Início Site Página 45

O que é CPA-20 e para que serve? Confira tudo sobre essa certificação!

Para entrar no mercado de trabalho é necessário cada vez mais habilidades e experiências, pois assim você tem mais probabilidade de conseguir os melhores cargos. Dentro dessa linha de certificações necessárias, existem algumas da ANBIMA muito solicitadas para algumas funções, como é o caso da CPA 20

Você já ouviu falar dessa certificação? Se é da área de de produtos e investimentos é importante saber sobre o que é essa especialização e como ela pode agregar na sua carreira. 

Confira neste artigo mais detalhes sobre a CPA 20, as certificações da ANBIMA e como ter o seu certificado vai possibilitar um avanço na sua carreira profissional.

O que é certificação CPA-20?

A Certificação Profissional ANBIMA Série 20, conhecida como CPA-20, é um tipo de habilidade destinada aos profissionais que atuam na área de distribuição de produtos de investimento.

Ela é uma das muitas certificações que essa associação disponibiliza com o intuito de melhorar o currículo dos profissionais para concorrer e desempenhar funções específicas no mercado. 

Vale ressaltar que a CPA 20 é destinada a clientes dos segmentos de varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais, agências bancárias e plataformas de atendimento. 

É como se ela validasse a atuação do profissional da área e, por isso, é tão necessária em algumas organizações.

O que é ANBIMA?

Selos das certificações CPA-10, CPA-20 e CEA da ANBIMA.

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA) é uma organização que representa as instituições do mercado de capitais brasileiro

Seu intuito é fortalecer esses segmentos de modo geral, entendendo as demandas para as instituições financeiras e criando métodos para especializar os profissionais interessados por esse nicho de atuação. 

Assim, ela é responsável por atuar em quatro pilares relevantes. São eles:

Representar

Conforme dito, representa as organizações frente à sociedade civil e ao Estado. 

Autorregular

Ela dá autorregulação ao mercado para estabelecer normas e regras para o setor. Isso tem relação com a qualidade do serviço entregue, a credibilidade e ética existentes no setor financeiro. 

Informar

Trabalha com a divulgação de informações para o nicho e para a sociedade em geral.

Educar

Atua no processo de educação dos agentes envolvidos no setor. Daí que entram as certificações, como é o caso da CPA 20, promovendo a especialização dos atuantes do setor.

Para que serve essa certificação?

Aqueles que têm o certificado da CPA 20 têm autorização e experiência para atender clientes recebendo uma maior renda, e permite que os profissionais possam se desenvolver ainda mais na carreira.

Em resumo, essa certificação é uma maneira de mostrar os conhecimentos necessários para os produtos financeiros mais sofisticados, bem como saber como lidar com as fraudes financeiras dentro de bancos e outras instituições do mercado.

Ela dá credibilidade ao profissional, já que indica às instituições financeiras que ele possui um alto conhecimento sobre o mercado financeiro e garantia de mais qualidade em suas atividades. 

Além disso, outras vantagens são:

  • Ser pré-requisito para atuar em algumas instituições financeiras;
  • É um diferencial no mercado financeiro;
  • Valida a qualificação do profissional financeiro.

Como tirar CPA-20?

Para retirar o certificado você precisa prestar um exame que consiste em uma prova de conhecimentos da área bancária voltada aos profissionais que desejam atuar no segmento de alta renda.

Mas afinal, como funciona o exame?

A prova aborda temas do mercado financeiro em geral, sendo 60 questões, divididas em sete módulos. 

Segundo site da ANBIMA, os temas são:

  • Sistema Financeiro Nacional e Participantes (5% a 10%);
  • Compliance legal, Ética e Análise do perfil do investidor (15% a 25%);
  • Princípios Básicos de Economia e Finanças (5% a 10%);
  • Instrumentos de Renda Variável, Derivativos e Renda Fixa (17% a 25%);
  • Fundos de Investimentos (18% a 25%);
  • Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL (5% a 10%);
  • Mensuração e Gestão de Performance e Risco (10% a 20%).

Para realizar é preciso fazer uma inscrição e pagar uma taxa que difere entre os associados (R$ 396) e não associados (R$ 475). Assim, a data e o horário de agendamento do exame podem ser escolhidos pelo candidato no calendário disponível no momento da inscrição.

A aprovação é constatada se o candidato obter no mínimo 70% de aproveitamento, desde que realize o exame em até 2 horas e 20 minutos.

Aqueles que não puderam comparecer ou não passaram, podem reagendar a prova dentro do período de 8 dias antes de sua aplicação, ou realizar uma nova inscrição e pagamento da taxa.

Todas essas informações e como fazer a inscrição você acessa no site da ANBIMA.

Para quem se destina a certificação?

Também conforme o site da associação, o CPA 20 é destinado aos:

  • Profissionais que trabalham em instituições que seguem nosso Código de Certificação;
  • Profissionais que trabalham em instituições financeiras em geral, mesmo aquelas que não aderiram ao código;
  • Estudantes e profissionais de autarquias ou órgãos públicos.

O diferencial é que quem conquista a Anbima CPA-20 também pode exercer as funções daqueles que têm a CPA-10. 

Quais os requisitos para obter a CPA-20?

Informações sobre horário, quantidade de questões e média de aprovação da certificação CPA-20.

A certificação serve para qualquer profissional que deseja trabalhar na área. Apenas é recomendado que ele se prepare antes de realizar o exame e domine assuntos relativos aos sete grandes temas citados anteriormente, e claro: acertar 70% da prova.

Diferença entre CPA 10 e CPA 20

Enquanto a CPA 10 é voltada para os profissionais que desejam atuar na venda de produtos financeiros de investimento, a CPA 20 é uma certificação superior.

Ela permite que o profissional exerça as mesmas atividades da CPA 10 e ainda possibilita sua atuação na manutenção da carteira de investimentos de clientes pessoas físicas ou jurídicas dos segmentos de Alta Renda, Private, Corporate e Investidores Institucionais.

Portanto, a CPA-20 têm suas vantagens sobre a CPA-10, tanto na questão de remuneração quanto na certificação e no conhecimento.

Onde o profissional certificado pela CPA-20 pode atuar?

Os certificados na CPA 20 podem atuar em diversos lugares relacionados ao atendimento de produtos financeiros, sendo os principais:

  • Caixa de banco;
  • Atendente Comercial;
  • Agente Comercial;
  • Assistente de Gerência;
  • Assessor de investimentos;
  • Gerente de Contas;
  • Analista de mercado;
  • Trader.

Portanto, é uma especialização essencial no ramo dos investimentos. Você planeja se aprimorar nesta área? Na Faculdade XP temos um curso de pós-graduação que vai lhe ajudar a se formar para essas funções antes de tirar sua própria certificação. Saiba mais sobre o MBA de Investimentos e Private Banking.

Tipos de banco de dados: quais as suas particularidades?

Entender quais são os tipos de banco de dados mais populares e relevantes do mercado é essencial para aqueles profissionais que desejam imergir no mundo do desenvolvimento e da tecnologia. 

Caso você não seja uma dessas pessoas, entenda que com o avanço tecnológico, termos como banco de dados e os seus nomes próprios serão muito comuns. 

Chegou a hora de começar a aprender. Vamos conhecer os diferentes tipos de bancos de dados juntos!

Entenda o que é banco de dados

Você provavelmente já leu ou ouviu o termo banco de dados, mas você sabe do que isso se trata? 

Em suma, um banco de dados funciona como um sistema que coleta, armazena e provê informações que são consultadas por meio de dados. 

Você deve estar pensando: dados e informações são a mesma coisa? 

Na realidade, não. Veja as diferenças entre eles: 

  • Dados: informações brutas ou puras, ou seja, elementos ainda não tratados e de maneira isolada não têm significado nítido;
  • Informações: conjunto de dados devidamente analisados, assim, possuem significados objetivos e ajudam nas tomadas de decisão.

Ficou claro? 

Bom, no mundo da tecnologia, quando falamos de dados, quase que automaticamente, falamos de bancos de dados, já que, para a internet funcionar, por exemplo, muitos bancos de dados conectados funcionam nos bastidores. 

Já deu para perceber que não existe apenas um banco de dados, não é? Hoje, iremos conhecer 10 tipos de banco de dados. 

10 Tipos de banco de dados 

Chegou a hora de conhecermos os tipos de bancos de dados! Vamos lá! 

1. Banco de dados Relacional

Eles são os mais presentes no mercado e são populares porque têm alta confiabilidade de informações e facilidade no armazenamento. 

O seu funcionamento se dá através do armazenamento de dados em colunas com a sua descrição nas linhas e atributos. 

Além disso, atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade (ACID), são os pilares que formam a importância desse tipo de banco de dados.

Sistemas CRM e ERP são dois exemplos de bancos de dados relacionais.

Outra característica forte dos bancos de dados relacionais é a linguagem, que se baseia no Structured Query Language, mais conhecido por SQL, auxiliando, assim, na facilidade de uso dessa categoria de banco de dados, já que a inserção dos mesmos é tranquila e recuperável. 

2. Banco de dados Não-Relacional

Falamos do relacional, agora é a hora de conversarmos sobre o banco de dados não-relacional ou banco de dados NoSQL, como também é chamado. 

Ele é utilizado quando se é preciso trabalhar com dados como vídeos, imagens e/ou gráficos, que não podem ser dispostos em tabelas. Esse tipo de banco de dados, por sua vez, tem alto desempenho e, por consequência, é bem valorizado pelos seus usuários. 

O que diferencia o banco de dados não-relacional dos relacionais é que, no caso do primeiro, não é necessário o uso de um sistema de relacionamento, enquanto o segundo precisa desse uso. 

Além disso, enquanto a linguagem do relacional é a SQL, a linguagem oficial do não-relacional é a Not Only SQL, ou NoSQL, que significa “não apenas SQL”.

Interessante, não é? 

Dados são armazenados de forma diferente entre os tipos de banco de dados
É importante conhecer e estudar os diferentes tipos de banco de dados para determinar qual será o melhor para o seu projeto.

3. Banco de dados em cloud

Conhecidos, também, por banco de dados em cloud computing, ele é um banco que funciona como uma base de dados que, para ser acessada, precisa de uma conexão de internet. Ou seja, as informações são armazenadas localmente!

É importante citar que o sistema funciona como um serviço, ou seja, o contratante precisa pagar algumas taxas, taxas essas que contam com diversas funcionalidades, além de que, o gerenciamento e manipulação dos dados é feito pelo provedor.

4. Banco de dados orientado para objetos

Aqui, a estrutura do banco de dados é voltada para objetos. Assim, as informações são dispostas em blocos e têm identificadores. 

Pode ser parecido com o banco de dados relacional, a diferença é que nesse tipo de banco de dados orientado para objetos, conseguimos encontrar uma tabela com linhas e colunas.

5. Banco de dados distribuído

Imagine uma rede de nós. No banco de dados distribuído, a sua constituição é formada por essa rede! Sendo assim, cada um dos nós representa um computador, que está em um diferente espaço.

A facilidade e vantagem que esse tipo de banco de dados apresenta é a facilidade na recuperação de informações, já que, enquanto nos outros bancos a base de dados é toda centralizada, ou seja, são vulneráveis a perdas irreversíveis, aqui os nós conseguem compartilhar essas informações, auxiliando na recuperação.

6. Banco de dados gráfico

São usados em redes sociais, por exemplo, por lidarem com dados bem interconectados. 

Nesse tipo de banco de dados, estruturas complexas são armazenadas e as informações ficam interligadas por gráficos de conexão, assim, a informação importa mais que a própria estrutura.

7. Banco de dados de código aberto

Você provavelmente já ouviu falar em open source ou código aberto, não é?

Bom, nesse tipo de banco de dados, as vantagens do código aberto se fazem presente: pode ser distribuído e reutilizado.

O MySQL, o PostgreSQL e o MongoDB são alguns exemplos desses tipos de banco de dados.  

8. Banco de dados operacional

Podem ser configurados com NoSQL e até com dados relacionais. 

O que é importante aqui é o objetivo que, por sua vez, se concretiza na permissão da modificação dos dados em tempo real pelos usuários.

Enquanto bases de dados tradicionais precisam de lotes de informações para serem processadas e tudo acontece em grupo, no banco de dados operacional o usuário pode editar, adicionar e remover dados quando quiser.

9. Banco de dados comercial

Esse é bem simples de exemplificar: é qualquer banco que é projetado por uma empresa comercial.

A maior característica que define um banco de dados comercial é o fato de que os usuários pagam para utilizá-las, divergindo das bases de dados open source, por exemplo.

Mas por que isso acontece? Simples: as empresas desenvolvem ótimas bases de dados, cheias de recursos e as vendem. Esse é o negócio!

10. Banco de dados pessoal

Se um banco de dados é projetado para uma pessoa, unicamente, ele é um banco de dados pessoal. As suas características são: 

  • Armazenamento: computador pessoal;
  • Design: simples, com apenas algumas tabelas;
  • Operações: são simples, já que esse tipo de banco de dados não é adequado para operações complexas ou grande quantidade de dados.

Exemplos banco de dados mais utilizados no mercado 

Alguns exemplos mais utilizados no mercado são: 

Como escolher os melhores tipos de banco de dados para trabalhar?

Estudando muito, entendendo a tecnologia que precisa para alcançar o seu objetivo e se mantendo atualizado e focado no mundo Data Science. E nós te ajudamos! 

No bootcamp Analistas de Banco de Dados você aprenderá muito sobre bancos de dados relacionais e não relacionais, modelagem de dados, as principais linguagens para criação de estruturas e muito mais. Seja um profissional requisitado! 

Não sabe como pedir aumento de salário? Confira 5 dicas!

Uma das principais dúvidas de um profissional é de como pedir aumento de salário. Mais do que isso: é saber qual o momento certo. Portanto, se preparar para ter essa conversa com o seu gestor é essencial. Antes do papo, porém, é necessário reunir o máximo de informações possível. Elas podem mostrar de forma objetiva o quanto você merece essa valorização. 

Para ajudar, separamos neste artigo algumas dicas importantes para esse processo. Aqui você encontrará informações sobre o momento certo de pedir um aumento, além dos cinco passos mais importantes para chegar neste objetivo. Se isso é o que você está procurando, então aproveite o texto e boa leitura!

Qual o momento certo para pedir um aumento de salário?

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que não existe uma receita certa para esse momento, uma vez que uma série de variáveis podem ser levadas em conta. Uma delas diz respeito ao momento da empresa.

Muitas vezes, mesmo que você tenha um bom desempenho individual, a companhia pode, por exemplo, não ter batido as metas planejadas. Portanto, entenda este cenário antes de pedir uma conversa. 

Outro ponto importante diz respeito ao seu tempo de casa. Embora isso não tenha que ser um fator primordial, muitas companhias colocam um prazo mínimo para uma promoção. Geralmente, esse tempo pode ser de um ano ou mais. Com isso, se você foi contratado há pouco tempo, a chance de ter um aumento é bem pequena. 

5 passos para pedir um aumento de salário e conseguir

Para ajudar você a se preparar para a hora de pedir um aumento salarial, separamos a seguir 5 passos importantes. Confira:

#1. Prepare seus argumentos

Como já mencionamos, é importante preparar o seu argumento para esse papo. Reúna, por exemplo, as suas principais realizações durante o período que você esteve no cargo atual. Uma dica importante é mostrar para o seu gestor algumas atividades executadas que não estavam dentro do escopo da sua função, mas que mesmo assim você entregou. 

Uma outra dica é mostrar projetos que não estavam planejados, mas que você sugeriu e, consequentemente, trouxeram bons resultados para a companhia. Lembre que seus argumentos precisam ser convincentes. Durante a conversa, tente não personalizar demais as realizações, pois pode passar a ideia de prepotência. Portanto, mostre sempre que a sua intenção foi realizar algo em prol do time e da empresa.

#2. Avalie o cenário do mercado de trabalho

Muitas vezes, embora a sua performance tenha sido boa ao longo do período, outros fatores podem impactar na hora de pedir um aumento. E um dos principais é com relação ao momento do mercado de trabalho.

Em alguns segmentos, sempre existem oportunidades que podem fazer com que você melhore o seu salário. Em outros, porém, as vagas são mais restritas. O ideal, nesse caso, é avaliar o cenário. 

Na área de TI (Tecnologia da Informação), por exemplo, historicamente há uma necessidade de profissionais no mercado. A demanda por vagas nesse segmento é grande, o que impacta na oferta de oportunidades. 

Essa circunstância pode ser um diferencial na hora da conversa. O gestor sabe que um mercado aquecido pode significar a perda de um profissional. Entretanto, caso a empresa onde você está não consiga o aumento desejado, buscar uma nova oportunidade pode ser uma boa opção para você se sentir valorizado.

#3. Nunca fale sobre problemas financeiros

Um dos principais erros na hora de pedir um aumento é trazer problemas pessoais para a conversa, principalmente financeiros. Ter uma dívida grande, estar esperando um filho ou situações parecidas precisam estar fora do foco neste momento. Esses argumentos não são suficientes para convencer o seu gestor, que precisa analisar, entre outras coisas, a sua performance como profissional.

#4. Torne seus conhecimentos um diferencial para ganhar seu aumento

Importante levar para a sua conversa os conhecimentos técnicos que você possui. Entretanto, mostre ao seu gestor que você evoluiu desde que entrou na empresa. O aprendizado de hard skills – e até mesmo de soft skills – são importantes. Ao levar esses pontos, o seu chefe poderá avaliar a evolução profissional e levar isso em conta. 

Por isso, ao longo da sua jornada, tente se manter atualizado sobre o seu segmento de trabalho. Estude as novidades, faça cursos de especialização e traga, com eles, inovações que não estão sendo implementadas na companhia. Isso pode ser um grande diferencial.

#5. Peça um aumento compatível com a realidade

Embora todos queiram uma valorização que faça a diferença no fim do mês, é necessário ter prudência na hora do pedido. Evite fazer propostas mirabolantes e que estejam fora da realidade.

Se você pedir uma valorização de 50% do que você ganha, pode ser um grande tiro no pé. Portanto, estude cenários plausíveis e viáveis. Faça simulações e mostre abertura para negociações que possam ser boas tanto para você como para a empresa.

Dicas extras: como conseguir um aumento de salário sem pedir

Além do passo a passo que mostramos, separamos também outras duas dicas extras que podem ser muito úteis na hora de pedir um aumento. Confira:

Dica 1: verifique a possibilidade de trocar benefícios por um aumento em dinheiro

Em algumas empresas, benefícios como vale-refeição ou alimentação são pagos por meio de cartões específicos para essa finalidade. Entretanto, em determinadas companhias é possível negociar o pagamento desses valores diretamente no salário. Com isso, você pode usar o dinheiro como complemento de renda. Vale ressaltar, contudo, que essa não é uma prática de mercado. Por isso, avalie junto à empresa se isso é possível ou não.

Dica 2: certifique-se que você recebe todos os seus direitos estabelecidos no contrato de trabalho

Muitos profissionais não têm pleno conhecimento dos seus direitos trabalhistas. Um bom exemplo é com relação às horas extras.

Algumas empresas que não têm a marcação de ponto implementada simplesmente não pagam as horas, mesmo que você as tenha feito. Isso pode ajudar a complementar a sua renda no fim do mês. Por essa razão, mesmo que pareça burocrático, veja em seu contrato o que você pode exigir como direito. 

Agora que você já sabe como pedir aumento de salário, que tal aprender a cuidar melhor do seu dinheiro? Aqui na Faculdade XP você encontra uma série de cursos que ajudam a aprimorar a sua relação com as finanças. Em “O Poder do Autoconhecimento Financeiro” você vai entender como o cuidado próximo das suas finanças é o caminho para a prosperidade. Curtiu? Então assine o Multi+ e aproveite esse e outros cursos na melhor plataforma digital de educação do Brasil. Saiba mais aqui!

SQL Power Architec: saiba o que é e como usar a ferramenta

Hoje em dia, a modelagem de dados é muito importante, considerando a grande quantidade de informações disponíveis o tempo todo, e, um dos aplicativos mais recomendados para essa prática é o SQL Power Architect.

Os dados são extremamente importantes para tomadas de decisão eficientes em qualquer organização. Sem uma análise adequada, as empresas ou profissionais da área de TI, estão sujeitos a processos e escolhas baseadas em suposições, ou pior, no “achismo”.

A análise de dados permite a visualização de padrões e tendências que podem não ser óbvios a olho nu. Isso pode levar a melhorias nos fluxos internos de uma organização, bem como à identificação de novas oportunidades de negócios.

Além disso, os dados são cada vez mais importantes, afinal as empresas estão enfrentando concorrências cada vez mais acirradas, e, graças a capacidade de obter e analisar dados com eficiência, os negócios podem se diferenciar, colocando-se em destaque no mercado.

Aprenda mais sobre esse assunto. Leia este conteúdo e entenda o que é modelagem de dados, como fazer e como se dá a utilização do SQL Power Architect. Boa leitura!

O que é modelagem de dados?

É o processo de criação de um modelo de dados, geralmente em forma de diagrama, para representar os dados e as relações entre eles. Um modelo de dados é útil para visualizar como os dados estão organizados e pode ser usado para criar um banco de dados, por exemplo.

Os tipos são:

  • Modelo conceitual de dados;
  • Modelo de dados lógicos (MLDs);
  • mMdelo de dados físicos (MFDs).

Para que serve um banco de dados

Um banco de dados é uma ferramenta que guarda informações e permite que elas sejam facilmente acessíveis a qualquer momento.

Ele pode ser usado para armazenar qualquer tipo de informação, desde um simples conjunto de números até um grande conjunto de textos e imagens.

Qual a importância da modelagem de dados?

A modelagem de dados é importante porque permite que os dados sejam organizados de forma lógica e facilmente acessíveis. Além disso, o recurso também pode ajudar a reduzir o tamanho dos dados e torná-los mais fáceis de processar.

É importante para garantir que os dados sejam consistentes, completos e precisos. Sem uma boa modelagem, os dados podem ser difíceis de interpretar e usar, o que pode levar a erros e tomada de decisões incorretas. Cuidado com isso!

Como fazer a modelagem de dados

Para iniciar o processo de modelagem de dados, você deve ter por perto profissionais capacitados para isso, como desenvolvedores, arquitetos na área e especialistas em banco de dados e uma ferramenta para auxiliar no processo.

A próxima etapa é a reunião para iniciar o brainstorming. A ideia é pensar no banco de dados conforme o modelo conceitual, lógico e físico.

Além disso, posteriormente, deve saber quais são dados serão usados, os diferentes atributos, a relação entre eles e como tornará o acesso viável.

<Leia também: como realizar uma análise estatística de dados />

Conheça a interface do SQL Power Architect.

O que é SQL Power Architect

O SQL Power Architect é uma ferramenta que permite aos profissionais de Tecnologia da Informação a realização da engenharia reversa de bancos de dados existentes.

Para que serve o SQL Power Architect?

O aplicativo resulta na geração automática de metadados ETL e a criação de perfis de informações em bancos de dados de origem.

Contudo, ele apresenta alguns aspectos não vantajosos para uso.

  • Falta de suporte a visões, triggers e restrições;
  • Ausência de uma ferramenta de backup;
  • Uma interface melhor para identificação das distinções entre as bases;
  • Alguns erros nos tipos de dados na geração dos scripts.

Quais as principais funcionalidades do SQL Power Architect?

As principais funções da ferramenta são:

  • Comparativo de modelos de dados com identificação de distinções e geração de scripts de sincronização;
  • Engenharia reversa para a elaboração de projetos;
  • Acesso ao banco de dados via JDBC;
  • Geração do banco de dados através do projeto.

Como utilizar o SQL Power Architect

Ele permite que você crie, reverse-engineer, compare e documente seus bancos de dados de forma fácil e intuitiva.

Ademais, o SQL Power Architect fornece um conjunto completo de ferramentas para gerenciar seus modelos, incluindo um repositório para armazenar e gerenciar seus modelos, um editor de código SQL para criar e manter scripts SQL e um gerador de relatórios para documentar seus modelos.

Mercado de trabalho para área de Banco de Dados

O mercado de trabalho para profissionais de banco de dados no Brasil está aquecido e com boas perspectivas para o futuro.

A demanda por profissionais de banco de dados está ligada à crescente necessidade das empresas em armazenar e gerenciar grandes volumes de dados. Com a popularização da internet e da computação em nuvem, cada vez mais informações são geradas e precisam ser armazenadas e gerenciadas de forma eficiente e segura.

De acordo com estudo feito pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) há carência de profissionais de TI, gerando um déficit de 797 mil até 2025. Logo, há oportunidades e muitas, mas faltam pessoas qualificadas.

Conheça a carreira

Os principais cargos da área de Ciência de Dados são: analista de dados, administrador de banco de dados, analista de suporte, desenvolvedor de banco de dados, analista de BI (Business Intelligence) e muito mais.

Indicações de leitura

Quer estudar mais sobre o assunto? Indicamos os seguintes livros abaixo para imersão:

Quer dominar a área? Faça o MBA em Ciência de Dados e seja requisitado no mercado de trabalho!

Você irá aprender e se especializar em construir aplicações que geram insights valiosos, a partir do processamento e análise de Big Data.

São assuntos focados no que você realmente precisa aprender e desenvolver! Você poderá estudar onde e quando quiser!

Conheça também a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato aos cursos e bootcamps oferecidos pela Faculdade XP!

Gestão de redes sociais: por que você deve investir nessa estratégia?

Fazer a gestão das redes sociais é, antes de tudo, pensar estrategicamente sobre como elas podem ser utilizadas para que a sua empresa alcance seus objetivos de maneira efetiva.

Quando se fala em gestão de redes sociais, muitas vezes a preocupação é voltada para a operacionalização da plataforma. Apesar de ser importante criar bons anúncios e conteúdos, é fundamental, antes de mais nada, entender o que o seu público precisa.

Atualmente, as mídias sociais podem ser vistas como ferramentas essenciais para a criação de uma presença digital. Elas permitem não só apresentar produtos e serviços, como também promovem a construção de um relacionamento longo e transparente com o usuário.

No Brasil, são 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais, o que corresponde a 79,9% da população brasileira. Ou seja, criar uma estratégia de comunicação nas mídias sociais é uma das principais maneiras de estar no lugar e na hora certa para o seu público.

Neste sentido, conseguir entender o que é gestão de mídias sociais e, principalmente, como fazer uma campanha de marketing é fundamental para atrair as pessoas certas e promover uma experiência positiva.

Tudo isso é papel do social media, ou seja, o profissional que exerce essa função. 

Quer entender melhor como fazer uma boa gestão de redes sociais e a relevância que esse papel tem no planejamento estratégico e na percepção da marca? Então, continue a leitura!

O que é gestão de mídias sociais?

Gestão de redes sociais é um conjunto de estratégias que tem como objetivo otimizar o uso dessas mídias para melhorar o engajamento e a interação com o público. Ou seja, é o processo de gerenciar a presença online nas diferentes plataformas.

Essa estratégia é crucial para que bons conteúdos sejam entregues aos usuários, o que pode aumentar o alcance da marca e, consequentemente, levar o nome da empresa para mais pessoas.

Afinal, a internet é a principal ferramenta para uso pessoal e profissional nos dias de hoje. Isso significa que, atualmente, o conteúdo é rei

O que é uma boa estratégia de gestão de redes sociais?

Não basta fazer publicações sobre os produtos e serviços de maneira aleatória. Pelo contrário, é fundamental pensar em uma estratégia focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter o público-alvo, impulsionando os resultados da empresa.

Para isso, não basta identificar os formatos adequados, as melhores cores ou a linguagem ideal a ser utilizada. É importante, também, entender que pouco desse conhecimento será realmente efetivo se o analista de redes sociais não tiver a capacidade de pensar, observar e utilizar a plataforma estrategicamente.

Até mesmo porque as redes sociais são identificadas como ferramentas importantes na criação de uma presença digital. Assim, o ponto crucial a se pensar é como utilizar os recursos oferecidos de acordo com os objetivos de marketing e comunicação. 

Por exemplo, se a empresa tem um novo produto e nota-se a necessidade de disseminá-lo para o maior número possível de pessoas, o social media deve pensar: como posso utilizar Facebook, Instagram e outras redes para atingir o objetivo traçado pela empresa de forma a obter o melhor resultado?

< Leia depois: O que é a transformação digital nas empresas? Qual sua importância e pilares? / >

Como fazer uma boa gestão de redes sociais?

Ao falar sobre estratégias de comunicação, uma das principais dúvidas é como fazer gestão de anúncios. Contudo, antes de pensar nisso, o social media deve elaborar a estratégia. Para isso, ele deve considerar:

1. Objetivo da campanha

O primeiro passo para a gestão de redes sociais é pensar em como essa campanha pode fazer com que a estratégia dê resultados condizentes com o que a empresa precisa no que tange à divulgação desse novo produto.

Alguns exemplos de objetivos que a instituição pode ter são:

  • atrair tráfego;
  • fortalecer a marca;
  • fidelizar seguidores;
  • vender suas soluções;
  • gerar leads;
  • educar o público.

< Leia também: Cultura Digital: saiba o que é, seus aspectos e importância / >

2. Público-alvo

O público que pode se interessar pelo produto está na plataforma? Que público é esse? Conhecido também como buyer persona, a ideia é criar o perfil de potenciais clientes que podem se interessar na solução oferecida pela empresa.

Assim, fica mais fácil desenvolver campanhas de marketing mais assertivas, uma vez que você consegue entender as preferências, necessidades e dores dos usuários. Além disso, é necessário avaliar se esses usuários utilizam mais o desktop ou aparelhos mobile quando acessam suas contas.

Isso é fundamental para pensar em como fazer gestão de anúncios. Afinal, é necessário compreender a melhor forma de segmentar o público para que os usuários de interesse sejam impactados pela minha comunicação de forma relevante.

Isso é vital para compreender, em um primeiro momento, em quais redes sociais a empresa deve estar presente. Segundo uma pesquisa, as mais utilizadas pelos brasileiros são:

  • YouTube (89%);
  • Instagram (85%);
  • Facebook (84%);
  • TikTok (49%);
  • Pinterest (37%);
  • Twitter (36%);
  • LinkedIn (35%).

Contudo, para se ter uma boa estratégia de comunicação nas mídias sociais, a marca deve estar naquelas que são mais acessadas pelo seu público. 

3. Formato

Como devo comunicar esse novo produto? Que imagem deve ser utilizada para resultados mais efetivos? Qual ou quais formatos, seja vídeo, carrossel ou canvas devem ser adotados para que meu público se identifique ainda mais com o que está sendo apresentado? 

Além disso, em termos de conteúdo, que linguagem deve ser utilizada? Ela deve ser pensada para se aproximar do cliente, mas sem fugir ao tom usado pela própria empresa ou marca.

4. Acompanhar as métricas

Além disso, tão importante quanto estruturar uma campanha estrategicamente, é primordial acompanhar seu desempenho. Enquanto a campanha roda e à medida que os anúncios vão apresentando sua performance, é preciso monitorá-los. 

Assim, o social media consegue interpretar, analisar e ajustar o que for necessário para atingir os usuários de maneira assertiva.

Lembre-se de que as informações acerca do público são fornecidas pela própria plataforma. Então, quem deseja dados diferenciados e mais profundos pode acessar outras ferramentas que informam sobre o perfil de usuários, oferecendo dados mais relevantes.

< Leia também: O que é uma pegada digital? / >

Como fazer uma campanha de marketing nas redes sociais?

Agir estrategicamente na gestão de redes sociais é ter a capacidade de entender como essas plataformas podem ser utilizadas de forma a potencializar a empresa. 

Ou seja, alcançar os resultados de comunicação, marketing e vendas estimados para um determinado produto, serviço ou marca. 

É entender como o Facebook ou Instagram podem ser usados como bases de apoio para outras ações de marketing desenvolvidas, inclusive, no ambiente off-line. 

Afinal, mesmo que seja uma instituição apenas com empreendedorismo digital, que atue apenas no ambiente virtual, é necessário saber que uma rede dá suporte às outras. 

Até mesmo porque os resultados são melhores quando a marca tem uma presença digital forte de uma forma geral, com um site amigável e conteúdo adequado, um blog atualizado e com presença em outras redes.

Se o profissional consegue ter uma visão holística do processo que envolve estratégia e operação correta da plataforma, a chance de que os resultados sejam positivos é ainda maior. 

Como se tornar um ótimo gestor de redes sociais?

A melhor maneira de entender o que é marketing de mídias sociais e como fazer gestão de anúncios é especializando-se na área. Um bom conhecimento prático e teórico, com os maiores experts da área, faz toda a diferença na formação e desenvolvimento profissional.

Por isso, conheça o curso Analista de Marketing Digital e aprenda a criar e analisar as estratégias, produtos e resultados na empresa! 

Neste curso, você irá aprender:

  • fundamentos de marketing digital;
  • gestão de mídias sociais;
  • SEO e marketing de conteúdo;
  • planejamento de mídia digital – Google Ads e muito mais.

Tudo isso com módulos hands-on com conteúdos focados no que você realmente vai precisar para avançar na sua carreira. Saiba como pensar estrategicamente o ambiente digital!

Banco de dados PostgreSQL: o que é e quais são os tipos?

Conhecido por programadores por ser confiável, robusto e ter um bom desempenho, o banco de dados PostgreSQL é um software de código aberto.

Mas o que é código aberto? 

Em suma, é o termo que se refere àqueles softwares que têm o código livre. Ou seja, o download fica disponível para toda e qualquer pessoa e, o mais legal é, definitivamente, a cultura de colaboração entre desenvolvedores desse tipo de software. 

Por causa dessa colaboração, surgem os chamados bancos de dados, que nada mais é que uma coleção de dados armazenados que ajudam no trabalho dos desenvolvedores. 

Massa, não é? 

Hoje, nós iremos conhecer o banco de dados PostgreSQL

Vamos aprender?

O que é Banco de dados PostgreSQL?

Também conhecido como “postgres”, o banco de dados PostgreSQL é um método de gestão de objeto relacional, o SGBDOR. 

Além de ter nascido como projeto de open source, ou código aberto, tem mais de 30 anos de desenvolvimento ativo, com licença do The PostgreSQL License, o TLP, e é por isso que esse banco de dados tem uma reputação tão boa frente aos desenvolvedores.

Em adição a essas informações, o banco de dados PostgreSQL é comprovadamente potente: suporta altas cargas de trabalho, processa grandes volumes de informações, é flexível e íntegro. 

A comunidade de mais de 600 desenvolvedores mantém a melhora constante do sistema de banco de dados, fazendo com que ele se popularize.

Principais características do banco de dados PostgreSQL

Algumas características atribuídas a esse banco de dados são: 

  • Facilidade de acesso;
  • Indexação por texto;
  • Software robusto;
  • Consultas complexas;
  • Suporte ao modelo híbrido objeto relacional;
  • Software de alta qualidade com código de manutenção.

Ademais, é importante ressaltar que a Structured Query Language, ou linguagem SQL, é utilizada pelo PostgreSQL e permite que esse sistema possa ser processado em diversos sistemas operacionais. 

Tipos de dados PostgreSQL

Além de terem acesso a um alto número de dados nativos, os usuários de PostgreSQL podem adicionar novos tipos de maneira tranquila. 

Algumas categorias de dados dentro do PostgreSQL, junto aos seus tipos de dados são: 

  • Primitivos: Integer, Numeric, String e Boolean;
  • Estruturada: Date/Time, Array, Range e UUID;
  • Geometria: Ponto, Linha, Círculo, Polígono;
  • Documento: JSON/JSONB, XML, Key-value.

Você deve estar se questionando o que cada um desses tipos de dados fazem. 

Não se preocupe, continue a leitura que iremos te explicar! 

  • Boolean ou Booliano: utilizado para expressar valores de diferentes estados, como verdadeiro/falso ou ativado/desativado, por exemplo;
  • Date/Time ou Datas e Horas: como o nome já se refere, esse dado é responsável por mostrar datas, horas e intervalos temporais com uma precisão de microssegundos; 
  • Numeric ou Numérico: são exatos ou aprimorados. Os exatos têm dados inteiros e dados decimais enquanto os aproximados contêm dados de ponto flutuante com decimais de precisão selecionável;
  • Caractere: consiste na criação de cadeias de caracteres e é utilizado par armazenar valores de texto.
Cientista trabalha com Banco de dados PostgreSQL
Banco de dados PostgreSQL tem uma alta performance e desempenho.

Linguagens de programação suportadas no PostgreSQL?

O PostgreSQL contorna a limitação da linguagem SQL que é ser mais focada na área da matemática quando permite que outras linguagens de programação sejam suportadas. 

Atualmente, as linguagens suportadas no PostgreSQL são: 

  • Python;
  • Ruby;
  • TCL;
  • Perl;
  • PHP;
  • C;
  • Java. 

Por que utilizar o banco de dados PostgreSQL?

Vamos lá: hoje separamos 3 razões pelas quais você, programador (ou futuro programador) deve utilizar o banco de dados PostgreSQL. 

Hora de conhecê-las! 

  1. Software livre: essa acessibilidade do PostgreSQL permite que os usuários possam ser mais inovadores e flexíveis aproveitando, também, a ausência de custo de licenciamento;
  2. Escalabilidade: o software gerencia grandes quantidades de dados de maneira fácil;
  3. Ótimo ecossistema: os usuários têm uma comunidade dedicada de colaboradores que estão, constantemente, melhorando o sistema, além de tirarem dúvidas, solucionarem problemas e terem opiniões.

Vantagens e desvantagens do PostgreSQL

Chegou a hora da verdade: quais são as reais vantagens desse banco de dados e as suas desvantagens? Vamos descobrir juntos! 

Vantagens

  • Alto desempenho: oferecido pelo SGBD, o PostgreSQL suporta intenso fluxo de dados de maneira estável e segura; 
  • Gerenciamento: feito em um painel de controle simples, o gerenciamento de todos os recursos é fácil;
  • Cloud computing: o PostgreSQL é integrado com essa tecnologia, o que permite o acesso à informação quando e onde precisar.

Desvantagens

Embora tenham vantagens, também existem desvantagens. Em suma, são elas:

  • Ausência de ferramentas de revisão que auxiliem na visualização da situação de um banco de dados específico; 
  • As documentações entre a comunidade não seguem um padrão e acabam carecendo de consistência e integridade em alguns casos.

<Leia também: Bancos de dados NoSQL: entenda o conceito e confira as categorias e exemplos/>

Como instalar e usar o PostgreSQL?

Ficou interessado em instalar o PostgreSQL? Vem cá que nós te ensinamos. Aliás, não é difícil! 

Mac

Se o sistema que você utiliza é o Mac, use o seguinte comando através do Homebrew para instalar o PostgreSQL: 

brew install postgresql 

Tranquilo, não é? 

Linux

Caso você use Linux, use o apt-get com os seguintes comandos: 

sudo apt-get update 

sudo apt-get install postgresql

Tudo pronto! 

Windows

No Windows você pode usar duas maneiras de instalação: 

  1. Pela linha de comando: usando o Chocolatey, você precisará utilizar o comando choco install postgresql. 
  2. Pelo site do PostgreSQL: é só acessar a página de downloads do site do PostgreSQL.

Quem usa o banco de dados PostgreSQL?

Serviços como varejo, logística, manufatura e finanças estão presentes entre os mais diversos campos que utilizam o banco de dados PostgreSQL como uma solução, pois ajuda na manutenção da integridade dos dados pelos desenvolvedores.

Como os seus recursos (que estão em constante expansão) e com a ávida comunidade de colaboradores, essa variedade de campos tende a aumentar, com a popularidade do banco de dados atingindo outros desenvolvedores de diferentes nichos de negócio.

Como trabalhar com o banco de dados PostgreSQL?

Em suma, segue um passo a passo: 

  • 1. Comece a estudar tecnologia e Ciência de Dados
  • 2. Baixe o PostgreSQL;
  • 3. Se familiarize com a plataforma; 
  • 4. Continue estudando! 

Esse quarto ponto você já pode iniciar agora!

Com o MBA em Engenharia de Dados da Faculdade XP você aprenderá a coletar, preparar dados e garantir qualidade e confiabilidade dos dados. Por meio de arquiteturas escaláveis e robustas, garanta a qualidade e confiabilidade dos dados e se torne um profissional disputado no mercado de trabalho.

Dessa forma, seja um profissional requisitado: acesse e saiba mais! 

Desafio das 52 semanas: siga e comece a juntar dinheiro!

Você já ouviu falar sobre o Desafio das 52 semanas? Além de te ajudar a juntar dinheiro, essa estratégia pode transformar a economia em um hábito e tornar a sua vida financeira mais saudável.

Criado pela trabalhadora norte-americana Kassondra Perry-Moreland, o desafio ganhou proporção no Facebook em 2013 e desde então milhares de pessoas ao redor do mundo aderiram a ele.

Trata-se de um método que te provoca a olhar semanalmente para os seus gastos durante o período de um ano.

A ideia é iniciar com um valor baixo, como R$ 1,00 ou R$ 5,00. Ao final do desafio, além de alcançar o objetivo de juntar uma quantia de dinheiro, é provável que você terá passado a prestar mais atenção nos seus gastos e no status da sua conta bancária.

A expectativa é que dentro de alguns meses você passe a dominar as finanças pessoais e perceba que, com uma dose de paciência, economizar pode ser menos complicado do que parece.

Conheça melhor essa tática simples, capaz de te ajudar a poupar a quantia de dinheiro que você determinar de forma prática e descomplicada.

Como o desafio ajuda a poupar dinheiro?

Quem nunca pensou em criar uma reserva financeira para ter uma aposentadoria tranquila, juntar aquela grana para realizar o sonho da casa própria, automóvel na garagem ou uma viagem especial?

Porém, economizar dinheiro pode não ser tarefa fácil em meio a tantos estímulos de compra e responsabilidades.

Um estudo realizado em 2022 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 69% dos brasileiros não conseguem poupar dinheiro. Mas será que se organizando não é possível fazer um pé de meia sem comprometer o orçamento? 😬

É necessário foco, organização e deixar de lado crenças limitantes para separar uma parcela da renda mensal. Economizar nada mais é do que fazer escolhas e mirar no futuro.

Para os mais impulsivos e desorganizados, tornar realidade metas ambiciosas, como adquirir grandes patrimônios, pode se tornar motivo para ansiedade. Se você é uma dessas pessoas que tende a perder o controle dos seus gastos, esse desafio pode ser uma boa solução!

Afinal, é uma tática que não pesa no bolso e te convida a encarar as finanças pessoais semanalmente ao separar quantias não tão ousadas de forma progressiva.

De pouco em pouco, com uma meta bem traçada e algum empenho, ao final de um ano você terá juntado o montante definido sem sentir grandes impactos no orçamento do mês. É uma forma leve e descomplicada de economizar.

Como funciona o Desafio das 52 semanas?

Em resumo, o método propõe que seja separada semanalmente uma pequena quantia de dinheiro ao longo de 52 semanas, ou seja, um ano. A versão original propõe que os valores aumentem gradativamente conforme o passar das semanas.

Exemplo

A forma mais simples de encarar esse desafio é guardar uma quantia de dinheiro correspondente à semana vigente.

👉 Ou seja, na semana 1, o objetivo é poupar R$1,00. Na semana 2, serão R$ 2,00. E assim será feito até a semana final, quando o valor a ser guardado será de R$ 52,00.

Dessa forma, depois de um ano, o montante reunido será de R$ 1.378,00. Veja abaixo uma simulação do esquema completo na tabela das 52 semanas.

Tabela do Desafio das 52 semanas

Se você tem dúvidas de como fazer esse controle com os montantes poupados é só utilizar a tabela do desafio das 52 semanas abaixo. Basta imprimir a imagem e marcar o quadrado correspondente a semana da vez.

Tabela do Desafio das 52 semanas

Melhores ferramentas para fazer o desafio 52 semanas

Hoje em dia, existem algumas ferramentas que podem te auxiliar a organizar a sua performance ao longo do ano e manter atualizado o status do desafio.

Ao registrar o quanto é necessário economizar a cada semana e qual o saldo atual, você se mantém motivado e não corre o risco de perder o fio da meada ou esquecer onde parou.

Apresentamos a seguir duas soluções valiosas que te ajudarão a iniciar essa jornada.

Aplicativo 52 semanas

Esse aplicativo, disponível para iOS e Android, é simples de usar. Além de te guiar nos passos iniciais, ele te acompanhará ao longo de todo o processo. Nele você pode criar diferentes objetivos, receber notificações e visualizar o progresso semanal e geral. Com os lembretes programados é praticamente impossível esquecer e logo o desafio se torna um hábito.

Planilhas Excel ou Google Sheets

Outra maneira de acompanhar o seu progresso ao longo do desafio é criar e preencher a sua própria planilha no Excel ou Google Sheets.

Da mesma forma como funciona o aplicativo, é importante discriminar ao longo de todo o período o valor a ser separado semanalmente e a soma que vai se acumulando. Também vale deixar claro o valor final a ser alcançado para não perder de vista o objetivo!

Quais as vantagens?

O mais importante desse desafio é que ele pode te ajudar a ganhar consciência e consistência ao longo do ano. Ao poupar um valor gradativo, semana a semana, você passará a se manter organizado e determinado diante dos seus objetivos. 🤩

Isso porque o processo te obriga a manter a atenção no todo: o que foi economizado, o que já foi gasto, quanto falta para o seu objetivo e qual a soma que está sendo acumulada nas suas reservas.

Quanto poupar por semana e onde guardar o dinheiro?

Os valores a serem poupados podem ser ajustados de acordo com a realidade da sua renda e com o seu objetivo. Ou seja, você pode definir metas, mais ou menos ambiciosas, conforme o seu bolso e o tamanho dos seus sonhos.

A nossa recomendação é começar com R$ 5,00 na semana 1 e terminar com R$ 56,00 na última semana do ano, assim o resultado será de R$ 1.586,00.

Mas se você quiser alcançar um objetivo ainda maior, basta iniciar com um valor mais alto. Por exemplo, começando com R$100,00, o montante final será de R$ 6.526,00.

A escolha de onde manter o seu dinheiro durante esse período também é um ponto de atenção. Essa pode ser uma ótima oportunidade para começar a investir, já que o saldo do desafio ficará guardado ao longo de um ano.

É muito comum iniciar a jornada financeira investindo na Poupança. Afinal, essa é a principal aplicação feita pelos brasileiros, segundo relatório divulgado em 2022 pela ANBIMA, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais.

Mas será que a poupança é um bom investimento? 🤔

Embora segura e fácil, atualmente, a poupança rende abaixo da taxa de inflação, o que faz com que seu rendimento não seja superior à desvalorização da moeda. Isso significa perder dinheiro a longo prazo.

Mas não se preocupe, existem opções mais rentáveis a médio e longo prazo, como o Tesouro Direto, que atualmente rende 13,65% ao ano.

Vale a pena fazer o Desafio das 52 semanas?

Ao iniciar o desafio com valores mais baixos, o ato de separar parte da sua renda mensal não parecerá tão custoso e pesado. No início, o impacto na sua renda será tão grande quanto comprar uma goma de mascar na padaria.

Conforme os meses forem passando, o foco no objetivo vai se fortalecendo e o esforço de tirar uma quantia maior dos seus recursos mensais passa a ser mais tolerável.

A ideia é que economizar deixe de ser um peso e se torne um hábito. Com um pouco de dedicação e foco o resultado é garantido!

A Faculdade XP também pode te ajudar a descobrir um mundo de possibilidades através do Curso Crenças Limitantes, desenvolvido especialmente para pessoas que se encontram estagnadas financeiramente. Confira!

Para quem tem interesse saber mais sobre onde e como investir, a XPE também ainda conta com uma série de cursos que vão te ensinar tudo sobre a nova economia digital. Através do plano Multi+ você pode ter acesso a dezenas de aulas on demand para assistir onde e quando quiser!

Confira novas tecnologias e tendências para ficar de olho

As novas tecnologias têm um impacto significativo no Brasil e no mundo. Elas facilitam o acesso à informação e contribuem para a melhoria de processos pessoais e organizacionais, além da criação de novos empregos.

Você sabia que muitos investimentos são feitos para isso? Tudo é para chegar na frente em relação aos concorrentes com produtos e serviços eficientes que simplificam o cotidiano e trazem experiências inesquecíveis aos usuários.

Entenda ao longo do conteúdo como a transformação digital age, as tecnologias destaque em 2022 e muitas outras para ficar de olho em 2023. Boa leitura!

Como a transformação digital está mudando o mundo?

A transformação digital é o processo de integração das tecnologias eletrônicas em todos os aspectos da vida cotidiana. Essa mudança está ocorrendo em todo o mundo e está redefinindo como as pessoas trabalham, se comunicam e se divertem.

Tornando-se cada vez mais integrada às nossas vidas, a transformação digital está acontecendo em um ritmo acelerado. Principalmente, após a pandemia de Covid-19 em que muitas empresas foram obrigadas a fechar ou se adaptar, ou seja, levar seu negócio para a internet. Logo, gerando assim um cenário disruptivo.

<Leia: a importância da inovação tecnológica nas empresas />

Por que ficar de olho em novas tecnologias?

Ficar de olho em novas tecnologias pode lhe ajudar a se manter atualizado e abrir novas oportunidades. Isso porque as tecnologias estão se tornando cada vez mais interconectadas, o que significa que elas podem afetar cada vez mais áreas da nossa vida.

banner de ebook "guia da carreira"

5 tecnologias que estão se destacando em 2022

Desde os últimos anos, alguns recursos estão sendo cada mais aperfeiçoados pela indústria tecnológica. Confira os destaques:

  • Inteligência Artificial;
  • Iot (Internet das Coisas);
  • Hiperautomação;
  • Cloud Platform (Plataformas em Nuvem);
  • Data Driven.

#1 Inteligência Artificial

A inteligência artificial é uma área da computação que se concentra em criar máquinas capazes de executar tarefas que normalmente requerem habilidades humanas. Isso inclui reconhecer padrões, aprender a partir de experiências, tomar decisões racionais e executar ações complexas.

Os benefícios da inteligência artificial são amplos e abrangentes. Ela pode auxiliar empresas a serem mais eficientes e produtivas, reduzir o número de erros e o tempo gasto em tarefas repetitivas. Além disso, a AI é bastante utilizada na medicina, ajudando diariamente profissionais a diagnosticar doenças com mais agilidade e precisão.

No dia a dia podemos encontrá-la ao utilizar aplicativos e funcionalidades.

#2 IoT

A IoT, também conhecida como Internet das Coisas, permite que as pessoas estejam conectadas com objetos físicos e virtuais de forma remota.

Bem, e onde podemos encontrar essa tecnologia? Muitas vezes não percebemos mas, no dia a dia, já utilizamos bastante a IoT sem perceber. Não acredita? Pois quando entramos em contato com sensores inteligentes de um elevador, luzes que acendem automaticamente com a presença, bluetooth ou GPS nos dispositivos e automóveis, tudo isso é considerado parte da tecnologia IoT.

🏡 Esse recurso também está presente em casas inteligentes que, auxiliadas pelo uso de aparelhos modernos (como a famosa Alexa, da Amazon), permitem abrir ou trancar uma porta, desligar o gás e outras atividades totalmente à distância e geralmente sob o comando da voz.

#3 Hiperautomação

A hiperautomação é a junção das ferramentas de Inteligência Artificial com Automação Robótica de Processos com foco em automatizar atividades repetitivas executadas por usuários. Logo, é um recurso que permite potencializar a transformação digital nos negócios.

Além do mais, auxilia na tomada de decisões complexas, interagindo e se conectando com sistemas distintos via interfaces de programação de aplicações (APIs).

#4 Cloud Platform

A Cloud Platform – também designada como plataforma em nuvem – melhora a velocidade e o desempenho dos sites e serviços das empresas. Munido dessa solução, o cliente consegue ter acesso às funcionalidades de performance de forma online, em qualquer dia e horário. As aplicações são IaaS, PaaS e SaaS, serviços sob demanda de infraestrutura, plataforma e software em Cloud.

Atualmente, a plataforma em nuvem é comercializada como um serviço Platform as a Service (PaaS). Os valores pagos podem ser mensais ou periódicos a depender da necessidade. Além disso, os clientes conseguem desenvolver o que precisam em menos tempo e com menor esforço, e não precisam manter uma infraestrutura própria.

Algumas das empresas que ofertam esse serviço são: Amazon AWS, Google Cloud Platform, Microsoft Azure.

#5 Data Driven

O Data Driven nada mais é do que a coleta (por fontes internas e externas) e análise de dados dos processos organizacionais. Geralmente é a utilização de um conjunto de informações para a tomada de decisão, planejamento estratégico e ações subsequentes da companhia. Nesse caso, a intuição não vale!

A metodologia traz indicativos precisos do negócio para aproveitar as oportunidades e antecipar tendências e problemas. Um exemplo disso é o cruzamento de informações com o panorama do mercado: produtos, clientes, fornecedores, concorrentes e demais agentes.

<Leia também: as profissões promissoras do futuro />

5 novas tecnologias para ficar de olho em 2023

Muitas funcionalidades foram lançadas e outras foram se aperfeiçoando com o tempo. Esses aperfeiçoamentos poderão trazer aspectos inovadores em 2023. Conheça abaixo algumas tecnologias que estarão em evidência no próximo ano:

  • Metaverso;
  • Holografia;
  • Dinheiro Digital;
  • Reconhecimento por voz;
  • Plataformas de aprendizagem adaptativas.

1. Metaverso

Uma das tecnologias dos últimos anos, o Metaverso do Grupo Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp e outros) envolve um mercado trilionário. Conforme informações da Bloomberg Inteligence, segmentos como RV (Realidade Virtual) e de RA (Realidade Aumentada), games, cloud e outros, devem movimentar mais de R$ 4 trilhões até 2024.

O ambiente funcionará de forma híbrida com interação, aprendizado, colaboração e diversão. Isso porque haverá a combinação das experiências sociais online em 3D ou no mundo físico.

mulher testando o metaverso em sua casa
Metaverso é uma das novas tecnologias para ficar de olho em 2023.

2. Holografia

Também chamado de holograma, a holografia é uma técnica que permite a produção de imagens tridimensionais, o 3D. A aplicação mais conhecida da holografia é a produção de conteúdo audiovisual para fins de exibição. No entanto, a técnica também pode ser usada para fins mais práticos, como a criação de hologramas que podem ser usados para armazenar e recuperar informações.

3. Dinheiro digital

O dinheiro digital é uma forma de pagamento que utiliza a tecnologia para permitir que as pessoas realizem transações eletrônicas. Ele pode ser usado para comprar produtos e serviços, bem como para transferir dinheiro para outras pessoas.

Os principais benefícios do dinheiro digital são a facilidade de uso e a segurança. Além disso, ele também pode ajudar a reduzir o custo das transações. Um exemplo claro disso é a implementação da utilização do PIX no Brasil, que é gratuito. Há também os cartões virtuais e carteiras digitais em que o usuário faz uma compra sem estar com o cartão físico.

4. Reconhecimento por voz

E se eu te falar que mais de três bilhões de assistentes de voz estão em uso agora, você acreditaria? É um número gigantesco e tende a crescer. Em 2023, a estimativa é que estejam ativas simultaneamente em torno de oito bilhões. As informações são do DataProt.

O reconhecimento por voz ou assistente de voz consiste na capacidade de um dispositivo eletrônico em identificar as palavras pronunciadas por uma pessoa e traduzi-las em texto ou em outras formas de representação. Por exemplo, o dispositivo tocar uma música em alguma plataforma de streaming ou realizar alguma ação como ligar as luzes.

🗣️ Os benefícios do recurso são inúmeros. Primeiramente, a tecnologia permite que os dispositivos interajam com os seres humanos de forma mais natural, o que pode tornar as tarefas diárias mais fáceis e eficientes.

5. Plataformas de aprendizagem adaptativas

As plataformas adaptativas na educação prestam o papel de suporte e atuam de forma personalizada em relação à aprendizagem do estudante. A ferramenta busca ser apoio e não de substituição dos professores ou educadores.

Na prática, a ferramenta com inteligência artificial irá detectar por meio dos algoritmos a experiência de aprendizagem do usuário, além de indicar os pontos fracos e fortes. Assim as necessidades pessoais do indivíduo serão atendidas com feedbacks, trilhas de conhecimento e muito mais.

Gosta do assunto? Faça a Imersão Internacional Online Vale do Silício em Tecnologias Disruptivas. Você irá entender sobre a aplicação, o impacto no futuro das organizações e descubra as oportunidades que esse cenário pode trazer para sua carreira.

São assuntos focados no que você realmente precisa aprender e desenvolver! Você poderá estudar onde e quando quiser!

Conheça a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato a TODOS os cursos e bootcamps oferecidos pela Faculdade XP!



Como lidar com um chefe narcisista? Confira dicas!

Sabe quando você está numa empresa nova, seu líder é todo receptivo e atencioso, mas com o tempo percebe uma mudança nele? Em poucos dias ele mostra um caráter em que tudo que a equipe faz seja por crédito dele e com menos empatia? Saber como lidar com um chefe narcisista é mais difícil do que o esperado.

E por mais que a maioria das pessoas entendam a importância de uma gestão que agrega valor aos seus funcionários e que busca o trabalho em equipe, os líderes narcisistas são mais comuns do que se imagina. E às vezes você já teve um assim e nem se deu conta disso. 

Por o mercado de trabalho ser um local competitivo existe o estímulo da busca por reconhecimento e comportamentos narcisistas. No entanto, não justifica que seja certo agir assim, já que pode atrapalhar a carreira profissional dos funcionários e até afetar a saúde mental deles.

Neste artigo você vai entender com mais detalhes o que é um chefe narcisista, como identificá-lo e o que fazer caso ocorra isso no seu trabalho. Confira!

O que é uma pessoa narcisista?

O termo narcisismo é derivado de um personagem da mitologia grega chamado Narciso, que era um belo jovem que se apaixonou por seu próprio reflexo ao vê-lo refletido em uma fonte de água.

Pessoas narcisistas acreditam ser mais importantes, mais interessantes, mais inteligentes e mais merecedoras que os outros. Assim, demonstram não só necessidade de poder, autocontrole e status, como também são arrogantes e mesquinhas. 

Ser narcisista é ser uma pessoa que se “acha a melhor” sobre tudo, seja por um assunto ou de um nicho, mas que ela é a dona da verdade e que o mundo gira em torno dela (egocêntrica). 

Muitos confundem que ser narcisista é o mesmo que ser autoconfiante, mas tem uma diferença.

A autoconfiança tem a ver com determinação, conhecer suas habilidades e usá-las para o bem-estar de todos ao redor. Já um narcisista quer ser e se considera o centro de qualquer resolução ou habilidade, o que acaba por inferiorizar os outros.

Inclusive na psicologia, os comportamentos narcisistas são considerados um Transtorno de Personalidade Narcisista, por fazer com que essas pessoas tenham um sentimento de serem “especiais” e que ninguém nunca será igual a elas.

Nesse sentido, conviver com uma pessoa narcisista é desafiador, principalmente quando lidamos com o mercado de trabalho. 

Como identificar esse comportamento?

Complementando o que foi falado no tópico anterior, esse comportamento pode ser identificado de diversas formas, como:

  • Pessoas que falam delas mesmas o tempo todo;
  • Dão uma auto importância a si mesmo de forma exagerada;
  • Tem necessidade de bajulação;
  • Possui falta de empatia;
  • Minimizam os próprios defeitos;
  • Escondem fragilidades e sentimentos;
  • Tem certa inveja dos outros por aparecerem mais que ele;
  • Explora os outros para conseguir um benefício pessoal;
  • Tem acessos de raivas espontâneas e momentâneas.

Lembrando que não é necessário ter todos esses fatores para ser considerado um narcisista. 

Como um chefe narcisista pode impactar a sua carreira?

Imagem de um chefe narcisista.

Ter um chefe narcisista é trabalhar com alguém que sempre vai exigir privilégios e tratamento especial. O que pode acabar por manipular seus funcionários para conseguir o que quer, sem contar em roubar crédito por algum processo que outra pessoa realizou. 

Assim, trabalhar com um líder com essas características torna o ambiente de trabalho hostil e tóxico. Além disso, pode até colocar pessoas contra as outras, ou mesmo fazer chantagem psicológica, atrapalhando não só o desempenho dos funcionários no trabalho, como a própria saúde mental deles e até os resultados da empresa.

Se você trabalha para esse tipo de pessoa, poderá ter dúvidas se seu cargo está seguro ou não, já que um dia seu líder vai te amar e no dia seguinte, você será ignorado ou humilhado. 

O que fazer quando o seu chefe é narcisista?

O primeiro passo é saber como identificar essa pessoa para depois saber como lidar com um chefe narcisista. Se você nunca interagiu com uma pessoa narcisista ou com esses comportamentos, será mais difícil reconhecê-la.

Se for o seu caso, você precisa evitar provocações, porque as consequências serão piores. Seu chefe é seu superior, então não adianta muito difamá-lo para outros da empresa. 

Você pode:

  • Mudar suas expectativas sobre conceitos, como: trabalho em equipe, gentileza e escuta;
  • Manter-se realista. Não viva com falsas esperanças de que seus talentos sejam reconhecidos. Por isso, se possível, considere mudar de departamento ou até mesmo de empresa;
  • Solicitar apoio aos seus colegas para juntos saberem lidar com a situação;
  • Entender o personagem, pois decisões narcisistas raramente são intencionais. Assim, aja como se isso não te afetasse e faça seu trabalho evitando dar palco para o narcisista. 

Como lidar com uma pessoa narcisista?

Afinal, como dialogar com alguém disposto a ouvir e entender o outro? Por isso, muitas vezes é melhor não tentar mudar essa pessoa.

Ao lidar com um chefe narcisista, você precisa ter uma coisa em mente: é impossível confrontar narcisistas, pois eles têm uma visão distinta de si mesmos, das pessoas e da realidade.

Se você precisar do emprego, terá que aprender a ir junto e jogar o jogo, entendento a pessoa e encontrando maneiras de agradá-la para que você não seja constantemente o alvo dela.

Infelizmente, esta é apenas uma solução paliativa, porque você não pode mudar um narcisista. Normalmente, ir para a alta administração ou recursos humanos seria a solução.

Só que, na maioria das vezes, esse caso não funcionará. Até porque o gerente não é racional ou razoável, então eles provavelmente mentiriam e culpariam você por tudo. 

Você também deve ignorar tentativas de provocação e definir limites sobre o que é inaceitável e inadmissível. Pensar até que ponto vale continuar insistindo neste cargo ou empresa.

Sua saúde mental é importante, lembre-se disso!

Portanto, para saber como lidar com um chefe narcisista é preciso de muita cautela e análise do ambiente onde ele está inserido. 

Agir por impulso ou com delação, é provável que quem sairá perdendo é você como funcionário, ainda mais se for alguém recente na empresa.

Existem muitos líderes com essas características por aí, mas que dá para tentar a convivência. Caso não consiga, é melhor pensar em mudar sua ocupação, pois é bem difícil mudar a personalidade de alguém neste estilo.

Gostou do conteúdo? Você pode encontrar outros e muito mais em nosso blog, além de saber como trabalhar em equipe e ser um gestor de sucesso em nossa plataforma. Saiba mais.

O que é CPA 10? Tudo sobre essa certificação

Você sabia que para atuar no mercado de investimento é preciso ter certificações específicas, como o CPA 10 e o CPA 20?

Muitas pessoas não sabem, nem nunca ouviram falar dessas certificações, e acreditam que apenas conhecimento é suficiente para trabalhar com investimentos. Entretanto, não é bem assim que funciona na prática. 

Por exemplo, se você deseja trabalhar como assessor de investimentos, você precisa ter a certificação CPA 10. 

Se esse é o seu caso, continue a leitura porque neste artigo vamos tirar todas as dúvidas sobre a CPA 10. O que é, para que serve, como tirar e como é a prova para conseguir a CPA 10, e muito mais. 

O que é o CPA 10?

A Certificação Profissional ANBIMA Série 10, conhecida apenas como CPA 10, é a certificação destinada aos profissionais que trabalham com distribuição de produtos de investimento em agências bancárias, corretoras e plataformas de atendimento.

O que é a Anbima? 

Criada em 2009, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) é a instituição que representa instituições financeiras como administradoras, bancos, corretoras, distribuidoras e gestoras. 

De acordo com o site da Anbima, a sua missão é “fortalecer a representação do setor e apoiar a evolução de um mercado de capitais capaz de financiar o desenvolvimento econômico e social local e influenciar o mercado global”.   

Para isso, a Anbima assume os compromissos de:

  • Autorregular;
  • Educar;
  • Informar;
  • Representar. 

Dessa forma, a Anbima consegue fortalecer as 297 instituições associadas e também fortalecer o mercado financeiro.  

Para que serve a certificação CPA 10?

A CPA 10 foi criada com o objetivo de elevar a capacidade técnica dos profissionais que atuam em bancos e outras instituições financeiras no processo de prospecção e venda de produtos de investimento

Quem pode solicitar a certificação CPA 10?

Assim como a Certificação de Especialistas em Investimentos (CEA), emitida pela Anbima para assessor de investimentos para pessoa física, a CPA 10 pode ser solicitada por qualquer pessoa.  

Entretanto, a certificação profissional Anbima 10 é recomendada para pessoas que já atuam ou desejam atuar no mercado de investimentos. Isso porque a CPA 10 é uma excelente oportunidade de crescimento para quem atua no mercado financeiro.

Por isso, o0s perfis mais indicados para tirar a CPA 10 são os seguintes:

  • Estudantes de cursos como Administração e Ciências Contábeis; 
  • Profissionais de autarquias ou órgãos públicos;
  • Profissionais que trabalham nas instituições que seguem o Código de Certificação da Anbima;
  • Profissionais que trabalham em instituições financeiras em geral.

Como tirar a certificação CPA 10?

Em primeiro lugar, você precisa realizar a sua inscrição diretamente no site da Anbima. Com a inscrição feita, você dá o primeiro passo para conseguir fazer a prova e tirar a certificação CEA .

Em seguida, para validar a inscrição, é preciso pagar uma taxa. Atualmente, o valor cobrado é de R$ 250,00 para profissionais de empresas associadas à Anbima e R$ 300,00 para as demais pessoas. Esse valor referente a taxa de inscrição pode ser pago no boleto, no cartão de crédito com opção de parcelamento ou via Pix. 

Com o pagamento feito, você tem até seis meses para agendar o seu exame. Assim, é possível você estudar e marcar a prova somente quando achar que está preparado, com chances reais de ser aprovado.   

Atualmente, a aplicação do exame é de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a prova é feita de forma presencial.

Quando se sentir pronto para agendar a data da prova, você também deverá escolher o local de realização da prova mais próximo, de acordo com os locais disponíveis para o seu município. 

Como é a prova da Anbima para o CPA 10?

A prova de certificação CPA 10 é uma prova online, mas que precisa ser realizada no local indicado pela Anbima com marcação prévia da data. 

A prova conta com 50 questões de múltipla escolha, cada questão com 4 alternativas de resposta e apenas 1 alternativa correta, e o tempo máximo para resolução das questões de 2h

Informações sobre a prova Certificação Profissional ANBIMA Série 10  | Fonte: Anbima

Para conseguir o CPA 10, o candidato precisa acertar, no mínimo, 70% das questões. Ou seja, 35 das 50 questões da prova.   

Quais os conteúdos da prova de certificação?

O objetivo do exame de certificação é fazer com que o candidato mostre o seu nível de conhecimento em relação aos produtos de investimento oferecidos nas agências bancárias.

Para isso, a prova conta com uma extensa lista de conteúdos composta por sete grandes temas. Confira abaixo os temas:

  • Sistema Financeiro Nacional (5% a 10%);
  • Ética, Regulamentação e Análise do perfil do investidor (10% a 15%);
  • Noções de Economia e Finanças (10% a 15%);
  • Princípios de Investimento (10% a 20%);
  • Fundos de Investimento (20% a 30%);
  • Instrumentos de Renda Variável e Renda Fixa (15% a 25%);
  • Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL (5% a 10%).

Se você ficou interessado e quer conferir o programa detalhado da certificação, é só clicar aqui.  

A certificação CPA 10 tem validade?

A CPA 10, e todas as certificações emitidas pela Anbima, tem um prazo de validade que varia entre 3 e 5 anos e começa a ser contado a partir da data da prova. 

Para profissionais certificados, que são os profissionais aprovados e que trabalham em empresas associadas à Anbima, o prazo de validade é de 5 anos

Já para profissionais aprovados, que são os profissionais aprovados no teste que não trabalham para empresas associadas à Anbima, o prazo de validade é de 3 anos

Como atualizar a certificação?

Para atualizar o CPA 10, o profissional precisa realizar a sua inscrição no curso de atualização diretamente no site da Anbima em até 8 dias antes do vencimento da certificação. Caso perca esse prazo, é preciso fazer novamente o exame de certificação. 

Abaixo, pontuamos algumas informações importantes para quem deseja atualizar a sua certificação:

  • Atualmente, a taxa da atualização para profissionais de empresas associadas à Anbima está custando R$ 200 e para os demais públicos está custando R$ 240;
  • O curso de atualização é totalmente online;
  • O profissional tem 180 dias ou até a data de vencimento da sua certificação, o que ocorrer primeiro, para concluir o curso;
  • Para ter a atualização certificada, o profissional precisa acertar, no mínimo, 70% das questões da prova;
  • Com exceção de Noções de Economia e Finanças, que não é cobrado na prova de atualização, todos os temas são os mesmos da prova de certificação. 

Sendo aprovado, a atualização do vencimento do CPA é feita em até 15 dias corridos pela própria Anbima. 

Vale a pena tirar a certificação CPA 10?

Para quem deseja trabalhar com produtos de investimentos, a certificação CPA 10 vale muito a pena! Isso porque, além do conhecimento sobre os produtos, ela também qualifica você para identificar e solucionar as necessidades dos clientes. 

Juntamente com o CPA 10, o MBA em Assessoria de Investimentos da Faculdade XP é um curso para quem deseja atuar como assessor de investimentos. Nele, você aprende sobre a carreira de assessor, os tipos de investimentos, renda fixa, renda variável e muito mais. 

Com essas qualificações, você pode se considerar um profissional acima da média e extremamente qualificado. Assim, é provável que você tenha grandes chances de se destacar e conquistar reconhecimento e sucesso profissional no mercado financeiro.