O que é SEO? O guia completo para desenvolvedores web

Engana-se quem pensa que SEO é só responsabilidade do time de Marketing. Veja como os devs também podem usar essa técnica na hora da construção dos sites

Ter um site que apareça entre os principais resultados do Google é o sonho de qualquer um. Com o aumento na quantidade de domínios criados, entretanto, isso parece uma tarefa cada vez mais difícil. Mas você sabia que é possível estar entre os primeiros a partir de algumas técnicas e boas práticas? Neste contexto, saber o que é SEO é essencial.

Se você atua na área de desenvolvimento e quer saber como melhorar o desempenho do seu site para se destacar nos buscadores, está no lugar certo. Neste guia, nós trazemos o conceito do SEO e tudo o que você precisa saber para se dar bem com ele. Vamos lá?

O que é SEO?

Todos os dias, milhares de novas páginas são publicadas na internet. Os conteúdos são diversos, podendo variar de mundo pet a maquinário para obras marítimas. Ainda que muitas delas tenham abordagens diferentes, é fato que a concorrência existe. E, em meio a tantas possibilidades, como os resultados a serem oferecidos para os usuários são definidos? Por meio de estratégias de SEO.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization que, em português, significa otimização de mecanismos de busca. Quando usamos esse termo, estamos nos referindo às técnicas adotadas na tentativa de conquistar uma boa posição nos resultados exibidos pelos buscadores.

Sabe aquelas respostas que aparecem quando você digita uma dúvida? É fato: as que estão na primeira página fizeram um trabalho pautado por essas otimizações.

Para que serve SEO?

De acordo com um infográfico publicado pela empresa Oberlo no início de 2022, o Google processa mais de 8.5 bilhões de pesquisas todos os dias. Com um volume tão grande, você deve imaginar que há oportunidade para todos os sites ativos, certo? Errado.

Outro estudo, este conduzido por Rand Fishkin, um dos maiores nomes do SEO mundial, indica que mais da metade das pesquisas feitas não geram nenhum clique. Há ainda dezenas de levantamentos que revelam que cerca de 25% dos cliques se concentram só no primeiro resultado exibido. Entendeu para que serve o SEO?

Não basta ter um site bonito, se ele não tiver acessos. Atualmente, isso só acontece com um trabalho forte, tanto de quem escreve, quanto de quem desenvolve. Mas também não adianta tirar as ideias da cabeça, é preciso atender a um conjunto de técnicas. São elas que influenciam os algoritmos e que, consequentemente, ajudam a posicionar esses sites.

Em resumo, o SEO serve para ajudar sites, de modo geral, a disputarem o topo dos resultados das pesquisas, gerando maior tráfego, autoridade e conversões.

Em quais áreas a estratégia de SEO pode ser aplicada?

Antes de falar sobre a atuação do SEO, é importante dizer que ele faz parte das estratégias de SEM. O Search Engine Marketing pode ser resumido como um conjunto de estratégias de Marketing que tem como foco os motores de busca. Juntos, SEO e SEM são responsáveis por estabelecer regras para que uma página ou site esteja bem-posicionado tanto nas buscas orgânicas, quanto nas pagas.

Diante deste cenário, é comum pensar que o SEO é uma responsabilidade exclusiva dos times de Marketing quando, na verdade, ele pode envolver outras áreas. A discussão sobre como se posicionar para os clientes pode, por exemplo, envolver os times de Vendas e Produto.

Já os sites podem ser pautados, desde sua construção, pelas técnicas propostas pelo SEO. Neste caso, a atuação dos desenvolvedores é mais do que necessária.

SEO para desenvolvedores, por que utilizar?

Na maior parte do tempo, os desenvolvedores estão focados exclusivamente na qualidade dos códigos que criam. O objetivo é garantir que eles funcionem corretamente nas aplicações. Porém, quando falamos em uma estratégia consistente de negócio, essa não pode ser a única preocupação do time.

Além do SEO no Marketing Digital, é preciso estar atento às orientações de otimização associadas ao desenvolvimento. Pensar em um site tecnicamente adequado para estar entre os primeiros no Google é pensar em um trabalho construído já nos bastidores.

De nada adianta ter um texto bem escrito, com o apoio de palavras-chave, se o tempo de carregamento do site é alto, se sua estrutura não é pensada para navegação mobile ou se as URLs não são claras. É por isso que hoje a estrutura de SEO para desenvolvedores pode ser dividida em três pontos principais, que você confere logo abaixo.

As três categorias de SEO que todo desenvolvedor deve conhecer

Se você é desenvolvedor e quer saber como as estratégias de SEO podem contribuir com o sucesso do seu site ou aplicação, veja as três características mais importantes que você deve considerar na hora do projeto.

SEO Técnico

A essa altura, certamente você já sabe que entre os pilares de um site bem posicionado estão pontos como rastreabilidade, indexação, velocidade e escaneamento. O que pode não saber ainda é que o SEO técnico é a somatória desses elementos.

Quando falamos sobre ele, estamos nos referindo justamente às estruturas internas de um site. Ou seja, a tudo aquilo que é construído por trás das páginas, nos códigos e na arquitetura. Em conjunto, essas ações contribuem diretamente com um bom posicionamento orgânico dos sites nos resultados de busca.

SEO na página

O SEO na página, também conhecido como SEO On Page, está relacionado, como o nome já sugere, às otimizações feitas dentro da própria página. Isso significa o uso fluido de palavras-chave ao longo do texto, cuja estrutura responde, em títulos e subtítulos, às necessidades do usuário de maneira clara.

Além disso, o SEO On Page também consiste na estratégia de texto para as áreas como title tag, meta description e slug, que atraem o usuário para a página e indicam o conteúdo a ser encontrado nela.

SEO fora da página

Por fim, o SEO fora da página – ou SEO Off Page –, envolve todas as ações executadas fora da página. O que isso significa: outros sites que citam ou recomendam os seus conteúdos.

O objetivo do SEO Off Page é mostrar o valor de uma publicação para os buscadores. Isso porque, entre os algoritmos usados no ranqueamento, as menções e os links atribuídos por terceiros a um site é um fator relevante.

Principais aspectos de SEO que um desenvolvedor deve considerar para criar um bom site

Saber o básico do SEO é fundamental para que os desenvolvedores possam entregar páginas prontas para disputarem posições nos buscadores. Para ajudar, reunimos algumas das características mais importantes a serem consideradas nesta etapa.

Segurança

O SEO é um organismo tão importante, que até a segurança compromete seu valor. Um site mal protegido está vulnerável a ataques e manipulação de conteúdos – o que é extremamente malvisto pelos buscadores. Por isso, não se esqueça de verificar se o site possui um certificado SSL que funcione corretamente.

Códigos de resposta

Nós sabemos que nem sempre é possível prever falhas ou imprevistos. Porém, para garantir que eles não irão prejudicar o desempenho de um site ou página, é fundamental trabalhar com códigos de resposta.  

O primeiro passo aqui é verificar se suas páginas estão renderizando os códigos de servidor, como redirecionamento, erro do cliente e no servidor. Depois, uma dica é trabalhar em conjunto com o time de UX para transformar esses códigos em mais que uma mensagem de erro.

Redirecionamento

Falando em redirecionamento, um erro comum nas migrações de site é o de não sinalizar a URL antiga para a nova através do 301. Isso faz com que o usuário clique em links que não existem mais e, por isso, tenha a experiência prejudicada – assim como o seu ranqueamento.

Robots.txt

Uma maneira de evitar a sobrecarga de solicitações no site e a indexação de conteúdos de baixo valor é utilizando esse arquivo. Assim, os buscadores são orientados sobre quais páginas não devem ser incorporadas aos seus resultados.

Sitemaps

O mapa de página não é simplesmente uma forma de organizar a estrutura do seu site, mas também um recurso valioso para esclarecer aos buscadores quais são suas principais páginas, bem como as atualizações ou criações mais recentes.

URL

URLs sem hierarquia ou que não identificam o que será encontrado na página é um grande erro. O uso da palavra-chave é mais que básico para ajudar o usuário a se localizar.

Compatibilidade com dispositivos móveis

Em mundo cada vez mais mergulhado no conceito de mobile first, não desenvolver páginas e sites pautados por esse critério é outro grande erro. Antes da publicação, certifique-se com testes de que eles serão reconhecidos e validados.

Dicas uteis e melhores práticas de SEO para desenvolvedores

Dica extra não faz mal a ninguém, né? É por isso que, além das características importantes que citamos acima, reunimos também algumas dicas e boas práticas que os desenvolvedores devem considerar na hora da etapa de SEO.

TAG de título

Lembra que comentamos lá em cima que o title tag é importante na estruturação do SEO On Page? Pois é, além de ser um dos elementos lidos pelos buscadores, ele também é usado como o texto da aba do site. Você não quer que essa seja uma informação qualquer, certo?

Hoje até existem publicadores que disponibilizam esse campo para edição dos próprios redatores. Entretanto, os profissionais de tecnologia devem sempre ficar atento a essas informações no HTML da página.

Entre os pontos a serem considerados na hora da criação desse texto estão o uso da palavra-chave, o tamanho e a relevância da informação.

HTTPS

A essa altura, certamente você já sabe que HTTPS é um protocolo adicional de segurança que mantém a comunicação entre os dispositivos e os servidores mais segura. Neste caso, provavelmente também deve imaginar como o Google avalia sites e páginas que não utilizam esse recurso.

Sitemap.xml

A construção de um sitemap, por si só, já mostra aos mecanismos de busca que o site possui uma linha colaborativa quanto as buscas. Mas falando em SEO, esse mapa também ajuda na indexação das páginas, indicando para os buscadores tudo aquilo que deve ser considerado na hora do ranqueamento. Quem cria muitas páginas ou atualiza páginas antigas com frequência também pode se beneficiar desse arquivo.

Velocidade de carregamento

Não tem experiência pior de navegação que a de ficar esperando o carregamento de um site. Provavelmente, a atitude da maioria dos usuários diante disso é a de voltar para o buscador e encontrar um novo resultado. Imagine então como eles enxergam esse tipo de página.

Mobile First

Já falamos mais acima sobre esse tópico, mas é sempre importante reforçar que o conceito de mobile first veio para ficar. Hoje, o Google utiliza, inclusive, uma indexação com esse nome. Por isso, aqueles que não criam ou adaptam suas páginas pensando nos dispositivos móveis certamente são prejudicados na hora do ranqueamento.

Atualizações do Google

O Google é um organismo vivo que está sempre passando por mudanças. Se você trabalha com desenvolvimento, certamente já acompanha essas novidades. No universo do SEO não é diferente. De tempos em tempos, atualizações do Google indicam novas diretrizes para quem quer destacar seus conteúdos na primeira página. Fique atento!

Em resumo, a melhor maneira de garantir que o SEO do seu site está adequado às técnicas mais atuais é fazendo o monitoramento de performance. É assim que você pode identificar todos os pontos que eventualmente podem comprometer os resultados e a experiência do seu cliente.

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