O que é um BDR? Veja como investir em empresas estrangeiras

Se você sempre quis investir no exterior, comprando ações de grandes empresas, como: Apple, Amazon, Netflix e Tesla, mas acha que isso não é possível, provavelmente você ainda não sabe o que é um BDR, correto?

BDRs são títulos que representam ações de empresas estrangeiras, emitidos e negociados aqui mesmo, no Brasil. Na prática, ao aplicar nesse tipo de certificado, você está investindo na empresa emissora dos títulos, o que é uma ótima opção para quem busca diversificar seus investimentos.

Desde que ficaram disponíveis para pessoas físicas, em 2020, as negociações de BDRs aumentaram 462,8% em relação a 2019, atingindo a marca de R$ 28,59 bilhões em dezembro, demonstrando o interesse dos pequenos investidores nos títulos.

Quer entender melhor como isso funciona? Neste post vamos explicar o que é um BDR, quem pode investir, se vale a pena e quais são as vantagens de aplicar nesse tipo de certificado.

O que é um BDR?

BDR é a sigla para Brazilian Depositary Receipt, que significa certificado de depósito de valores mobiliários. Na prática, são títulos que representam ações de empresas estrangeiras, mas que são emitidos e negociados aqui no Brasil, facilitando o acesso de investidores brasileiros a ativos internacionais.

>>> Leia também: BDRs x Ações estrangeiras: entenda a diferença!

Como funciona um BDR?

vale a pena investir em BDR? - Imagem de duas pessoas analisando gráfico de ação em um notebook

Um aspecto importante sobre o funcionamento dos BDRs é que, ao adquirir um destes certificados, você não está comprando ações da empresa em si, mas sim títulos que representam esses papéis. Ficou confuso? Calma que a gente explica!

Para que os BDRs possam ser negociados na B3 (Bolsa de Valores do Brasil), é necessário que uma instituição financeira brasileira compre as ações da empresa em questão no exterior. Com isso, ela passa a ser a instituição depositária, responsável por garantir que os BDRs estejam lastreados nos títulos originais.

Após a compra, como medida de segurança, os ativos devem ser depositados e bloqueados em uma conta de outra instituição financeira, fora do país, que é chamada de agente custodiante, e é quem fica responsável pelos títulos originais.

Em seguida, a instituição depositária deve se registrar na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) — órgão que fiscaliza a emissão de certificados no Brasil — para que possa emitir os títulos de BDR, e então, disponibilizá-los para os investidores brasileiros, certificando-se de nunca ultrapassar o número de ativos sob custódia.

Também cabe à instituição depositária a tarefa de divulgar aos investidores todas as informações e comunicados a respeito da empresa, bem como, receber e distribuir os dividendos, no caso exclusivo das ações que contam com esse tipo de repasse.

Quais são os tipos de BDR?

Agora que você já sabe o que é um BDR e como esse título é emitido, chegou o momento de falar sobre os tipos de certificados BDR.

Dependendo de como eles são trazidos para o Brasil, os BDRs podem ser classificados em dois tipos: patrocinados e não patrocinados.

BDRs Patrocinados

Quando uma empresa estrangeira quer disponibilizar suas ações na bolsa de valores brasileira, ela pode participar do processo de forma ativa, contratando uma empresa depositária do Brasil para emitir seus BDRs.

Os BDRs Patrocinados podem ser de três níveis: I, II e III. No nível I, a empresa não precisa ser registrada na CVM e seus títulos são negociados no balcão. Já para os níveis II e III, o registro na CVM é obrigatório e os ativos podem ser negociados no pregão da B3.

BDRs Não Patrocinados

São a grande maioria dos títulos BDR disponíveis na B3. Neste caso, não há participação direta da empresa emissora das ações no processo, ficando tudo a cargo da instituição depositária, que compra as ações no exterior e emite títulos lastreados nelas aqui no Brasil.

Como identificar cada tipo de BDR?

Se você já navegou pelo site da B3 ou pesquisou sobre ações, deve ter percebido que cada uma delas tem um código único de negociação. “Mas como identificar a que tipo de ativo se referem?” É muito simples:

Esse código é formado por quatro letras, que identificam a empresa a qual se referem, seguido de dois números, que indicam de que tipo de BDR são. BDRs Patrocinados de nível I não possuem número fixo, os de nível II terminam em 32 e os de nível III, em 33. Já os Não Patrocinados podem terminar em 34 ou 35.

Atualmente não temos BDRs patrocinados de nível 2, mas como exemplo de nível 1, temos as ações da XP (XPBR31) e de nível 3, podemos citar Aura 360 (AURA33) e Wilson Sons (WSON33). Já entre os não patrocinados, que são a grande maioria, podemos citar: Microsoft (MSFT34), Apple (AAPL34) e Tesla (TSLA34).

Atualmente, em outubro de 2021, há mais de 800 opções para escolher. Acesse o site da B3 e confira a lista completa de BDRs disponíveis para investimento.

Quem pode investir em BDR?

Antigamente, BDRs não patrocinados só estavam disponíveis para investidores qualificados (com mais de R$ 1 milhão investidos). No entanto, recentemente a CVM mudou as regras, passando a permitir que qualquer investidor possa adquirir certificados BDR patrocinados e não patrocinados.

Vale a pena investir em BDR?

Sem dúvida, o BDR é uma ótima opção para quem quer diversificar sua carteira, possibilitando investir em grandes empresas estrangeiras.

No entanto, vale lembrar que estamos falando de ativos de renda variável, que são fortemente influenciados pelos resultados da empresa emissora e também pelas flutuações do mercado. Logo, é sempre importante verificar se faz sentido incluí-los em sua carteira, considerando seu perfil de risco.

Se você está iniciando agora no mundo dos investimentos, confira no vídeo abaixo o que é preciso saber antes de investir em renda variável:

É bom ter em mente que esse tipo de investimento requer atenção, estudo e dedicação para acompanhar o mercado e identificar boas oportunidades, bem como o momento certo para vender os papéis.

3 vantagens de investir em BDR

Conheça as principais vantagens que os BDRs podem proporcionar para os investidores brasileiros:

  1. ótima opção para quem quer diversificar sua carteira de investimentos;
  2. facilita o investimento em papéis de empresas internacionais, eliminando a necessidade de abrir conta em uma corretora estrangeira e enviar dinheiro para fora;
  3. menor custo de aplicação quando comparado às taxas para investimentos internacionais, uma vez que as operações são sempre realizadas em reais.

Como investir em BDR?

Para aplicar em BDRs é preciso ter uma conta em uma corretora de investimentos, que fará a ponte entre você e a B3 na compra dos certificados. Analise as opções disponíveis no mercado e escolha a que mais se adequa às suas necessidades, considerando fatores como: taxas cobradas, suporte oferecido, reputação, etc.

Após se cadastrar e validar sua conta enviando os documentos solicitados, basta fazer uma transferência no valor que deseja investir. Em seguida, escolha em quais empresas deseja aplicar e envie a ordem. Pronto, você é o mais novo investidor de um grande player internacional.

Ficou claro o que é um BDR e quais os diferenciais desse tipo de investimento?

Agora você sabe o que é um BDR, está ciente de que é possível investir em grandes empresas listadas nas Bolsas de outros países sem precisar criar uma conta em corretoras internacionais. É mais uma oportunidade para diversificar sua carteira de investimentos, aplicando tanto em ativos nacionais quanto internacionais.

Está começando a investir e quer aprender mais sobre ações? Então baixe nosso e-book gratuito: Guia da Bolsa para Investidores. Neste material, reunimos os principais conceitos relacionados à bolsa de valores para você ficar por dentro e realizar seus investimentos com propriedade.

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

E se você tem interesse em investir em BDRs, mas quer se aprofundar mais no assunto, então precisa conhecer nosso curso: Tudo Sobre BDR. Nele apresentamos as vantagens de investir em ativos internacionais e mostramos porque os BDRs são uma maneira simples e viável para diversificar sua carteira de investimentos.

Continue Aprendendo

spot_img