Entenda como funciona um Squad em um Scrum ágil

O passo a passo para ter um resultado de sucesso no seu projeto ou criação de produto

Ter equipes cada vez mais engajadas e eficientes é o objetivo da maioria das empresas. Quando seus colaboradores estão trabalhando com o melhor desempenho e juntos, os resultados são mais fáceis de serem alcançados. Por isso, o Squad Scrum tem sido uma metodologia ágil buscada pelas organizações. 

Mas o que é uma metodologia ágil? Nada mais é do que uma forma de conduzir projetos com maior rapidez aos processos e conclusão de tarefas, além de ter mais flexibilidade, organização e interatividade.

O Squad Scrum é um método dentro dessa estratégia que pode trazer benefícios aos profissionais. 

Para saber mais, continue a leitura e descubra os principais pontos sobre esse processo e como trabalhar com ele na sua rotina. Confira!

O que é Squad?

Com a tradução do inglês para “pelotão” ou “esquadrão”. O termo Squad significa um time multidisciplinar que tem o objetivo de resolver problemas específicos em um projeto

Ou seja, são diversos profissionais, de áreas diferentes, que juntos desenvolvem ações para chegar a um resultado final satisfatório. Tudo em busca do sucesso da empresa. 

Normalmente, ele é composto por 6 a 12 profissionais, e com grande autonomia para tomadas de decisões. 

Por exemplo, uma empresa precisa criar um produto para vender. Então, reúne profissionais de marketing, tecnologia, user experience e gestão para atuarem juntos e formularem a ideia. 

Mesmo com essa autonomia de comunicação e desenvolvimento, é importante ter um líder para que conduza as prioridades e todo o andamento.

O que é Scrum?

O Scrum é uma metodologia ágil a fim de estruturar equipes a trabalharem juntas, como um time de rugby. A ideia é estimular essas pessoas a aprenderem juntas com as experiências, se organizarem e resolverem um problema após reflexão de hipóteses.

Ele é realizado a partir de pequenos ciclos de atividades, sendo que essas divisões são os chamados Sprints, onde cada um se reúne para definir as etapas do projeto e o tempo destinado a cada tarefa. 

Gráfico de Squad Scrum.

Qual a definição de um Squad Scrum?

Ao juntar os dois conceitos, surge o Squad Scrum, unindo o melhor da metodologia ágil a um processo de colaboração de uma equipe. Percebe-se que ambos coincidem bastante, já que proporcionam mais eficácia, produtividade e colaboração no dia a dia.

Então, a ideia do Squad Scrum é utilizar uma equipe menor, entre 6 a 10 pessoas em cada time, para criar a solução planejada. 

Com a metodologia ágil você mantém o cliente próximo desde o início e o faz participar do projeto durante as entregas iniciais até o resultado final.

Uma informação relevante é que nele não existe uma divisão tradicional relacionada aos cargos ou papéis, como gestor, programador, redator, etc. Todos são encarregados de tarefas, mesmo que cada um de acordo com sua habilidade, mas sem denominação exata. 

Como o Squad Scrum é construído?

Dentro do processo de Squad Scrum existem três papéis fundamentais para funcionar. São eles:

Product Owner

É o responsável por definir a direção do projeto a partir dos objetivos que foram criados. 

Este profissional tem clareza sobre o negócio, as equipes e o que está sendo desenvolvido. Assim, ele comunica todas as necessidades para a equipe e garante que o produto ofereça o máximo de valor para a empresa e usuários.

Scrum Master

O Scrum Master é o líder, aquele que vigia e garante que a equipe está seguindo tudo que foi recomendado pela metodologia ágil.

Além disso, ele também pode remover qualquer impedimento de produtividade, sendo um aliado do Product Owner no planejamento do trabalho.

Se o processo está ocorrendo bem é devido ao trabalho do Scrum Master.

Desenvolvedores

Aqui estão as pessoas com as habilidades necessárias para construir o produto conforme previsto pelo Product Owner. Logo, eles determinam como será realizado o trabalho e os executa, com características de organização e multidisciplinaridade.

Vantagens de se trabalhar com Squad e Scrum

Com tantas funcionalidades, fica fácil identificar as vantagens do Squad Scrum. Confira as 6 principais:

Autonomia

Como são diversas pessoas trabalhando para um objetivo e resultado comum, é necessário grande autonomia de trabalho. 

O Squad tem autonomia suficiente para decidir o caminho a percorrer para que se consiga desenvolver o projeto em questão, desde que siga o que foi planejado no processo. Mas a forma que será feito cada um sabe de si.

Essa autonomia permite tomada de decisões mais rápidas e maior capacidade de criação e inovação.

Agilidade

Com essas divisões do Squad Scrum, há maior organização e agilidade nos processos. Ainda mais porque não precisa ficar passando cada ideia para um coordenador ou gestor, todos em conjunto já sabem o que fazer e realizam as tarefas. 

Produtividade

Uma vez que o trabalho se torna mais ágil, também há maior produtividade. Como todo o planejamento é realizado em conjunto, há uma economia de tempo para fazer outras reuniões ou brainstormings, já que todos ficam na mesma página com suas determinadas funções. 

Engajamento

Com autonomia e planejamento vem o engajamento. Essa confiança em dar liberdade aos colaboradores ao fazer o trabalho transmite essa sensação de pertencimento e, consequentemente, interação e satisfação.

Colaboração

Por mais que se preze a autonomia, é necessário colaboração constante. Lembre-se que “duas cabeças pensam melhor do que uma” e um depende do outro para trabalhar.

Mais capacitação do time

Permitir a autonomia também possibilita que os colaboradores se desenvolvam mais de maneira profissional e pessoal. 

Afinal, como trabalhar com metodologias ágeis?

Logo, o Squad Scrum é uma metodologia de projetos muito eficiente para as empresas, principalmente para profissionais ligados à tecnologia da informação. 

Sua construção é realizada de forma que agilize o processo, ganhe mais produtividade e resultado no final. 

Agora que você entendeu o conceito, que tal saber como trabalhar com essa metodologia no seu cotidiano profissional? Conheça nosso bootcamp de Product Management e veja como alinhar o Squad Scrum a sua realidade. 

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img