O que é nota de corretagem? Saiba como interpretar os dados!

Seu CPF está (ou estará) entre os 3,4 milhões de investidores na bolsa de valores? Se a resposta foi “sim”, “possivelmente” ou algo do tipo, você chegou ao lugar certo. No post de hoje, abordaremos o que é nota de corretagem e o motivo pelo qual ela é tão importante. 

Para adiantar, trata-se de um tipo de extrato financeiro que demonstra a movimentação da  compra e venda de ativos. Nessa perspectiva, os traders que realizam diversas operações devem redobrar a atenção para acompanhar de perto os resultados dos investimentos. 

E, se você se identifica com esse tipo de trading, continue conosco para compreender o que é a nota de corretagem. Afinal, seja para o seu controle financeiro ou para declarar o imposto de renda (IR), você definitivamente precisará saber desses detalhes. 

O que é nota de corretagem, na prática?

A seguir, temos três questões que explicam o que é a nota de corretagem na bolsa de valores. Assim, será mais fácil manter o planejamento financeiro e tributário sob controle, de modo que as contas fiquem em dia e os impostos sejam devidamente recolhidos.  

1. O que é a nota de corretagem?

Nota de corretagem é um documento que detalha a movimentação de compra e venda de ativos na bolsa de valores. De maneira similar ao extrato financeiro ou à nota fiscal, o trader poderá verificar as informações-chave de cada dia de negociação, incluindo:

  • valores gastos;
  • operações feitas;
  • preços dos ativos;
  • taxas (emolumentos);
  • incidência de tributação. 

Para facilitar o entendimento, veja abaixo um exemplo da nota de corretagem do day trade, da XP Investimentos. E, nos próximos tópicos, abordaremos a dinâmica dessa modalidade operacional, ok?

O que é nota de corretagem - exemplo XP Investimentos

2. Para que serve a nota de corretagem?

A nota de corretagem serve tanto para o controle financeiro do investidor, quanto para o planejamento tributário. Isso porque os dados deste documento serão usados para fazer a declaração do imposto de renda.

3. Quando a nota de corretagem é emitida?

Em geral, as corretoras de valores emitem esse documento na data em que a operação é efetuada. Por exemplo, quem opera no day trade (compra e venda de ativos no mesmo dia) deve declarar o imposto de renda mensalmente, além do ajuste anual que vale para todos.

Por falar nessa modalidade operacional, aproveite para baixar o “Guia de boas práticas para day trade”. Neste e-book, você descobrirá os conceitos que te ajudam a tomar boas decisões de investimentos, inclusive usando um simulador antes de começar na conta real. 

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia de Boas Práticas para Day Trade" da Xpeed School.

Como interpretar nota de corretagem? 3 dicas

Não basta saber o que é nota de corretagem, pois o mais importante é interpretá-la bem, certo? Por isso, confira três dicas para identificar os dados de forma assertiva e, depois disso, fazer seu planejamento financeiro e sua declaração do imposto de renda.

Para isso, tomaremos como base a nota de corretagem da XP Investimentos, de acordo com o Manual XP PRO:

1. Faça o download das notas de corretagem na plataforma digital

Acesse a plataforma da corretora para baixar suas notas de corretagem, conforme os dias de negociação. Por exemplo, se você operou em três pregões (períodos de negociação da bolsa de valores), confira as três notas de corretagem, sendo uma para cada dia. 

No caso da plataforma XP Pro, selecione as respectivas datas dos pregões e veja as notas completas. Em cada uma delas, você terá seus dados e os da corretora, bem como a relação dos negócios efetivados naquelas ocasiões. 

2. Identifique as operações com as letras C (compra) e V (venda)

No corpo da nota de corretagem, você verá todas as operações efetuadas no referido dia. E, se houve a negociação de ativos diferentes, eles estarão devidamente separados na lista.

Além disso, as compras aparecem com a letra “C” e, consequentemente, as vendas com a “V”. À primeira vista, isso pode parecer simples, mas isso faz diferença na hora de declarar o imposto de renda.

Antes de preencher o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) é preciso apurar o lucro ou o prejuízo. Para tal, verifique todas as notas de corretagem para calcular o custo de aquisição, isto é, o valor pago para adquirir cada ativo.

Segundo a especialista em tributação de renda variável, Alice Porto, esse é o cálculo do custo de aquisição:

O que é nota de corretagem - custo de aquisição

Fonte: Contadora da Bolsa

Resumindo, considere o seguinte cálculo para usar na declaração do imposto:

  • custo de aquisição: some o custo da compra e as taxas de corretagem;
  • venda líquida: nas vendas brutas, deduza as taxas e veja o resultado líquido;
  • resultado final: basta subtrair o custo de aquisição do valor obtido na venda líquida. 

3. Acompanhe de perto os custos das movimentações financeiras

Já o rodapé da nota de corretagem tem o resumo das movimentações de compra e venda. E isso inclui os custos operacionais, que se dividem em três seções:

  • custos da CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), que “guarda” as transações da B3. Para resumir, essa é uma medida de segurança para os investidores, garantindo a regularidade das operações na Bolsa de Valores do Brasil;
  • custos da Bovespa, lembrando que o nome da entidade foi alterado para B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). No caso, entram as cobranças que são aplicadas conforme os tipos de investimentos, incluindo as taxas de negociação, liquidação e registro;
  • custos de corretagem, que variam conforme as corretoras. Na XP Investimentos, por exemplo, houve uma redução de 75% nas taxas de corretagem. Para o day trade, a ordem executada custa R$ 2,90, enquanto o swing trade fica em R$ 4,90.   

Depois de analisar todos os custos, vale a pena refletir sobre a contratação do pacote de corretagem. Aliás, isso reduz o valor unitário das ordens de compra para day trade (compra e venda no mesmo dia) e swing trade (negociações que levam mais de um pregão).  

Para conhecer esse pacote, assista ao vídeo da XP Investimentos logo a seguir. Por sinal, essa alternativa vale para diversos ativos, como: ações, opções, ETFs (exchange traded funds) e FIIs (fundos de investimento imobiliário). Então, dê o play para conferir: 

>>> Saiba mais sobre cinco tipos de investimento em renda variável

O que é nota de corretagem? Sugestão extra 

Muito além de saber o que é nota de corretagem, é vital ampliar a base de conhecimento para investir melhor. Nesse sentido, conte com os cursos da Xpeed School, incluindo a formação  “Aprenda a investir na bolsa de valores”. Aproveite a oportunidade para refinar as estratégias e, assim, obter lucros ainda mais expressivos.

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img