O que aprender com os podcasts sobre finanças pessoais? 8 conteúdos geniais

Entender para onde vai o seu dinheiro é uma regra importante para quem tem uma boa gestão financeira. Nesse sentido, treinar o ouvido sobre o uso saudável do dinheiro favorece para o controle das economias, por isso, os podcasts sobre finanças pessoais se tornaram um artifício indispensável.

Assim como o rádio, o podcast tem a função de transmitir informação por áudio, conectando pessoas que podem estar realizando outras funções ao mesmo tempo, mas sem perder o foco no material auditivo.

Sistematicamente, o podcast se difere do rádio, que trabalha por meio de ondas eletromagnéticas, enquanto o modelo mais recente de áudio é publicado online em plataformas como Spotify, Soundcloud e Youtube, por exemplo.

Nosso objetivo aqui é ajudá-lo a facilitar sua vida econômica, portanto, ao longo deste artigo, vamos apresentar os melhores podcasts sobre finanças pessoais. Continue com a gente!

Como você controla o seu dinheiro?

Esta parece uma pergunta comum e despretensiosa, no entanto, é fundamental para conhecer o próprio poder de consumo.  

Isso porque, de acordo com a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 48% dos brasileiros não adotam nenhum método para controlar o próprio orçamento. Ou seja, quase metade da população usa e abusa do dinheiro sem saber para onde foi.

Situação preocupante, visto que hoje existem métodos de aprendizado como vídeos, cursos, treinamentos, livros, e materiais didáticos que ensinam como ter controle financeiro e aumentar o fluxo de caixa.

Para reverter esse quadro, vamos descobrir o poder dos podcasts e como utilizá-los para o seu bem financeiro.

Por que ouvir podcasts sobre finanças pessoais?

Os dados do Ibope mostraram que no Brasil, cerca dos 120 milhões de internautas, 40% já ouviram algum tipo de podcast, o que significa uma média de 50 milhões de pessoas escutando  algum programa de rádio pela internet.

Somente por essas informações é possível constatar o poder do podcast na atualidade. Isso acontece porque com o ritmo acelerado, ao utilizar o formato você não precisa dispensar outras atividades. 

Por exemplo, você pode ouvir um podcast sobre finanças pessoais ao dirigir, durante o trabalho, no ônibus, andando na rua, ou seja, você permanece conectado independentemente das suas ações.

Além do mais, como alternativa à música os podcasts sobre finanças pessoais representam valor a quem ouve, ampliando o campo de visão sobre determinado tema como gastos desnecessários, investimentos, planejamento econômico, e muito mais.

Então, por que deixar para depois? Pensando nisso, abaixo listamos  oito dicas de podcasts sobre finanças pessoais para você começar a se aventurar no formato.

Os 8 melhores podcasts sobre finanças pessoais

1. Poupecast

A planejadora financeira Nathalia Arcuri orienta em seu canal “Me Poupe”, dicas sobre finanças pessoais, formas de pagar dívidas, investimentos e rendimento do dinheiro de curto a longo prazo, por meio de orientações próprias e entrevistas valiosas.

2. Financast

O Financast aborda com relevância temas como empreendedorismo, investimentos, educação financeira, como sair das dívidas, Taxa Selic, e muito mais, sempre com um ar descontraído para ensinar desde os mais leigos até quem já tem experiência em criar planejamento financeiro.

3. André Bona

O educador financeiro criou um site de educação financeira, cuja proposta é ensinar pessoas a lidar com o mercado financeiro. Para facilitar a compreensão dos temas, ele também colocou no ar um podcast sobre finanças e economia.

4. MoneyBar

A portuguesa Bárbara Barroso é expert no assunto sobre vida financeira, tanto que em seu podcast sobre finanças pessoais, ela passa maneiras de organização .

Em sua trajetória, a jornalista já escreveu para o jornal português Diário Econômico, teve programa de rádio sobre o assunto, escreveu quatro livros e frequentemente participa de programas de TV.

5. CBN Podcasts

Fundada pelo Grupo Globo, a rádio CBN traz podcasts de vários assuntos, como lazer, saúde, família, inclusive, economia.

6. Educação Financeira

O site de notícias G1 traz uma série de podcasts sobre finanças pessoais para ensinar e entreter o público com assuntos, por exemplo, como funciona a bolsa de valores.

7. Fala Rico

O Fala Rico é um podcast da Rico Investimentos que possui conteúdos com maior ênfase no ramo de investimentos. Aqui o ouvinte poderá se aprimorar com diversos bate-papos leves e descontraídos.

8. XP Investorcast

O XP Investorcast, da XP Investimentos, apresenta a opinião de especialistas do mercado financeiro em relação ao impacto dos investimentos e a influência do cenário econômico-político.

Além dos podcasts sobre finanças pessoais

Os podcasts sobre finanças pessoais são uma alavanca para aprimorar uma estratégia de melhorar a vida financeira, muitas vezes deixada de lado devido à correria do dia a dia.

Afinal, para conquistar mais dinheiro é preciso foco e vontade de aprender. Por isso, você pode explorar muito mais conhecimento por meio de materiais enriquecedores, de acordo com o seu propósito, ou seja, talvez neste momento você esteja mais conectado para aprender a lidar com o dinheiro, ou a buscar formatos de investimento, etc.

Aqui na Xpeed School você encontra materiais de fácil compreensão, por meio de vídeos rápidos e autoexplicativos no nosso canal do Youtube. No nosso blog, você tem a chance de ler inúmeros artigos dos mais variados assuntos, além de cursos que podem facilitar sua relação com o dinheiro.

Experimente agora cada um dos nossos serviços e comece a transformar sua vida para melhor.

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

 

Continue Aprendendo

spot_img