perto a balança comercial conseguem visualizar como a economia de determinado lugar pode se comportar nos próximos meses.

Isso pode ajudar a escolher melhor quais investimentos entrarão para a sua carteira. Por exemplo, se o país está com superávit comercial, então focar em investimentos de empresas que lidam com exportação pode trazer benefícios.

Qual a importância de conhecer os principais índices econômicos?

Quando falamos sobre investimentos, não podemos deixar de avaliar os indicadores econômicos. Afinal, como vimos, no mercado financeiro tudo está conectado e uma questão pode afetar a outra. 

É o caso, por exemplo, dos indicadores macroeconômicos. Você já deve ter ouvido sobre eles: o próprio PIB, inflação, taxa de juros e muitos outros. Quer saber mais sobre os impactos deles nos seus investimentos? Confira este vídeo:

Além disso, aqui na Xpeed temos diferentes opções de artigos e vídeos para que você continue aprofundando os seus conhecimentos ainda mais. Confira este curso incrível sobre o assunto:

Imagem da campanha de um curso online sobre "Macroeconomia para Investidores" da Xpeed School.

 

Compreenda o cenário econômico do país e veja como a economia impacta seus investimentos!

Continue Aprendendo

spot_img