6 passos para você montar uma estratégia de Setup Trader

Quem faz investimentos de alto risco precisa estudar bastante para fazer suas operações. É fundamental analisar gráficos, entender conceitos, avaliar tendências e muitas outras variáveis que podem impactar os rendimentos. E se você está pensando em começar a sua jornada como trading, precisa dar o primeiro passo. Para isso, é necessário compreender o conceito de setup trader

Esse recurso é essencial para obter mais eficiência nas operações. Afinal, ter uma boa visão do mercado pode trazer ótimos resultados. Neste artigo falaremos um pouco mais sobre essa técnica, qual a importância dela, como desenvolver uma estratégia própria e mostrar algumas plataformas para auxiliar você no dia a dia. Aproveite o texto e boa leitura! 

O que é setup trader?

O setup trader é um conjunto de técnicas que pode ser utilizado no dia a dia de uma pessoa que opera day trade na Bolsa de Valores. Ele é baseado em regras que podem indicar a hora certa para comprar ou vender um ativo. Por isso, possui uma importância fundamental para quem deseja fazer esse tipo de operação. 

Geralmente, cabe ao próprio investidor estabelecer essas regras para determinar a entrada ou a saída de um papel. Essa é uma forma mais fria e assertiva para fazer as operações, uma vez que é você quem determina alguns parâmetros mínimos para tomar uma decisão. Assim, é possível operar sem se deixar levar por especulações e tendências que podem não ser confirmadas. 

Como um setup trader funciona?

O setup trader funciona por meio de uma série de fatores que são estabelecidos pelo investidor. Por isso, ele depende das escolhas do próprio trader. Portanto, é fundamental conhecer a fundo essa técnica para que os resultados sejam bons e, as perdas, reduzidas. Mas como ele funciona na prática?

Ao definir esses padrões, o investidor consegue automatizar essas regras, garantindo uma segurança maior nas operações. Ao acessar o home broker, é possível setar alguns parâmetros que, ao atingi-los, o sistema executa na hora a venda ou a compra de um ativo. Com isso, é possível deixar tudo planejado de acordo com os seus estudos. 

>>> Consistência e gerenciamento de risco são fundamentais em qualquer estratégia de investimentos. Quando falamos de day trade, então, isso é ainda mais importante. Sabendo disso, a especialista em investimentos, Ariane Campolim, e o trader Zé Rico, bateram um papo sobre isso. Confira dicas importantes de quem sabe os riscos desse mercado. Dê o play no vídeo abaixo e aproveite: 

 

Qual a importância de ter um setup trader?

Ter uma estratégia de setup trader é extremamente importante, pois é ela quem vai nortear todas as suas negociações. É uma forma mais direta de atingir os seus objetivos, sem abrir mão dos conceitos que você enxerga como fundamentais dentro das suas metas. 

Com tanta volatilidade que há no mercado, é necessário reunir o máximo de informações e dados possíveis. São eles que vão dar embasamento para as suas decisões, além de diminuírem um pouco os eventuais riscos que toda operação está sujeita a ter. 

Como desenvolver seu próprio setup trader?

Para ter sucesso utilizando essa estratégia, é necessário, além de muito estudo, bastante dedicação. Por isso, você é a única pessoa responsável por montá-la de acordo com os seus objetivos financeiros. Vale lembrar que nenhuma operação garante retorno e, mesmo com essa estratégia, ainda estamos falando de risco alto. Para ajudar a montar o seu setup, separamos algumas dicas importantes a seguir. Confira: 

Conheça seu perfil

Uma das primeiras coisas que você precisa pensar é no seu perfil de investidor. Ainda que operar em trade tenha um risco alto, há perfis dentro dessa categoria também. Por exemplo: existem traders que preferem operações mais longas e outros que têm foco em negociações mais curtas. Isso muda a forma de leitura de gráficos.

Traders que preferem negociar em um prazo menor observam sinais de entrada e saída nos gráficos de acordo com o potencial de retorno desejado. São negociações rápidas que podem ser finalizadas em questão de horas conforme o lucro planejado.

Já quem escolhe períodos mais longos precisa ficar de olho em padrões de gráfico que sugerem uma tendência de alta. Com isso, o investidor compra antes desse movimento, estabelece um preço alvo, chamado de stop, e executa a operação assim que o ativo atinge o valor planejado. Portanto, defina qual o perfil de atuação você deseja ter. 

Conheça o mercado

Este passo é importante para você aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. Essa é uma das principais formas de ter sucesso em suas operações. Afinal, identificar o que faz os preços caírem ou subirem é uma informação preciosa não só neste tipo de investimento, mas em outros formatos também. 

A lei da oferta e procura, muito comum na economia, é também aquela que rege o movimento dos preços na Bolsa de Valores. Sendo assim, é fundamental observar papéis que tenham muitos interessados, tanto em vendê-los como em comprá-los. Com essa informação em mãos, é possível ter uma ideia do que pode acontecer com o papel no futuro. Uma boa dica é acompanhar o book de ofertas da B3. 

Defina sua técnica de análise do setup trader

Após os passos anteriores, é hora de definir qual análise técnica vai ditar a sua estratégia de setup trader. Geralmente, quem atua nessas operações se baseia nas duas análises mais importantes: a técnica e a de fluxo. A primeira é quando o investidor observa o comportamento de preços por meio dos gráficos. Já a segunda analisa o fluxo de ofertas de um papel e pode mostrar eventuais tendências. 

É importante ressaltar que você não precisa escolher apenas uma e seguir sempre com ela. É possível usar as duas, inclusive ao mesmo tempo, desde que isso faça sentido dentro dos seus objetivos. Por isso, é importante estudar cada uma delas e identificar a que mais combina com o seu perfil de investidor. 

Estude onde irá aplicar o setup trader 

Além de aprender as técnicas, é importante estudar também onde você irá aplicá-las. Por isso, ao realizar suas análises, procure sempre por ativos correlacionados. Essa é uma estratégia interessante, pois você estará aplicando em mercados parecidos, mas com movimentos independentes. 

Um exemplo prático: caso você escolha investir em bancos, veja, por exemplo, as tendências de Bradesco e Itaú. Confira as principais notícias desses ativos, quem são as instituições com as maiores ofertas e faça sua estratégia baseada nos movimentos tanto de um quanto de outro. Dependendo da tendência, eles podem ter dinâmicas diferentes em um dia — ou em meses. O ideal é conhecer bem o segmento e o mercado das companhias. 

Saiba gerenciar os riscos e identificar indicadores

Esse ponto é essencial em qualquer estratégia de investimento, principalmente quando falamos em especulação. Por isso, a regra aqui é tentar minimizar a exposição, uma vez que nesse tipo de operação ela é ainda maior. Mesmo tendo um setup ajustado às suas metas e estratégias, qualquer acaso pode acontecer, dadas eventuais circunstâncias. 

Tenha em mente que, ao ser uma pessoa que opera day trade ou swing trade, você poderá sempre perder alguma coisa. Portanto, a mentalidade deve ser de perder o menos possível. Por fim, estabeleça limites para essas perdas no seu setup. Isso vai ajudar você a ter mais controle sobre isso. 

Para identificar indicadores, você precisa estudar e ter um conhecimento elevado. É preciso entender formas, desenhos, linhas e outras dinâmicas que podem oferecer respostas precisas. Todas essas análises podem contribuir para a definição do seu setup.   

Conheça as melhores plataformas 

Apesar de o home broker ser o principal canal para fazer as suas operações na Bolsa, atualmente há diversas plataformas disponíveis para quem opera day trade. Como é um tipo de operação singular, existem algumas particularidades que a forma tradicional pode não ser a mais adequada. Confira abaixo algumas que são utilizadas:

  • EasyTrader
  • Profit Plus
  • ProfitPro
  • Trade Zone
  • Rico Trader
  • Pro Trader
  • Profit Chart
  • Tryd Pro
  • MetaTrader 5
  • Cedro Fast Trader

Como operar na Bolsa com setup trader? 

Para operar na bolsa com setup trader, você vai precisar de uma conta em uma corretora. Afinal, é ela quem irá fazer a intermediação das suas ofertas no mercado. Portanto, busque uma corretora que seja capaz de oferecer tudo aquilo que você precisa. Faça uma análise prévia da empresa e confira pontos importantes, como: autorização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), acesso direto ao mercado, estrutura, bom atendimento, taxas competitivas e reputação no mercado. 

Agora que você tem um pouco mais de conhecimento a respeito da estratégia setup trader, que tal investir ainda mais em conhecimento? A Xpeed tem vários cursos que vão ajudar você na jornada da independência financeira. Em “Tudo que aprendi em 12 anos de day trade” você aprenderá técnicas para a realização de operações de day trade com ações e minicontratos. E o melhor: com quem é especialista no assunto. Faça já sua inscrição!

Campanha de um curso online sobre "Tudo que aprendi em 12 anos de day trade" da Xpeed School.

 

Continue Aprendendo

spot_img