Saiba o que é portfólio de investimentos e como montar um em apenas 3 passos

Quando começamos a aprender sobre o mundo dos investimentos, existem termos que nos confundem e outros que nos fascinam. O aumento da Taxa Selic é bom ou ruim? Vale a pena investir R$ 1 milhão na renda fixa? O que é CDI?

Dentre as dúvidas comuns, “o que é portfólio de investimentos” é uma que aparece sempre. Uma expressão conhecida por muitos, mas ignorada por tantos por parecer “coisa de rico”. Esse é o seu caso? Pois saiba que você pode ter uma carteira de investimentos sem ter milhões de reais na conta.

Continue a leitura para entender o que é portfólio de investimentos e aprender a montar um  com as suas economias.

O que é portfólio de investimentos?

Um portfólio de investimentos pode ser definido como um conjunto de aplicações financeiras em diferentes ativos de diferentes categorias, como Tesouro Direto, Fundos Imobiliários e Ações.

Essa estratégia, de diversificação de investimentos, tem como principal objetivo obter uma rentabilidade maior e mais segura do seu patrimônio. Isso porque é possível balancear as perdas e os ganhos entre os diferentes níveis de risco e o seu perfil de investidor.

A diversificação é tão importante que deu origem a uma das citações mais famosas do mundo dos investimentos, que é: “Nunca coloque todos os ovos em uma só cesta”. Faz bastante sentido, não é mesmo?

A especialista em investimentos e professora da XP Inc, Clara Sodré, explica no vídeo abaixo alguns truques para você ter sucesso na hora de diversificar os seus investimentos. Vale a pena conferir:

O que é perfil de investidor?

Quer entender o que é perfil de investidor de um jeito simples? Então responda qual das opções você mais prefere:

  • ganhar 15%;
  • poder ganhar entre 1% e 30%;
  • poder perder até 10% ou ganhar até 50%.

Quando uma pessoa abre uma conta em uma corretora, como a XP Investimentos, um dos primeiros passos é realizar o teste de perfil de investidor

Com ele, é possível entender a tolerância ao risco e o horizonte de investimentos, pontos essenciais que servirão de orientação para escolher os produtos melhor compatíveis com os objetivos da pessoa e preencher o seu portfólio de investimentos.

Atualmente, os perfis são separados em três grandes grupos:

Conservador

Você quer ganhar sempre, mesmo que isso signifique ganhar menos? Você se sente confortável deixando dinheiro na poupança? Se sua resposta foi sim, esses são sinais de que você pode ser um investidor com perfil conservador. 

Mas temos uma boa notícia para os conservadores: existem alternativas tão seguras quanto a poupança que oferecem maior rentabilidade. Algumas opções são Tesouro Direto, CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio).

>>>Leia também: título do blogpost xp62, cuja KW é “Investimentos seguros no brasil”

Moderado

Você está disposto a ganhar entre 1% e 30% ao invés de garantir os 15%? Pode ser que você tenha um perfil moderado. Nele, as pessoas querem segurança nos investimentos com uma pequena maleabilidade para obter melhores rentabilidades.

Agressivo

Você é “tudo ou nada”? Acredita que quanto maior o risco, maior a rentabilidade? Então essa busca por aumentar o seu patrimônio sem se preocupar com os riscos pode indicar que o seu perfil é agressivo.

Como montar um portfólio de investimentos em 3 passos?

Com uma melhor compreensão sobre o que é um portfólio de investimentos e qual é o seu perfil de investidor, você está pronto para entender a montagem e a gestão do portfólio de investimentos. Confira:

1º passo: Anote todos os seus objetivos e prazos

Entender quais são seus objetivos de curto (até 2 anos), médio (até 5 anos) e longo prazo (10 anos ou mais) é um fator de extrema importância na criação de um portfólio de investimentos.

Isso porque um investimento mais seguro e com alta liquidez pode ter uma rentabilidade menor que um título com liquidez mais baixa e risco mais alto. Ou seja, saber seus objetivos pode ajudar a aumentar o seu patrimônio.

>>> Leia também: Como organizar sua vida para começar a investir

2º passo: Analise e invista nas melhores alternativas para cada meta

Vamos imaginar que suas metas são juntar R$ 10 mil como reserva de emergência, fazer um mochilão pela Europa com sua família daqui 5 anos e se aposentar em 30 anos. Com esses três objetivos em mente, é o momento de buscar os investimentos que melhor se encaixam em cada opção.

Na reserva de emergência, por exemplo, o Tesouro Direto Selic e os Fundos de Investimento com prazo de resgate D+0 e D+1 podem ser ótimas opções graças à alta liquidez. 

Esse vídeo, do “Investimento às Claras”, aborda em mais detalhes os cuidados ao fazer sua reserva de emergência, olha só:

Já para o mochilão, os CBDs, LCIs e LCAs são opções que oferecem mais previsibilidade nos rendimentos, ou seja, mais segurança para garantir uma viagem sem preocupações.

E como a aposentadoria é uma meta de longo prazo, é sugerido um pouco mais de flexibilidade para aumentar os lucros – sempre de acordo com o perfil do investidor, claro. Além das ações, existem também Fundos Imobiliários, Fundos Multimercados, Fundos de Índice e outros. Clique aqui e conheça todos.

>>> Para saber mais sobre CBDs, LCIs e LCAs, leia: Batalha: qual a melhor opção de renda fixa entre 5 títulos?

3º passo: Acompanhe com frequência seu portfólio de investimentos

Acha que o trabalho acaba após montar seu portfólio de investimentos? Pelo contrário, agora se inicia a próxima etapa de cuidados com o seu patrimônio: a gestão de portfólio de investimentos.

Para garantir que sua carteira siga conquistando resultados que atendam suas expectativas, é importante realizar análises periódicas dos seus títulos. Isso porque seus objetivos podem mudar ao longo dos anos ou um investimento pode deixar de ter o rendimento esperado.

Entendeu o que é portfólio de investimentos?

Esperamos que com esse artigo você tenha entendido o que é e como fazer um portfólio de investimentos alinhado com suas expectativas e seu apetite por riscos e por lucros. Não se esqueça de que a diversificação é a chave para uma carteira que atenda às suas necessidades e o ajude a ter uma vida mais tranquila e segura. 

Se quiser saber mais sobre como ter e gerir um portfólio de investimentos de sucesso, clique no botão abaixo e continue a aprender com a gente!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img