Transferência de custódia de ações: o que é? Como fazê-la?

Escolher uma corretora de investimentos para abrir sua primeira conta pode não ser uma decisão muito fácil. É preciso conhecer bem o tipo de investidor que será para, a partir daí, se aliar à corretora que mais se identifica.

Mas, nem sempre essa questão é levada em consideração.

Quando a decisão é feita sem essa análise, muitas vezes o investidor sente a necessidade de fazer a transferência de custódia das suas ações. Ou seja, repassar seus ativos de uma corretora para outra, sem precisar retirá-los.

Se você está nessa situação, chegou ao lugar certo!

Para te ajudar a entender como transferir custódia, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Ao término da leitura você terá compreendido acerca dos seguintes tópicos:

  • o que é custódia de ações?;
  • como fazer transferência de custódia? Passo a passo;
  • quer transferir a custódia? 3 corretoras para escolher.

Boa leitura!

O que é custódia de ações?

Antes de entender como transferir ações de corretoras, é preciso saber o que é custódia de ações. Afinal, como apreender o mais complexo sem compreender o básico?

A custódia nada mais é do que o serviço de “segurança” dos ativos investidos em uma corretora. Ou seja, a instituição quando oferece seus serviços ela dá a garantia de que seus recursos estarão em boas mãos.

Para ficar mais claro veja o exemplo abaixo:

João decide investir em ações na corretora X. Essa corretora assume o papel de custodiante, pois garantirá a João a integração com o mercado financeiro e a movimentação plena de seus investimentos.

>>> Não sabe como escolher uma boa corretora? Leia o artigo: Como escolher uma corretora de investimentos? GUIA.

Obrigações do custodiante

Ao investir em ações ou outros ativos, é importante pesquisar acerca da responsabilidade da instituição financeira que for escolher. Pois, será papel dela cuidar das ações, assegurar um bom funcionamento e conexão entre investidor e mercado financeiro.

Vale lembrar que quando o custodiante exerce um bom serviço, ele ganha cada vez mais confiança no mercado. Além disso, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) exige uma série de obrigações para as instituições custodiantes. São elas:

  • garantir a segurança de ações e outros ativos;
  • administrar e realizar as operações de compra e venda de ativos quando o investidor solicitar e outras atividades;
  • inteirar seu cliente investidor acerca da posição de seus investimentos no mercado;
  • manter todos os cadastros atualizados.

Agora que entendeu um pouco mais sobre as custódias de ações, quais serão as etapas para realizar uma transferência de custódia entre corretoras? Continue por aqui para não perder nada!

Como fazer transferência de custódia? Passo a passo

Em um primeiro momento entender como transferir custódia de ações pode parecer complicado, mas com as dicas certas o aprendizado fica simples. É importante citar que saber como fazer esse tipo de transferência pode te ajudar na sua experiência como investidor.

Dentro do mercado financeiro, existem dois tipos de transferência de custódia:

  • transferência de conta de custódia aberta na CBLC: é a mais utilizada por quem movimenta ativos na bolsa e é mais rápida;
  • transferência de custódia em instituição escrituradora: necessária apenas se as ações estiverem, ou forem passadas, para um banco ou empresa escrituradora. O processo é mais burocrático.

A mais comum entre investidores é a transferência de contas abertas na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC). Nesse sentido, sendo iniciante ou não na bolsa de valores, é importante ter os passos de como transferir ações de corretoras, pois nunca se sabe quando irá precisar.

Confira a seguir o passo a passo de como transferir custódia em contas inseridas na CBLC.

1- Abra uma conta na corretora que deseja migrar

Decidiu que quer transferir a custódia das suas ações? O primeiro passo é abrir uma conta na corretora que deseja migrar.

Escolha com atenção se baseando no seu perfil de investidor para não cometer o mesmo erro do início. Verifique os serviços e taxas de corretagem para saber se eles se adequam ao que procura.

2- Acesse e preencha o formulário de transferência de custódia

O segundo passo para realizar a transferência de custódia entre corretoras, é preencher o formulário de solicitação de transferência de valores mobiliários. Você deve pedi-lo à sua atual corretora.

É um formulário simples onde irá fornecer informações acerca da sua pessoa física e investidora. Clique aqui para conferir o exemplo de um formulário da corretora Clear.

3- Reconheça firma

Assim que preencher o formulário, leve o documento até um cartório e reconheça firma. Esse passo é importante para dar mais segurança à transferência.

4- Envie a solicitação

O último passo é entrar em contato com a sua nova corretora e solicitar a transferência. A mudança acontece, em média, em menos de cinco dias. No entanto, o prazo dependerá da corretora.

Quer transferir a custódia? 3 corretoras para escolher

Já entendeu como transferir custódia de ações mas ainda não sabe para qual corretora migrar? Essa é uma decisão muito importante e que precisa ser bem analisada.

Confira a seguir três das melhores corretoras para se investir. Importante se atentar para as características de cada uma e ver com qual mais se identifica.

XP Investimentos

Criada em 2001, a XP Investimentos é uma das corretoras mais conhecidas do país. Ela é também uma das mais completas quando o assunto é oferta de serviços.

Ao todo, a instituição oferece sete maneiras de investimento. São elas:

  • ações;
  • mercado futuro;
  • fundos de investimento;
  • fundos imobiliários;
  • renda fixa;
  • oferta pública;
  • COE.

Além disso, quem investe com a XP tem acesso às análises e recomendações de especialistas para tirar todas as dúvidas. Assim como a possibilidade de controlar seus investimentos na palma da mão com o aplicativo da XP Investimentos.

Mesmo atingindo em sua maioria um público de alta renda, a corretora fornece tipos de contas diversificados. Ou seja, todo tipo de investidor tem seu espaço.

Rico

A segunda corretora, mesmo sendo mais nova, já ganhou um espaço no coração dos investidores. Isso porque a Rico confia na simplicidade e facilidade de acesso aos serviços.

Fundada em 2011, a corretora surgiu para falar que todo mundo pode investir. Suas plataformas possuem uma interface otimizada e intuitiva, chamando a atenção de novos investidores.

Se você está começando o seu caminho na bolsa de valores, a Rico é uma ótima opção!

Clear

Caso seja um investidor mais arrojado ou trabalhe como trader, a Clear é a corretora perfeita para você. O motivo é que ela é focada em renda variável e Day Trade.

Por ter esse foco, a corretora possui diversas plataformas para se operar na bolsa. São elas:

  • FlashTrader;
  • MetaTrader 5;
  • ProfitPro;
  • ProfitPlus;
  • TradeZone;
  • Tryd Pro;
  • Tryd Trader;
  • SmarttBot;
  • Profit Trader Clear;
  • FlashChart.

Toda a infraestrutura e suporte ao trader da Clear, está aliada à corretagem zero. Ou seja, não é cobrada a taxa nas negociações de ativos.

Para entender um pouco mais sobre como funciona o mercado acionário, confira o vídeo abaixo. Aperte o play!

Agora que já sabe tudo sobre como acontece a transferência de custódia de ações, amplie seus conhecimentos! No blog da Xpeed School, a escola da XP Inc, você tira todas as dúvidas sobre o mercado financeiro e de investimentos.

Continue Aprendendo

spot_img