O que é day trade? Tudo o que você precisa saber para começar a operar

Day trade são operações de compra e venda de ativos financeiros realizadas dentro de um mesmo pregão da bolsa de valores, ou seja, em um mesmo dia. Seu objetivo é gerar lucro a partir das oscilações dos títulos negociados.

De acordo com o Google Trends, nos últimos anos, o número de buscas pelo termo: “o que é day trade” cresceu consideravelmente no Brasil.

Isso indica que os brasileiros estão mais curiosos sobre o mercado financeiro e as oportunidades que ele oferece.

Ao mesmo tempo, é preciso lembrar que investimentos, de modo geral, é um tema que exige muito estudo e prática, principalmente quando falamos sobre renda variável.

Contudo, você está prestes a descobrir que o day trade pode ser uma boa oportunidade para quem gosta de analisar gráficos, observar as movimentações do mercado e lucrar com os altos e baixos da bolsa de valores.

Para te ajudar a entender o que é day trade e como ele funciona, escrevemos este conteúdo completo,  no qual abordamos os principais tópicos relacionados ao tema.

Então, se você quiser  se aprofundar e entender tudo sobre o assunto, continue a leitura para aprender como funciona o day trade para iniciantes e por onde começar.

O que é day trade?

O termo day trade, como o próprio nome sugere, se refere às operações de compra e venda de ativos financeiros realizadas em um mesmo pregão da bolsa de valores, ou seja, em um mesmo dia.

Em outras palavras, essa estratégia se baseia em operações financeiras de curto prazo, que podem durar apenas alguns minutos ou poucas horas.

O modelo trabalha com ativos negociados na bolsa de valores, como ações, opções, contratos futuros ou derivativos, e aproveita as oscilações do mercado para gerar oportunidades de lucro.

Então, de forma simples e resumida: fazer day trade é realizar operações financeiras de compra e venda de ativos de renda variável dentro de um mesmo dia. Assim, o objetivo de um day trader é aproveitar as vantagens que a volatilidade (oscilação) diária de diferentes títulos podem apresentar, e assim, lucrar.  

Como funciona o day trade?

Como você pode perceber, entender o que é uma operação de day trade é até bem tranquilo. A parte complicada está em fazer uma boa análise gráfica de day trade. Afinal, é a partir dela que você fará a leitura do mercado e tomará suas decisões. 

Mas, antes de chegarmos a esta etapa, vamos entender como de fato funciona essa estratégia. 

Conceitos importantes no day trade

Primeiramente, para realizar uma operação de day trade, é necessário acessar a plataforma da corretora escolhida pelo trader — nome pelo qual é chamada a pessoa que faz esse tipo de operação.

O trader atua durante o pregão da bolsa, por meio do home broker, sistema que lhe permite realizar a compra e venda de títulos.

O pregão, por sua vez, é o nome dado ao período de funcionamento da Bolsa de Valores brasileira, que vai das 9h30 até às 18h, apenas em dias úteis.

Em uma operação de day trade, o investidor busca por boas oportunidades, visando obter lucro dentro de algumas horas — normalmente, esse lucro é um valor que ele próprio fixa como meta de ganho.

O objetivo é encontrar títulos que vão sofrer oscilação em seu valor ao longo de um mesmo dia. Dessa forma, o day trader pode comprar e vender esse papel, lucrando com a diferença entre o valor que pagou e por quanto vendeu.

O que significa alavancagem no day trade? Como funciona?

Como falamos acima, no day trade é possível negociar diversos papéis. Entre eles, os contratos futuros, em que a operação ocorre alavancada. Isso significa que você pode operar com um valor maior do que o que possui em sua conta na corretora. 

O objetivo da alavancagem é aproveitar melhor os ganhos.

Entretanto, para isso, é necessário alocar um valor de garantia, que deve ser depositado na corretora. Por conta disso, o capital com o qual você opera alavancado geralmente costuma ser emprestado por esta instituição. 

No mercado futuro, você negocia um título pelo valor que acredita que o papel valerá. Se acertar a previsão, recebe a diferença entre o valor de seu contrato e o preço final. E claro, se errar, essa diferença sai de seu bolso.

É essa alavancagem que pode fazer com que você multiplique seu dinheiro em poucas transações — ou até mesmo em uma única operação de compra e venda.

< Se você quer entender mais a fundo o que é alavancagem financeira dentro dos investimentos, recomendamos a leitura deste conteúdo: Como funciona a alavancagem? Será que essa estratégia vale a pena? />

Quem pode atuar como day trader?

Agora que vimos como funciona o day trade, você deve estar se perguntando:

“Afinal, o que é preciso para se tornar um trader profissional?”

Você precisa apenas ter um CPF sem restrições e se cadastrar em uma corretora de valores que ofereça um home broker, como a Clear, especializada em Bolsa de Valores.

Como explicamos anteriormente, o home broker é a ferramenta que permite realizar operações de compra e venda. Mas, não é só isso. Ele também possibilita que você:

  • acompanhe as principais informações de cada título;
  • faça sua análise gráfica para day trade;
  • confira o histórico de preços dos papéis;
  • analise as tendências no mercado.

É importante lembrar que o day trade exige bastante estudo e conhecimento sobre investimentos, mercado financeiro e indicadores, bem como a compreensão acerca dos cuidados necessários para esse tipo de operação.

Portanto, se você é iniciante e está com medo de cometer algum erro, que tal aprofundar seu conhecimento sobre como investir em ações?

No vídeo abaixo, a especialista, Clara Sodré, apresenta um guia completo sobre o assunto. Vale a pena assistir: 

< Talvez você também se interesse por este post: Quanto ganha um trader profissional? Como se tornar um? />

Qual o valor mínimo para fazer day trade?

Não existe um valor mínimo para começar a fazer day trade. Uma ação pode valer apenas R$15 e já ser o suficiente para você comprar e vender. Ou seja, para começar, tudo o que você precisa é o valor mínimo para comprar um título.

Contudo, quanto maior for o seu capital disponível para investir nesta modalidade, maiores serão as possibilidades de retorno.

Ainda assim, vale destacar que é crucial investir com consciência e responsabilidade.

O que é e como funciona a análise gráfica no day trade?

Como você deve imaginar, estudar e analisar gráficos é uma parte fundamental do trabalho de um trader.

“Mas, por que isso é tão importante?”

Por trás de cada gráfico, existem padrões, que muitas vezes se repetem, fazendo deles previsíveis ao analisar o histórico do papel no mercado.

Ao fazer a leitura de um ativo, você poderá encontrar três tipos de tendências:

  • reversão: é quando um ativo muda sua trajetória e entra em rumo contrário ao presente;
  • continuação: é quando um ativo continua seguindo a tendência de queda ou de alta;
  • bilateralidade: é quando um ativo tem a mesma tendência de alta ou baixa. Normalmente se apresenta em momentos de lateralização, onde você ainda não consegue determinar com clareza a tendência.

Principais tipos de gráficos

Para ajudar na análise dos gráficos, os home brokers das corretoras dão diversas opções de tipos de gráficos para representar o mercado. Entre os principais, estão:

  • linha: os gráficos em linha são os mais básicos e comuns para representar os ativos. Eles apenas mostram o valor de fechamento dentro de um período de tempo. Ótimo para uma leitura rápida e geral do cenário;
  • barra: uma evolução dos gráficos em linha, os gráficos em barra mostram, além dos valores de fechamento, os valores de abertura, a máxima e a mínima daquele período. Ótimo para uma leitura mais aprofundada de um curto espaço de tempo;
  • candle ou candlestick: estes são os famosos gráficos de vela, por conta de sua imagem. Nele, você também encontra as mesmas informações do gráfico de barras, com a visualização e representação das tendências de alta e de baixa.

3 exemplos de padrões gráficos

Existem muitas formas de analisar os padrões gráficos, e algumas das mais usadas pelos traders são:

  • Triângulos ascendentes e descendentes: essas formações gráficas aparecem quando se traça retas rentes aos valores máximos e mínimos de cada fechamento no período. Elas podem identificar altas ou baixas no mercado;
  • Fundo ou topo duplo: quando o mercado se lateraliza e forma dois picos de topo ou fundo parecidos, com valores bem próximos. Pode indicar uma tendência de baixa, em topo duplo, ou alta, em fundo duplo;
  • Cabeça e ombros: este padrão aparece como uma espécie de topo triplo, porém com a diferença de que o topo do meio é consideravelmente maior que o primeiro e terceiro topo. Assim, forma uma imagem semelhante a dois ombros, um de cada lado do topo mais alto (cabeça).

A análise gráfica no day trade exige muito estudo e observação para conseguir identificar cada uma dessas formações. 

Existem muitas formações gráficas diferentes, e neste momento de aprendizado em day trade para iniciantes, é importante apenas que você saiba que elas existem. 

A partir daí, conforme for estudando e se aperfeiçoando, você começará a ter uma ideia mais ampla de como funcionam as operações em day trade.

Como fazer day trade na prática? 3 estratégias 

Você, como day trader iniciante, deve levar em consideração que a análise gráfica é parte das táticas de um trader. Ela é a base para outras ações, que vão te ajudar a tomar diversos caminhos em relação a seus aportes.

Com isso em mente, algumas das principais estratégias usadas para day trade são:

  1. Scalping: o scalping consiste na realização de operações em um curto espaço de tempo. Dessa forma, o investidor se expõe a um risco menor. Porém, também conta com retornos menores. Para compensar este déficit, um scalper precisa realizar um número muito maior de operações;
  2. Reverse Trading: o reverse trading consiste em operar contra a tendência do mercado — pode-se dizer que você está nadando contra a maré. Uma aposta intuitiva de que haverá uma reversão no mercado;
  3. Momentum Trading: ao contrário do reverse trading, o momentum é a estratégia de operar a favor da tendência. Ou seja, você aproveita momentos de forte tendência para ganhar com a alta.

Como você pode perceber, saber o que é day trade envolve muita pesquisa e estudo. Nada que seja impossível de ser alcançado, concorda? O principal ponto aqui é a experiência, que você vai conseguir com o tempo.

Mas, como começar? Qual é o melhor caminho para o trader iniciante?

No vídeo abaixo, Rafael Ribeiro, analista da Clear Corretora, ensina uma estratégia muito interessante para quem quer começar no Day Trade. Vale a pena conferir: 

O que é break even no day trade?

Break even no day trade é uma estratégia de gestão de risco. Ou seja, uma forma de se proteger contra grandes perdas em suas operações, diante de uma baixa inesperada no mercado.

O break even funciona a partir da configuração de um stop loss, que nada mais é do que uma ordem de venda, programada via home broker, que é disparada automaticamente quando o ativo atinge o valor ou percentual de perda estipulado pelo investidor.

< Quer saber mais? Então, confira o artigo completo que escrevemos sobre o tema: O que é Break even no trading? Como ganhar mais e reduzir as perdas? />

Day trade ou swing trade: qual a diferença?

Esta é uma dúvida muito comum entre investidores iniciantes: 

“Afinal, qual é a diferença entre day trade e swing trade?”

A principal diferença entre essas duas modalidades está no intervalo entre as operações de compra e venda. Enquanto no day trade essas operações são realizadas em um mesmo pregão, no swing trade este período se estende por dias.

Com isso, também é possível observar que o tempo que o investidor precisa dedicar para as operações diárias deve ser muito maior do que na outra modalidade.

Além disso, também há diferenças nos custos dessas transações, seja por parte da corretora ou no Imposto de Renda.

As operações de day trade são taxadas em 20% sobre seus ganhos. Enquanto isso, no swing trade, a alíquota é de 15% sobre o lucro, e só é cobrada caso este ganho ultrapasse o limite mensal de R$20 mil.

< Você pode entender como isso funciona lendo este post: Como pagar Imposto de Renda de ações? IR sem complicação />

Qual é a melhor corretora para day trade?

Escolher a melhor corretora para day trade é uma tarefa até bem simples, visto que a maior parte dos custos envolvem impostos e algumas taxas básicas, que existem em qualquer instituição — e sobre as quais ainda falaremos neste artigo. 

Porém, essas taxas podem fazer uma grande diferença no final do mês. Como é o caso da corretagem.

Tendo isso em mente, uma ótima corretora para day trade é a Clear, que oferece taxa zero de corretagem. Além de possuir um ótimo software e ferramentas exclusivas para day traders.

Como funciona o day trade na XP Investimentos?

É importante ter clareza de que o day trade em si é uma estratégia de investimento. Logo, seja qual for a corretora escolhida, os ativos que você irá operar serão os mesmos.

Sendo assim, o que pode variar de uma para outra são as taxas de corretagem e a experiência de operação, considerando que cada corretora disponibiliza diferentes plataformas para este fim.

No caso da XP Investimentos, além de um home broker próprio, ela ainda conta com uma série de plataformas de negociação para traders.

Já no que se refere às taxas, você pode conferir todos os detalhes no próprio site da instituição, na sessão Custos Operacionais.

Como funcionam as taxas e impostos no day trade?

Para operar como day trader, você precisa estar ciente dos custos operacionais que essa prática envolve, que incluem taxas do governo, da B3 e das corretoras.

Também é importante considerar os cuidados necessários com o pagamento de Darf no day trade e Imposto de Renda.

Para facilitar a sua vida de trader iniciante, listamos os principais custos que você vai encontrar para operar:

  • Emolumentos da Bovespa e CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia): incidência de 0,025%, sendo 0,02% de Liquidação e 0,005% de Emolumentos;
  • Imposto de renda: o investidor de day trade deve pagar 20% de IR sobre qualquer lucro que tenha obtido no mês, independentemente do valor da negociação;
  • Taxa de corretagem: a corretagem no day trade é o valor que é cobrado por algumas corretoras pelos serviços prestados. Em corretoras como a Clear, essa taxa é zero; 
  • ISS (Imposto Sobre Serviço): incide sobre a taxa de corretagem, com alíquota de 9,65%. 

< Ainda tem alguma dúvida sobre como funciona o Imposto de Renda no day trade? Então, confira este post completo sobre o tema: Como calcular o Imposto de Renda em operações Day Trade? />

Prepare-se para começar a operar como day trader profissional

Agora que você sabe tudo sobre o que é day trade, significado, como fazer e as principais estratégias, ficou mais fácil entender como ganhar dinheiro com esse tipo de operação, não é verdade?

Como falamos acima, você vai precisar estudar muito para ter mais segurança e rentabilidade com esses investimentos, reduzindo suas chances de perda.  

E o melhor de tudo, é que a gente está aqui para te auxiliar nesta jornada de aprendizado. Confira nossos cursos focados no tema, que irão te preparar para entender o mercado e dar seus primeiros passos de forma segura e confiante: 

E se você quiser ainda mais vantagens, conheça o XPE Multi+, a plataforma de cursos da XP Educação, que oferece acesso a dezenas de cursos com uma única assinatura. Não perca esta oportunidade!

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe com seus amigos que também estão iniciando no mercado financeiro. Assim, todos ficam sabendo o que é day trade, como funciona e por onde começar.

Continue Aprendendo

spot_img