Transformação ágil nas organizações: o que é e como funciona?

Descubra como a Transformação Ágil revolucionou a gestão corporativa das grandes empresas e se inspire em cases de sucesso

O processo de transformação ágil nas organizações pode ser entendido como a adoção de uma abordagem ágil, que tem como premissa a otimização do fluxo de trabalho, com o objetivo de aumentar a qualidade daquilo que é entregue, sempre visando melhorar a experiência do consumidor.

Não é novidade que os tempos mudaram. As técnicas vão evoluindo em uma velocidade crescente, e quem não acompanha o ritmo, acaba ficando para trás.

Ao mesmo passo, as empresas também necessitam modernizar seus processos, o que inclui a forma como se organizam. Nesse sentido, a transformação ágil tem se tornado uma grande aliada, sendo implantada por grandes players do mercado.

Quer entender como isso funciona na prática?

Então, continue conosco para descobrir o que é transformação ágil, suas principais características, quais processos envolve e sua aplicabilidade nas organizações. Boa leitura!

O que é transformação ágil?

A transformação ágil nada mais é do que a implementação de práticas ágeis na empresa, seja em sua totalidade ou em algumas equipes específicas. Ela é eficaz em vários aspectos de processos empresariais, como na diminuição de riscos e na melhoria da experiência do consumidor. 

Para isso, existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas para auxiliar nessa tarefa, como:

A principal função desses métodos é facilitar o fluxo de trabalho. Assim, quebra uma atividade grande em micro tarefas, que são mais fáceis de executar e não sobrecarregam os colaboradores.

Investir na transformação ágil não é uma tarefa fácil. Afinal, toda mudança demanda esforço e gera incertezas. Entretanto, grandes empresas estão adotando esta prática.

A boa notícia é que os efeitos são visíveis. Alguns exemplos são: Santander, Lego, Sony, Siemens, entre outras.

Para que sua aplicação dê certo, é preciso que tanto os gestores quanto colaboradores estejam abertos ao aprendizado. Assim, quem for implementar a transformação ágil, deve deixar clara a sua importância.

< Veja como tudo isso funciona na prática: Desenvolvimento Ágil de Software: tudo o que você precisa saber sobre a metodologia />

Como a transformação ágil beneficia as organizações?

As transformações ágeis possuem diversos benefícios para as empresas, seja qual for o segmento em que atuam. Mas, se engana quem pensa que ela se enquadra apenas na área de TI — mesmo que tenha se originado neste setor.

De modo geral, ela propicia decisões mais ágeis, como o próprio nome sugere, além de clientes mais satisfeitos, valorização dos talentos da equipe, redução de desperdício de esforços e colaboradores mais dedicados à medida que vão se envolvendo nos projetos.

Para ficar mais claro, vamos conferir cada uma dessas vantagens logo abaixo. Acompanhe! 

1. Diminuição de riscos

Como vimos, a transformação ágil visa segmentar as tarefas para otimizar o processo. Nessa flexibilidade, característica do mundo Agile, pode-se alterar qualquer uma das etapas do processo durante a execução do projeto.

Assim, é possível corrigir a tempo qualquer erro que possa ocorrer, auxiliando na redução de falhas e riscos, além de permitir que a empresa se posicione de forma rápida perante qualquer problema ou ameaça.

2. Melhoria na experiência do consumidor

Uma das vantagens mais importantes da transformação ágil é o valor agregado entregue ao cliente. Isso porque, é possível receber feedbacks em cada etapa do projeto, ajustando-o para entregar exatamente o que foi solicitado.

Afinal, o consumidor não é mais o mesmo. Eles estão cada vez mais exigentes. Portanto, atender às demandas com qualidade e prontidão não é mais um diferencial, e sim uma necessidade para se manter firme perante a concorrência.

3. Produtividade aprimorada

A transformação ágil melhora os processos, e as empresas já estão cientes desse fato. Prova disso é que quase 70% das organizações no mundo, independente do seu tamanho, estão usando alguma categoria de processo ágil em sua rotina.

Logo, ser ágil está intimamente ligado a ser mais produtivo e eficaz nas entregas, já que o aprendizado se torna parte da cultura empresarial, visando melhorar tudo o que é produzido.

4. Maior alinhamento entre áreas

Outro ponto importante da transformação ágil é o alinhamento entre as áreas.

O trabalho coletivo se torna mais harmônico, uma vez que as atividades, que antes eram separadas por setor, passam a ser centralizadas nas ferramentas ágeis. 

Portanto, todas as áreas ficam a par de tudo que deve ser feito, facilitando o entendimento do trabalho como um todo.

É importante destacar o desenvolvimento da empatia em relação à atividade dos outros colaboradores.

Além disso, também é possível dar insights sobre melhorias que podem ser feitas, ou feedbacks positivos a respeito do que está bom e deve ser mantido. 

< Quer ver como isso acontece na prática? Confira: Gestão Ágil de Produtos: saiba como usar essa metodologia />

A Transformação Ágil e o Manifesto Ágil

Para se adaptar às mudanças vivenciadas do Mundo BANI e criado, a princípio, para se adequar ao desenvolvimento de software, o Manifesto Ágil e suas metodologias ágeis estão de acordo com os princípios descritos em sua “cartilha”.

Vamos entender um pouco do que se trata logo abaixo.

Afinal, o que é o Manifesto Ágil?

Originado no setor de tecnologia, o Manifesto Ágil é uma declaração de valores e princípios essenciais para o desenvolvimento de software. Entretanto, se estendendo também a outras áreas, hoje ele é empregado em diversas empresas, que vão além de ramos do TI.

Afinal, quem não se beneficia com a agilidade e inovação da Netflix, Spotify e Ifood? Todas essas empresas adotam a metodologia para reger seus processos, e tem dado muito certo, não é mesmo?

Assim, toda a documentação Agile surgiu a partir de uma reunião, ocorrida em 2001. Na ocasião, 17 profissionais que já eram adeptos dos métodos ágeis (como Scrum e DSDM) decidiram reunir os princípios que seguiam em um documento, que serviria de guia para os próximos processos de desenvolvimento de software

O documento conseguiu mostrar exatamente o que são os métodos ágeis e o que não é, a partir das convicções daquelas 17 pessoas. Dentro deste documento, estão descritos os valores do Manifesto Ágil, sendo eles:

  • Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas: não podemos esquecer que as ferramentas são importantes. Mas, por trás delas, temos pessoas. Dessa forma, a interação entre pessoas deve prevalecer, melhorando a qualidade da comunicação; 
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente: software bom é software funcionando, certo? Afinal, é isso que os clientes desejam e é a partir desse funcionamento que sabemos que deu tudo certo. Os documentos são importantes apenas quando são relevantes;
  • Colaboração do cliente mais que negociação de contratos: trabalhar em equipe com o cliente garante o sucesso do sistema. Isso porque, a troca de ideias e decisões em equipe agregam muito mais do que um estar “contra” o outro, apenas preocupado com contratos e prazos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano: o desenvolvimento de um software é cheio de altos e baixos, além de mudanças inesperadas. Por isso, não ficar preso ao planejamento e saber adaptar de acordo com cada feedback garante o sucesso do resultado.

Nesse sentido, é nítida a estreita relação entre o Manifesto Ágil e a Transformação Ágil, não é mesmo?

Os dois são baseados nos princípios ágeis, ou seja, são flexíveis e adaptáveis durante todo o processo de desenvolvimento do projeto, podendo ser alterados em qualquer momento, ao invés de apenas no final. 

Vamos conhecer uma empresa de sucesso no mercado e adepta da transformação ágil? Acompanhe!

Caso de Sucesso: Santander

O banco Santander é um dos diversos casos de sucesso que envolvem a Transformação Ágil.

Em 2016, o banco implementou a metodologia para garantir melhorias nos seus serviços e sistemas. Para isso, utilizou os modelos Scrum, Spotify e SAFe 4.0.

Desde então, aumentou em 30% a qualidade das soluções desenvolvidas, diminuiu a equipe de Marketing em 60%, e ainda minimizou riscos e custos

A princípio, o Agile era apenas para projetos como: internet banking, mobile banking, agência, call center, arquitetura, entre outros.

Depois, direcionaram a metodologia para projetos de Sistema de Produto, que são referentes ao desenvolvimento de software no mainframe, o que inclui riscos, seguros, previdência, capitalização, crédito, cash, global core banking, etc.

Segundo a instituição, eles “reduziram processos desnecessários e burocráticos, focaram na documentação mínima relevante, alcançaram ganhos de motivação e colaboração e ainda passaram a enxergar um resultado concreto e significativo, em um curto espaço de tempo.”

Sem dúvidas, a Transformação Ágil fez toda a diferença no sucesso de seus resultados, estando incorporado às suas atividades, em todos os níveis.

< Conheça mais sobre a proposta ágil para o crescimento de negócios: Business Agility: conceito, vantagens e aplicação />

Por que a transformação ágil nas organizações é tão importante?

A verdade é que o programa de transformação ágil não é mais um bônus, mas sim uma necessidade para se adequar a um mercado cada vez mais exigente e volátil.

Ela muda a maneira como as empresas pensam, melhora o relacionamento entre seus colaboradores e aprimora seus processos.

Dessa forma, o foco no cliente se torna um objetivo, incorporando os princípios do Manifesto Ágil para entregas de valor e serviços mais completos e otimizados.

Além disso, outros benefícios que podem ser citados são os aumentos na: 

  • satisfação dos clientes;
  • colaboração;
  • produtividade;
  • capacidade de reagir a mudanças. 

Quer se aprofundar um pouco mais no assunto? Confira o TEDx abaixo, no qual Adriane Colossetti conta um pouco sobre sua experiência com essa metodologia:

Como se preparar para um mercado que tem a transformação ágil como base?

Como bem sabemos, a tecnologia evolui a passos largos e, junto dela, muda também o padrão de consumo da população. Resta às empresas correr atrás de soluções para estar à altura das exigências de seus clientes.

Desse modo, a adoção de um programa de transformação ágil se torna uma tendência a ser seguida.

Logo, os profissionais que desejam atuar nesse mercado, precisam estar a par dessas mudanças e de suas metodologias, além de conhecer de perto os processos de transformação ágil.

E nada melhor do que começar a se profissionalizar o quanto antes, concorda? Confira algumas de nossas opções de formação ágil:

Ou, se preferir, você ainda pode conhecer nossas Trilhas de Formação de Especialistas, que já possuem direcionamentos mais específicos.

Além disso, aderindo ao XPE Multi+, você tem acesso a dezenas de cursos nas áreas de tecnologia, finanças, negócios e inovação. Tudo para alavancar a sua carreira, fazendo com que se destaque ainda mais no mercado.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe com seus colegas de trabalho, assim todos ficam por dentro do assunto e entendem a importância da adoção de processos de transformação ágil nas organizações.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img