O que é swing trade? Entenda e conheça os benefícios dessa estratégia

O mercado financeiro possui um leque de alternativas de estratégias de investimento que dialogam com os objetivos de diversos tipos de investidores. Dentre as opções disponíveis, por exemplo, você sabe o que é swing trade e como funciona essa metodologia?

Essa opção de compra e venda de ativos é basicamente um meio-termo entre as estratégias de extremo curto-prazo, como o day trade, e as de longo prazo, como o buy and hold.

Se você está ingressando agora no mundo dos investimentos e quer entender qual a melhor forma de ler e interpretar as variações de mercado, além de definir qual metodologia combina mais com seu perfil e objetivos, nós vamos te ajudar.

Nesse conteúdo, vamos te falar o que é swing trade e quais são suas principais diferenças de outras estratégias mais populares.

Ficou interessado? Leia até o fim para compreender tudo sobre o tema!

O que é swing trade?

Para sublinhar de forma mais clara como funciona o swing trade, é importante salientar os conceitos de trader e especulação.

O trader é o investidor que atua na negociação de ativos no mercados de capitais para lucros de curto prazo. A sua estratégia para conquistar ganhos é baseada na especulação de preços com o monitoramento de volatilidade de períodos que vão de algumas horas até poucas semanas.

Portanto, o trader e especulador são sinônimos para o agente de mercado que atua na compra e venda de ativos financeiros em curto prazo para, assim, ter ganhos pontuais e cobrir eventuais perdas.

Mas, nesse contexto, o que é swing trade e como funciona essa estratégia?

O swing trade é a metodologia de negociação no mercado de capitais que, assim como o day trade, utiliza a análise técnica de gráficos como fator primordial na montagem de sua carteira de investimentos e posição estratégica.

Em resumo, essa metodologia consiste na montagem de posições a partir da percepção de tendências na leitura diária de gráficos e a conclusão do processo planejado pode demorar de alguns dias até algumas semanas.

Assim, como o swing trade trabalha com monitoramento de oscilações dentro de um período um pouco mais longo que o day trade, não se faz necessário ser um especulador full time e é possível conciliar a prática com outra vida profissional distinta.

Banner com CTA para e-book modalidades operacionais da bolsa

Como funciona o swing trade? Disciplina e força mental são fundamentais

De forma geral, essa estratégia é pautada na montagem da posição no momento de ruptura e na venda dos ativos antes da chegada da linha de resistência. Nesse sentido, é essencial  que o trader respeite os resultados aferidos na leitura técnica dos gráficos até o fim.

Dessa forma, colocar ordens de stop (determinar valores mínimos e máximos para cada operação) tanto em momentos de ganhos quanto em momentos de perdas é importante. 

Assim, ele não corre o risco de ser seduzido a persistir na posição por um tempo excessivo quando tem lucros vultosos, nem fica tentado a vender antes do tempo quando perde dinheiro.

Afinal, para trabalhar com essa metodologia, é preciso entender bem o que é swing trade saber que ao lidar com oscilações e volatilidade, você pode estar suscetível a perdas momentâneas.

Mas com disciplina e estratégias bem fundamentadas e rigorosas, é possível reaver perdas momentâneas. Lembre-se de que erros de análise acontecem e determinar a ordem de stop é uma medida extremamente eficaz para que o operador trabalhe sempre com uma margem de segurança.

Inclusive, a tecnologia de inteligência de dados pode ser uma grande aliada dos traders por meio de plataformas como o Metatrader, que coleta informações gráficas em tempo real para gerar insights e orientar o planejamento para a montagem de posições.

Por fim, o retorno financeiro do swing trade é conquistado pouco a pouco a partir das operações de diversos ativos do mercado de capitais. É um trabalho de formiguinha que, de lucro em lucros, acabam por dar a rentabilidade esperada pelo investidor por meio da alta volatilidade.

>>> Entenda como a volatilidade pode ajudar nos  seus investimentos com esse vídeo do canal Investimento às Claras no YouTube:

Qual a diferença entre swing trade, day trade e buy and hold?

Agora que você entendeu o que é swing trade e como funciona essa metodologia, vamos falar um pouco das diferenças entre ela e outras práticas famosas, como o day trade e o buy and hold.

O day trade também é pautado por análise técnica de gráficos e em estratégias para compra e venda de ativos em curto prazo, gerando lucros mais rápidos. Entretanto, a margem de operação dessa prática geralmente é de apenas um dia.

Assim, como é uma metodologia que exige um monitoramento de tendência e leituras gráficas constantes, o day trade muitas vezes demanda que o especulador viva profissionalmente disso.

Já o buy and hold, também conhecido como position, é o método mais tradicional de investimento. 

Por meio de uma análise fundamentalista na qual se faz uma leitura dos fundamentos e possibilidade de crescimento das empresas a longo prazo, o investidor faz aportes pensando no retorno em meses ou anos e no recebimento periódico de dividendos.

Dessa forma, não há necessidade de um acompanhamento intenso de gráficos ou de preocupações com volatilidades pontuais. 

Quais as melhores ações para swing trade?

O trader geralmente atua em multimercados e com ativos variados para montar suas posições. Geralmente, ativos mais voláteis de renda variável, como as ações, além de ativos do mercado futuro e do mercado de opções.

Entretanto, não dá para cravar de forma categórica quais as melhores ações para swing trade. Tudo isso depende de análises técnicas diárias que mudam seus parâmetros com frequência. O fato é que a volatilidade é um grande aliado do trader, pois seus eventuais lucros estão justamente na oscilação de preços em um curto espaço de tempo. Dessa forma, quanto mais altos e baixos tiver o ativo, melhor.

No final das contas, o fato é que, tanto para o trader quanto para o investidor a longo prazo, o estudo e aprendizado contínuos são  vitais para que ele conquiste os retornos esperados no mercado financeiro.

Nesse sentido, os cursos da Escola de Investimentos e Tecnologia XP Educação pode aprimorar seus conhecimentos em renda fixa, variável ou nas principais estratégias de trade.

Banner com CTA para Trial do Multi+

Gostou do conteúdo? Entendeu o que é swing trade? Para mais conteúdos que nem esse, continue acompanhando as postagens da Xpeed e aprenda tudo sobre investimentos, independente do seu perfil ou estratégia.

Continue Aprendendo

spot_img