ROA e ROE: o que são, diferença, como calcular e analisar

No mundo dos investimentos, existem diversos indicadores para qualificar os ativos financeiros que você investe ou deseja investir, como o ROA e o ROE.

É fundamental analisar o desempenho desses ativos frequentemente, a fim de verificar se eles estão entregando a rentabilidade esperada.

Por esse motivo, neste artigo, vamos explicar como funcionam os indicadores mencionados. Acompanhe a leitura!

O que é ROA?

ROA é a sigla de Return on Asset, que significa Retorno sobre o Ativo, em tradução livre.

Ou seja, o indicador mostra a rentabilidade e a capacidade total de lucro de um ativo dentro de uma organização.

Por meio dele, os investidores podem identificar as possibilidades de lucratividade das companhias com base nos ativos demonstrados em balanço.

O que é ROE?

Já ROE é a sigla de Return on Equity, que significa Retorno sobre o Capital, em tradução livre.

Trata-se de um indicador fundamentalista que mensura a capacidade que um negócio tem de agregar valor a si mesmo utilizando recursos próprios.

Isto é, o ROE mede a rentabilidade de uma empresa ao mostrar o quanto de lucro ela é capaz gerar com o dinheiro dos acionistas, revelando seu nível de estabilidade e potencial.

Vale ressaltar que dificilmente uma organização que tenha o ROE alto durante muitos anos terá um desempenho negativo.

Qual a diferença entre ROA E ROE?

O ROE permite a avaliação da geração de valor de um negócio a partir do uso de seus próprios recursos.

Por outro lado, o ROA representa o retorno que a organização obteve com seus investimentos relacionados aos seus ativos — o total que a companhia detém entre bens e direitos.

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Como calcular ROA e ROE?

Os cálculos de ROA e ROE são bastante simples. Confira abaixo.

Cálculo de ROA

ROA = Lucro Líquido / Ativo Total x 100

O resultado deste cálculo deve ser revertido em valor percentual, e mostra eficácia de uma empresa em transformar seus ativos em dinheiro.

Esse indicador será elevado quando o lucro superar os ativos que a companhia tem, demonstrando, dessa forma, o retorno para seus acionistas.

A métrica também pode ser usada na comparação de organizações concorrentes — aquela que possui maior ROA tende a ser a mais lucrativa.

Cálculo de ROE

ROE = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido (considerando o mesmo período)

Imagine a seguinte situação: uma empresa tem lucro líquido de R$ 100 milhões nos últimos 12 meses e patrimônio líquido de R$ 500 milhões no mesmo intervalo de tempo.

ROE = 100 milhões / 500 milhões

ROE = 0,2

ROE = 20%

Este exemplo ilustra um bom ROE na escala de análise das empresas que apresentam retornos satisfatórios sobre seus capitais.

Ou seja, teoricamente, a cada R$ 100 de patrimônio líquido da empresa, é gerado um lucro líquido de R$ 20.

Mantendo esse ritmo, em cinco anos o negócio será capaz de recompor seu próprio patrimônio líquido — o que é um movimento positivo.

Como analisar ROE e ROA?

Veja a seguir como fazer a análise do resultado dos cálculos de ROE e ROA.

Análise de ROE

Como mencionamos, o objetivo do ROE é entender a capacidade de uma empresa gerar valor a partir de recursos próprios e também de acionistas.

Entretanto, por utilizar o lucro líquido de um período determinado, o indicador pode não ser preciso a curto prazo.

Pensando nisso, a primeira dica é acompanhar o histórico de resultados, para compreender como a métrica se comportou ao longo do texto.

Além disso, vale destacar que o ROE negativo de um período isolado não quer dizer, incontestavelmente, que a companhia é ruim — por abranger um ponto específico.

Por outro lado, caso se trate de um resultado frequente, indica destruição de valor, o que se torna insustentável a longo prazo.

Outro fator importante para a análise é sempre levar em consideração negócios do mesmo segmento, visto que, não faz sentido comparar lucros de instituições financeiras com empresas do varejo, por exemplo.
Cada setor possui uma realidade própria, portanto, a recomendação é fazer essas análises entre duplas.

Por fim, também é válido considerar o momento da companhia. Empresas menores e em fase de expansão normalmente possuem um ROE mais alto devido a esse estágio. Porém, simultaneamente, oferecem mais riscos em comparação à organizações já consolidadas no mercado.

Análise de ROA

Como também mencionamos, o ROA representa o retorno dos investimentos em relação ao ativo total de uma empresa.

Assim como no caso do ROE, a indicação é utilizar essa métrica em companhias concorrentes, que pertençam ao mesmo setor.

De todo modo, o primeiro fator da análise de ROA é compreender o que é capital próprio e o que é capital de terceiros.

Isso porque uma companhia pode ter um ótimo ROE, mas também ser totalmente alavancada com capital de terceiros —  o que configura um risco de alto nível de endividamento, ignorado pelo ROA.

Outro forma de uso do ROA é como um comparativo com a renda fixa. Por exemplo, caso a Taxa Selic esteja em 3% ao ano e o ROA de uma empresa for de 2%, significa que não houve compensação dos riscos do investimento.

Sendo, inclusive, melhor ter deixado o patrimônio em um título mais seguro da categoria.

Para finalizar, um cuidado que deve ser tomado ao avaliar o ROA de uma companhia é ter em mente que a fórmula não leva em consideração o valor da marca.

Sendo assim, empresas muito renomadas requerem uma avaliação mais criteriosa e cautelosa do indicador.

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