O que é taxa de juros? Conceito, função e consequências para a economia

Em maio de 2022, a Selic teve sua 10ª alta consecutiva, atingindo 12,75% ao ano. A projeção do Banco Central é que a taxa básica de juros atinja 13,25% ao ano até o final de 2022.

Se você não sabe o que isso significa, deve estar se perguntando: “afinal, o que é taxa de juros e como ela afeta a minha vida?”

Bom, ela diz muito sobre o cenário econômico que o país está enfrentando, o que, direta ou indiretamente, afeta a vida de todos nós.

Por isso, manter-se informado sobre o assunto é fundamental para entender como a economia funciona e, é claro, saber onde aplicar o seu dinheiro para obter o melhor rendimento em cada situação.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post explicamos o que é taxa de juros, do conceito às consequências na economia e na vida das pessoas. Entenda como ela influencia o seu dia a dia e aprenda como utilizá-la a seu favor. Aproveite a leitura!

O que são juros?

Antes de explicarmos o que é taxa de juros, é importante que você entenda o conceito de juros, concorda? Então, vamos lá!

Juros nada mais são do que o custo do dinheiro. Ficou confuso? Calma, a gente explica!

Ao solicitar um financiamento, você está tomando dinheiro emprestado do banco, correto? Mas, isso não é de graça. A instituição financeira concede o empréstimo em troca de um acréscimo ao valor inicial no pagamento: os juros, que podem ser de dois tipos:

  • Juros simples: são fixos, aplicados somente ao valor inicial, ou seja, não variam com o tempo;
  • Juros compostos: quando o percentual é aplicado tanto sobre o valor inicial, quanto sobre os juros arrecadados, aumentando exponencialmente o valor final. Por isso são conhecidos como juros sobre juros.

>>> Você pode se aprofundar no assunto lendo este post exclusivo sobre o tema: Afinal, qual é a diferença entre juros simples e juros compostos?

Na prática, o conceito de juros pode ser entendido como uma compensação pelo tempo que o dinheiro ficou emprestado. Ou seja, é o preço que um tomador de empréstimo deve ao credor por usar o dinheiro que lhe foi concedido durante um  período — por isso, podemos entendê-lo como “o valor do dinheiro no tempo”.

O que é taxa de juros?

Agora sim, podemos retornar à pergunta inicial: “afinal, o que é taxa de juros?”

A taxa de juros é o percentual que incide sobre o valor inicial. Ou seja, é ela que determina o valor dos juros que você deverá pagar ou receber.

Além de remunerar empréstimos e financiamentos, ela pode ser utilizada pelo Governo para incentivar ou conter as demandas da economia, bem como, atuar como um índice aplicado a produtos financeiros.

Isso significa que a taxa de juros também é usada como base para o cálculo do rendimento de alguns tipos de investimentos, especialmente os de renda fixa.

Como a taxa de juros influencia a economia?

A taxa de juros pode influenciar a economia de diversas formas. Para facilitar o entendimento, apresentamos a seguir dois cenários com as principais consequências da taxa de juros alta e baixa.

Cenário de alta da taxa de juros

Primeiramente, em um contexto de alta na taxa de juros, a tendência é que todas as outras taxas do mercado também subam, restringindo o acesso a crédito tanto para empresas quanto para pessoas físicas.

O nível de desemprego da população tende a subir, reduzindo a renda das famílias e, consequentemente, seu poder de consumo, o que impacta também a receita das companhias. O resultado de todos esses fatores acumulados, contribui para a redução do PIB (Produto Interno Bruto).

Porém, nem todas as consequências da alta da taxa de juros são negativas.

O reflexo na inflação, por exemplo, é diferente, já que ela acaba diminuindo. Inclusive, elevar a taxa de juros é uma das estratégias utilizadas pelo Governo para manter a inflação sob controle.

Além disso, esses momentos representam um incentivo aos investimentos em renda fixa. Isso porque, a rentabilidade de algumas dessas aplicações se torna mais atrativa, como é o caso do Tesouro Selic, cujo rendimento é atrelado à Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira.

Quer aprender como lucrar com a alta da Selic? No vídeo abaixo, Clara Sodré, especialista em investimentos e professora da XP Educação, dá dicas valiosas de como aproveitar esses momentos para aumentar seus rendimentos. Dê o play e confira:

Cenário de baixa da taxa de juros

Agora, no cenário oposto, é de se imaginar que as consequências da baixa na taxa de juros também sejam diferentes, certo?

Pois bem, em um contexto de redução da taxa Selic, a tendência é que todas as outras taxas do mercado também caiam.

Com isso, pessoas físicas e companhias têm acesso a melhores opções de crédito, o que incentiva o consumo e reduz o desemprego, aumentando a renda das famílias, que passam a consumir ainda mais.

Tudo isso, em conjunto, contribui para o crescimento econômico do país e, consequentemente, para o aumento do PIB nacional.

Porém, nem tudo são flores. Com mais dinheiro circulando, ocorre o aumento da inflação, elevando os preços e encarecendo o custo de vida das pessoas, o que, de modo geral, afeta principalmente a parcela mais pobre da população.

Além disso, com a queda da taxa básica de juros, os rendimentos de investimentos atrelados à inflação também diminuem, obrigando os investidores a buscar opções mais rentáveis. 

Como usar a taxa de juros a seu favor?

Entender o que é taxa de juros é fundamental para compreender como a economia funciona e, com isso, aprender como lidar com o dinheiro de forma assertiva, identificando e aproveitando as melhores oportunidades de investimento que o mercado oferece.

Agora, que tal se aprofundar no assunto e entender como isso tudo afeta os rendimentos de suas aplicações? Conheça o curso O Beabá Financeiro para ter uma ampla visão sobre juros, Selic inflação etc. e comece a dar os primeiros passos no mundo dos investimentos. Inscreva-se!

Continue Aprendendo

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.

spot_img