Qual o significado dos códigos das ações? Saiba identificar os ativos na Bolsa

Entender o significado dos códigos das ações é um requisito básico para operar na bolsa de valores. Isso porque, embora pareça simples, existem diferentes segmentações que compõem um ticker — nome dado ao código das ações. 

Os tickers variam de acordo com a classificação da ação, o mercado no qual opera e as características do papel. 

Para te ajudar a desmistificar o significado dos códigos das ações e compreender a lógica por trás das siglas, preparamos este artigo. 

Continue a leitura para aprender a identificar rapidamente os papéis mais atrativos para a sua estratégia! 

Qual o significado dos códigos das ações?

Os códigos das ações são compostos por quatro letras e um número, e ficam listados no home broker no book de ofertas.

O objetivo do código de ações é auxiliar o trader na busca pelos papéis dentro do vasto universo de ações disponíveis no home broker, plataforma digital de negociação na bolsa. Também permite a identificação rápida de suas principais características (tipo de ação e modalidade de compra, por exemplo).

Além da rápida identificação do papel, o código das ações também ajuda o investidor a observar e estudar padrões dos ativos no mercado. É possível, por exemplo, visualizar a cotação de cada ativo, entender suas tendências e oscilações e identificar a natureza de cada um. 

Tipos de ações 

Para entendermos a composição das siglas da bolsa de valores, é preciso conhecer os diferentes tipos de ações disponíveis. São basicamente três os tipos de ações negociadas dentro da B3: as ações ordinárias (ON), as preferenciais (PN) e as Units.

A seguir, você vê um breve resumo de cada uma. 

ON

As ações ordinárias são identificadas pela sigla ON. Seus códigos têm o número 3 no final. Ações ON são aquelas que dão ao seu proprietário o direito de voto em assembleias de acionistas.

PN

Por outro lado, as ações preferenciais (PN), são aquelas que não dão direito a voto, mas garantem prioridade no pagamento dos dividendos. No código de ações da Bovespa, elas estão identificadas pelo número 4.

>>> Saiba mais: Diferenças entre ações Ordinárias e Preferenciais 

Entre as ações preferenciais e ordinárias também existem algumas variações que são classificadas por números que variam de 1 a 10. No tópico a seguir, você conhece o significado de cada número. 

Unit

As units representam uma mescla de papéis ordinários e preferenciais, e são identificadas pelo número 11 ao fim do ticker.

>>> Leia mais: diferença entre ações e títulos: em quais devo investir?

Significado dos códigos de ações nos diferentes mercados 

Mercado à vista

Letras

As letras fazem referência às empresas emissoras da ação, como PETR4 (de Petrobras), VALE3 (de Vale), ITUB4 (Itaú Unibanco) e AZUL4 (Azul).

Números

Os números identificam o tipo de papel que a ação representa, como as acima mencionadas ações ordinárias, preferenciais e units. 

Veja um resumo da classificação numérica das ações no Mercado à Vista (modalidade de mercado onde são negociados valores mobiliários e ouro, ativo financeiro, cuja liquidação física (entrega do ativo pelo vendedor) e financeira (pagamento do ativo pelo comprador) ocorrem, no máximo até o 3º dia após ao da negociação):

1 – Direito à subscrição de uma ação ordinária

Os códigos com final 1 dão o direito à subscrição de uma ação ordinária. A subscrição garante aos atuais acionistas de uma companhia o direito de adquirir, com preferência, novas ações emitidas por ela na mesma proporção da posição que já detém.

Logo, quando o investidor detém o direito de subscrição com final 1, por exemplo, ele pode comprar uma ação ordinária com prazo e preço predeterminados.

Caso não queira exercer o direito de subscrição, o trader também pode vender o direito de compra para terceiros no mercado secundário.

>>> Saiba mais sobre o Mercado Secundário

2 – Direito à subscrição de uma ação preferencial

Os códigos com final número 2 também dão direito à subscrição, mas para a compra de uma ação preferencial.

Caso o trader não queira exercer o direito de subscrição, também é possível que ele venda esse direito de compra para terceiros no mercado secundário.

3 – Ação ordinária

O final 3 indica que o papel correspondente ao código é uma ação ordinária – com direito a voto, como pontuamos no tópico anterior. 

4 – Ação preferencial

Os códigos com final 4 indicam que o papel é uma ação preferencial. Isso significa que o detentor do papel tem preferência no recebimento de dividendos,

5, 6, 7 e 8 – Ações preferenciais de classes diferentes

Códigos com final 5,6,7 e 8 indicam que as ações são preferenciais, mas pertencem a classes diferentes: classes A (PNA), B (PNB), C (PNC) e D, (PND).

Não há uma definição universal para as classes de ações. Por isso, para conhecer as características atribuídas a cada uma, é importante buscar o Estatuto Social da empresa em questão. 

9 – Recibo de subscrição sobre ações ordinárias

Ao obter o direito de subscrição de uma ação ordinária, o direito com código final 1, antes de entrar em sua carteira como uma ação ordinária, torna-se final 9, representando um recibo de subscrição, que indica que ela já pode ser negociada pelo preço predeterminado.

10 – Recibo de subscrição sobre ações preferenciais

Os códigos com o final 10, assim como os de final 9, indicam o recibo de subscrição, mas de ações preferenciais.

11 – BDRs e Units

Os códigos de final 11, na maioria das vezes, servem para indicar que os papéis são BDRs (Brazilian Deposit Receipts – Certificados de depósitos de ações de companhias do exterior) ou Units, como apresentado no tópico anterior. 

Códigos no mercado de opções

Para operar no mercado de opções — que garante ao investidor o direito, por um período determinado, de comprar ou vender um ativo – geralmente ações – por um valor predeterminado em uma data específica no futuro — também é preciso saber os tipos de códigos utilizados nas operações de compra e venda.

A lógica é semelhante à do mercado à vista: as 4 primeiras letras identificam a empresa emissora. No entanto, há, ainda, uma quinta letra, que aponta o mês de vencimento de acordo com a opção de compra ou venda. Por fim, há o número que indica o strike (valor de venda ou compra).

Exemplo: VALEB18

Veja, no vídeo abaixo, como funciona o mercado de opções: 

Mercado fracionário

Já no mercado fracionário, a lógica das 4 primeiras letras se mantém, porém, o complemento é da letra F, após a indicação numérica, apontando que o ativo é negociado neste mercado.

Exemplos: PETR4F

>>> Saiba mais: como comprar ações fracionadas

Mercado a termo

No mercado a termo, os códigos das ações também são parecidos com os do mercado à vista. O diferencial é o acréscimo da letra T, que aponta que o papel é negociado no mercado a termo.

Exemplo: PETR4T

Exemplos reais: códigos das ações na prática 

Uma boa forma de exercitar seu entendimento sobre o significado dos códigos das ações é acompanhar as cotações na B3.

Você pode fazer isso utilizando o seu home broker. Caso ainda não tenha criado um perfil na corretora de sua preferência, consulte o portal Infomoney

tabela-infomoney

(Fonte: Infomoney – Acesso em: 23 de março de 2022)

Mais sobre o mercado de ações 

E aí? Conhecer mais sobre o significado dos códigos das ações te deu ainda mais vontade de se especializar nesse tipo de investimento?

Então, prepare-se: temos boas notícias! 

Nós podemos te ajudar a orientar a sua jornada para o entendimento do mercado de ações e suas particularidades. A indicação é o curso Aprenda a Investir na Bolsa de Valores. Um curso introdutório e completo, com 5 horas de carga horária e módulos sobre: 

  • Conceitos básicos sobre o mercado de ações; 
  • Bolsa de Valores e escolas de análise; 
  • Ensinamentos práticos para investir em ações. 

Inscreva-se e comece agora mesmo a desbloquear conhecimentos sobre os investimentos em Day Trade e todas as suas potencialidades!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

 

* Foto de capa de Jeremy Bezanger em Unsplash

Continue Aprendendo

spot_img