O que é Scrum? Como ele facilita a gestão de projetos ágeis?

O que significa Scrum? Como acontece na prática essa metodologia nas empresas? Descubra aqui todos os segredos desse método revolucionário

O Manifesto Agile formou as bases para o que se conhece hoje como o método ágil de gestão de projetos, que visa obter mais produtividade, eficiência e fluidez nos processos de desenvolvimento modernos. Para isso, além de saber o que é Agile e como é praticado, também devemos compreender o que é Scrum.

Na prática, o Scrum é um framework de trabalho que se baseia nas metodologias ágeis para fazer a gestão de projetos. Ele estabelece uma estrutura interativa e incremental para o desenvolvimento de um produto – seja ele digital ou não. 

Apesar do método ter nascido no mundo da Tecnologia, hoje ele é usado em qualquer tipo de projeto complexo, em que os requisitos não são plenamente conhecidos ou que podem mudar durante o desenvolvimento do produto.

Por si só, não é comum defini-lo como uma forma de realizar o gerenciamento ágil de projetos, ele funciona mais como uma ferramenta que ajuda a estruturação do fluxo operacional de uma equipe, colocando todos seus membros em um movimento contínuo e uniforme.

Para ajudá-lo a entender melhor o que é Scrum e como ele pode beneficiar suas iniciativas, nesse artigo vamos apresentar os conceitos básicos sobre essa ferramenta do método ágil e mostrar por que ela extrapolou a área de TI e hoje está presente no dia a dia de equipes diversas. Confira a seguir e boa leitura!

O que é Scrum? 

O scrum  pode ser descrito como um framework ou modelo de trabalho que serve para estruturar um fluxo contínuo de desenvolvimento dentro de uma equipe ou projeto.

Seu nome foi retirado do Rugby, onde o Scrum é um método para reiniciar uma jogada. Nele, os jogadores de uma equipe ficam posicionados ao lado de seus companheiros, apoiando uns nos outros e com a cabeça abaixada. 

Eles ficam opostos aos adversários e devem empurrá-los para que a bola, colocada no meio da pirâmide, fique ao alcance do jogador do seu time que ficou atrás da formação.

o scrum do rugby

Esse conceito indica que o esforço de cada membro da equipe deve ter as mesmas características de intensidade e direção. Além disso, eles não precisam ver o que seus colegas estão fazendo para saber o que deve ser realizado, confiando na entrega de todos para atingir seus objetivos.

Usando como base os 12 princípios do Manifesto Ágil, o Scrum é um método de trabalho que proporciona o desenvolvimento ágil e assertivo de um produto.

Quer entender melhor o que é Agile? Assista ao vídeo a seguir e conheça os 4 valores e os 12 princípios que definem essa metodologia:

Ele é estruturado em interações constantes entre os membros das equipes, entregas contínuas com feedbacks recorrentes, que proporcionam aprendizado, e, com isso, um desenvolvimento incremental e dinâmico. Desse modo, o Scrum também pode ser entendido como a evolução do método ágil de gestão.

Quais são os princípios do Scrum?

Sabendo o que é a metodologia Scrum, podemos dizer que ela tem como objetivo trazer uma nova abordagem para o desenvolvimento de produtos, oferecendo um caminho mais flexível e interativo.

Essa estrutura permite responder e adaptar-se de forma contínua ao ambiente dinâmico, possibilitando criar o melhor produto possível para os clientes – e em menor tempo.

Desde sua concepção, nos anos 90, essa importante ferramenta do gerenciamento ágil de projetos continuou sendo atualizada para se manter funcional em meio aos problemas atuais do desenvolvimento de produtos, adaptando novas tecnologias e insights, como pode ser acompanhado nas versões atualizadas do Scrum Guide.

De acordo com esse documento, a metodologia incentiva as equipes a “analisar a eficácia das suas técnicas de trabalho e as desafia a evoluir e se aperfeiçoar continuamente”. O documento vai além e define os seis princípios do Scrum:

  • Empirismo: transparência, inspeção e adaptação é a base da metodologia;
  • Auto-organização: que leva a um ambiente inovador e criativo que seja mais propício para o crescimento;
  • Colaboração: um processo compartilhado de criação de valor com equipes trabalhando e interagindo juntas;
  • Priorização baseada em valor: destaca o foco do Scrum para entregar o máximo valor ao negócio;
  • Time-boxing: gerenciar efetivamente o planejamento e a execução do projeto;
  • Iterativo: enfatiza como gerenciar melhor as mudanças e construir produtos que satisfaçam as necessidades dos clientes.

Como funciona o Scrum na prática?

É essencial compreender que a metodologia ágil do Scrum tem seu funcionamento básico definido pelo Scrum Guide, um manual de boas práticas que norteia o uso do framework, tornando-o adaptável a diversos tipos de projetos.

Para o Scrum funcionar, é necessário conhecer as responsabilidades inerentes ao modelo e ter pessoas definidas para cada uma das funções definidas pela metodologia. Além disso, é importante conhecer o significado de cada termo relevante.

Por outro lado, o uso do Scrum não demanda nenhuma ferramenta especial, embora  softwares de gestão de projetos sejam úteis para o acompanhamento das diversas etapas do trabalho.

Vamos passar sobre cada uma dessas áreas, antes de mostrar uma visão simplificada das 5 etapas de aplicação do Scrum.

3 funções essenciais em uma equipe de Scrum

Como falamos, para o Scrum funcionar, algumas funções são fundamentais para o andamento de um projeto que segue essa metodologia. São elas:

1. Product Owner

Como o nome em português sugere, ele é o Dono do Produto. É o profissional responsável por materializar as necessidades do usuário final. Assim como também é ele quem deve conciliar os interesses da empresa que está desenvolvendo. 

É uma função estratégica com poder de decisão dentro de um projeto. Ele tem a palavra final sobre os requisitos, funcionalidades e necessidades de desenvolvimento. Além disso, o profissional precisa ter um amplo conhecimento do negócio, do cliente e da empresa. 

<Gostaria de entender a fundo o papel do Product Owner em metodologias ágeis? Leia esse post: Product Owner: por que se tornar um profissional na área?/>

2. Scrum Master 

Essa função é uma espécie de maestro da orquestra. Ele é o responsável por potencializar o trabalho das equipes, orientando e facilitando a comunicação entre os times.

Normalmente é a função com mais conhecimento técnico sobre o framework. O Scrum Master ajuda a equipe a seguir os processos da metodologia, removendo os obstáculos do dia a dia de trabalho.

3. Scrum Team

É o time de desenvolvimento de um produto. Lembra do rugby? Pois o Scrum Team seria como a formação tática do esporte, com o time se movendo em campo. São eles que executam os Sprints, fazendo com que o projeto caminhe de maneira não sequencial e incremental.

O conceito se baseia em equipes reduzidas, de até 10 pessoas. Já as tarefas são compartilhadas por todos e nem sempre as ocupações originais dos profissionais são seguidas. São equipes auto-organizadas, como rege os princípios da metodologia.

Termos técnicos e etapas da metodologia Scrum

Desde sua concepção, o Scrum tem se mostrado altamente funcional e eficaz para transformar a gestão de projetos ágeis em uma realidade. Para que isso seja implementado com sucesso, é importante conhecer os termos mais comuns do seu vocabulário. Confira: 

  • sprints: são os ciclos de cada projeto, contendo uma descrição das tarefas que serão colocadas em execução e finalizadas ao longo de cada período, que normalmente compreende um mês de trabalho;
  • product backlog: produto e projeto são sinônimos nesse conceito, assim, product backlog é a listagem dos objetivos estabelecidos para um projeto de Scrum;
  • sprint planning meeting: são as reuniões realizadas no início de cada ciclo (sprint) para definição dos objetivos e prioridades descritos no product backlog;
  • sprint backlog: listagem detalhada das tarefas que serão executadas em cada sprint;
  • daily scrum: tratam-se de reuniões diárias para acompanhamento do projeto, fazendo com que todos os membros da equipe estejam cientes e alinhados sobre as tarefas executadas;
  • sprint review meeting: ao final do ciclo temos uma nova reunião para avaliar os resultados alcançados e guiar a atividade de uma equipe para o próximo sprint.

Sendo assim, de forma simplificada, o método Scrum funciona da seguinte forma:

  1. O Product Owner representa o interesse do usuário final do produto. É ele quem irá definir quais são as necessidades de desenvolvimento – e quais são as prioridades;
  2. O PO elabora uma lista de requisitos, funcionalidades, ações e atividades. É o Product Backlog – o documento que norteia o trabalho a ser executado;
  3. O trabalho é dividido em etapas, os Sprints – que são períodos de tempo curtos para os grupos de trabalho concluírem as tarefas do backlog. Pode variar, mas o usual é ter duas semanas;
  4. Ao final de cada Sprint, há a Retrospectiva (Sprint Retrospective), momento em que as equipes apresentam os resultados do trabalho e debatem como tornar o próximo Sprint melhor – é conduzida e facilitada pelo Scrum Master;
  5. A interação é constante e as equipes se reúnem diariamente para conversar sobre o andamento do projeto. Esses encontros são conhecidos como Daily Scrum;

O ciclo se reinicia com o próximo Sprint e o produto vai sendo desenvolvido e avaliado de maneira simultânea, permitindo ser melhorado ao longo do processo, de maneira mais ágil.

Onde o Scrum pode ser aplicado?

Depois de entender o que é Scrum, quais suas etapas principais e quem participa desse processo, é interessante observar como esse método ágil de gestão e execução de um projeto pode ser aplicado e em diferentes áreas.

Para isso, temos de voltar algumas casas e lembrar a relação entre o conceito de gestão de projetos ágeis e o esporte que deu nome à ferramenta, o Rugby. Os desenvolvedores que criaram as bases dos processos Scrum se inspiraram em um artigo publicado na conceituada revista Harvard Business Review em 1986.

Nele, os autores analisaram e concluíram que o processo de desenvolvimento de grandes empresas estava mudando – e notaram que todas elas usavam uma tática parecida com a jogada que no Rugby é nomeada como Scrum.

Essa técnica consiste em todo o grupo agir de maneira conjunta e coordenada, enquanto a bola passa entre os indivíduos de maneira independente.

Em outras palavras, como disseram os autores do artigo: “como no rugby, a bola é passada dentro da equipe enquanto ela se move como uma unidade até o campo”.

Com essa visão que os autores definiram como holística, o desenvolvimento se mostrou muito mais dinâmico e produtivo, tornando-se um modelo a seguir e as bases primordiais para o método Scrum.

Ou seja, tudo isso nos mostra como a metodologia ágil do Scrum pode ser aplicada em qualquer projeto para além do desenvolvimento de softwares ou produtos digitais. A técnica também pode ser utilizada para desenvolver produtos offline ou mesmo como método de gestão de projetos corporativos, como em RH ou Marketing, por exemplo.

<Leia também: Desenvolvimento Ágil de Software: tudo que você precisa saber sobre a metodologia/>

Quais as vantagens do Scrum para a gestão de projetos ágeis?

Definindo o que é Scrum e como esse método ágil pode ser aplicado em diferentes áreas de maneira funcional, podemos entender que ele permite que a gestão do projeto conquiste uma operação mais uniforme, fluida e produtiva para o desenvolvimento de seus produtos.

De modo geral, utilizar a metodologia ágil Scrum irá, além de estruturar um conjunto de regras de funcionamento, trazer uma série de benefícios para os projetos. Entre eles, destacamos:

  • Adaptabilidade e flexibilidade: são conceitos base da metodologia, que vê na imprevisibilidade uma vantagem para o processo de desenvolvimento;
  • Melhoria contínua: desenvolvimento incremental e mais assertivo, com o produto sendo avaliado ao longo do processo;
  • Geração de valor: processo iterativo permite agregar valor ao desenvolvimento, ao time e ao produto;
  • Agilidade e assertividade: o modo como o trabalho é formatado permite ser ágil e eficiente, reduzindo os custos e o tempo de desenvolvimento.

Para além dessas vantagens, aplicar o Scrum proporciona um ambiente dinâmico e criativo, em que as equipes colaboram entre si para trazer soluções.

Os feedbacks contínuos aumentam o engajamento e a motivação do time, características fundamentais em um ambiente para estimular as equipes a pensarem “fora da caixa”.

Também é relevante apontar que o Scrum pode ser utilizado como complemento de outras metodologias interessantes para o gerenciamento ágil de projetos, como o Kanban, por exemplo.

Por que se especializar na metodologia ágil do Scrum?

O manual do Scrum parece ser simples, pois tem apenas 13 páginas. Mas o guia é apenas um direcionador para o uso da metodologia ágil.

Ter um conhecimento aprofundado de diferentes técnicas é fundamental para o bom funcionamento de um projeto que seja baseado em métodos ágeis de desenvolvimento

Além disso, a área de Agile está em crescente evolução. Por isso, além de vagas direcionadas para esse mercado, especificamente, muitas outras estão exigindo conhecimentos em metodologias ágeis e o Scrum está entre as principais. 

Torne-se um especialista em métodos ágeis com a XP Educação. Aqui você encontra uma grande seleção de cursos para desenvolver o seu potencial e chegar cada vez mais longe. E mais, vem aí a 4ª edição do Agile Days, de 7 a 8 de novembro. Esse evento é um dos mais importantes sobre a metodologia Agile no Brasil e é a oportunidade perfeita para aprender com os maiores especialistas do ramo, além de obter certificados que podem abrir portas no seu futuro.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img