Tudo o que você precisa saber sobre certificado SSL

Veja como identificar sites certificados, quais são os tipos disponíveis e como obter um para o seu site

Embora a internet seja cada vez mais vista como uma aliada de pessoas e empresas, ainda há muita preocupação quanto a segurança durante a navegação. Não é incomum ouvir relatos de fraudes e invasões a sites, que comprometem os dados de seus visitantes. É por isso que o certificado SSL é um aliado importante na proteção a esses dados.

Com esse certificado, as informações fornecidas percorrem um caminho mais seguro, evitando intercepções. Para saber mais sobre ele, sua importância e os principais tipos, preparamos um artigo completo, que você confere abaixo. Nele você ainda aprende a conseguir um certificado SSL para o seu site e a identificar quem o possui.

O que é SSL?

SSL é a sigla para Secure Sockets Layer, uma ferramenta de segurança digital que é usada para criptografar a comunicação entre os navegadores e domínios de sites. Mas como isso acontece?

Sua principal função é modificar os endereços de HTTP para HTTPS. É justamente esse “S” que garante uma comunicação segura com o servidor.

Quando clientes fornecem informações em sites, seja de login, de documentos pessoais ou cartões, é preciso garantir a integridade desses dados. Dificultar que eles sejam capturados por pessoas ou programas mal-intencionados é justamente o papel do SSL.

< Leia também: Protocolo TCP/IP: conceito e suas 4 camadas />

O que é um certificado SSL?

Para que seja possível estabelecer uma conexão criptografada entre os navegadores e sites, é preciso um certificado SSL. Basicamente, é ele quem autentica a identidade do site e insere a camada de proteção a partir da conversão para o formato HTTPS.

Pode-se dizer que o certificado SSL funciona como um documento digital. Nesse documento, constam as informações sobre o site, como seu domínio. A partir disso, o certificado vincula essas informações a duas chaves criptográficas: uma pública e outra privada. Esse processo é quem garante que aquele domínio é seguro para navegação e inserção de dados.

Para checar se um site possui esse certificado, basta buscar pelo ícone de um cadeado na URL.

Para que serve um certificado SSL?

Se você não sabe para que serve o certificado SSL, a resposta é simples: para garantir a segurança das informações.

Quando um usuário se conecta a um site desprotegido, suas informações ficam vulneráveis. Isso significa que hackers ou programas maliciosos podem, a qualquer momento, visualizar, capturar e até mesmo utilizá-las.  

Evitar essas invasões é justamente a função do certificado SSL. Em resumo, com ele as informações e transações são protegidas, assim como a privacidade dos clientes.

Perigos de um novo apagão da internet

Talvez você não se lembre, mas em 30 de setembro de 2021, o mundo ficou marcado por um evento conhecido como “apagão da internet”. Nele, o Iden Trust DST Root CA X3, um dos principais certificados, desenvolvidos por uma autoridade global de certificação (Let’s Encrypt), expirou.

Com o evento, diversos sistemas e dispositivos ao redor do mundo tiveram suas operações interrompidas. Isso não teria sido um problema tão grande se a maior parte desses sistemas e dispositivos estivesse atualizada em suas versões mais recentes.

É justamente para evitar episódios como esses que os usuários devem ficar atentos às atualizações disponíveis. Esse simples processo garante que os certificados se mantenham em dia, sendo substituídos pelos próximos de expirar.

certificado ssl em uma página web
O certificado ssl garante a segurança de todas as informações da página por meio de uma criptografia poderosa.

Principais tipos de certificado SSL

Embora a função do certificado SSL seja uma só, existem diversos tipos disponíveis. A diferença entre eles está nos níveis de validação. Por isso, vale identificar a melhor opção conforme as necessidades de cada negócio.

Certificados de validação estendida (SSL EV)

O certificado EV é o mais conhecido do mercado, principalmente pelo seu alto nível de segurança. Isso acontece, pois, antes de ser emitido, uma pesquisa completa é feita em torno do solicitante. Para isso, é preciso o envio de documentos físicos e a análise leva em torno de 5 dias.

Após ser concedido e instalado, as seguintes informações são exibidas na URL do navegador:

  • Cadeado 🔒;
  • HTTPS;
  • Nome da empresa e país;
  • Barra na cor verde.

Por essa alta camada de segurança, o certificado SSL de validação estendida costuma ser usado por sites que processam transações financeiras.

Certificados de validação organizacional (SSL OV)

O processo de concessão do certificado OV também inclui uma etapa de confirmação de informações sobre a empresa e a análise leva em torno de 2 dias para ser concluída. Por isso, ele é mais uma opção completa para garantir a segurança aos clientes.

O SSL OV costuma ser utilizado por empresas de e-commerce e outros setores de médio porte. Sua identificação é feita a partir da exibição de informações do proprietário do site na barra de endereços.

Certificados de validação de domínio (SSL DV)

O certificado SSL de validação de domínio corresponde ao nível de proteção mais básica concedido a um site. Basicamente, sua função é identificar um domínio e garantir que ele é seguro para navegação. Por isso, o processo de obtenção é simples, basta a comprovação de propriedade desse domínio.

Normalmente, essa é a opção de certificado SSL gratuito e costuma ser usado por blogs ou sites informativos, que dispensam a coleta de dados.

Certificados SSL curinga

Também chamado de Wildcard SSL, o curinga é uma opção que valida uma quantidade ilimitada de subdomínios mediante um único certificado.

Portanto, empresas que utilizam diversos nomes antes do seu domínio principal costumam enxergar esse SSL como uma opção.

Certificados SSL de vários domínios (MDC)

Semelhante ao curinga, o SSL de vários domínios é usado, como o nome sugere, por empresas que possuem mais de um domínio e querem mantê-los sob o mesmo certificado.

Esse processo pode incluir a combinação de domínios exclusivos ou subdomínios que usam diferentes TLDs (como .com, .net e .org) e oferece proteção a até 100 diferentes nomes.

Certificados de comunicações unificadas (UCC)

Por fim, o SSL de comunicações unificadas também é usado no cenário de multidomínios.  Isso significa que ele confere proteção a diversos domínios de uma mesma empresa sob um único certificado.

Como conseguir um certificado SSL?

Se você tem um site e deseja torná-lo seguro e confiável para os seus clientes, pode querer saber como conseguir um certificado SSL. Embora exista mais de uma opção disponível, mostradas logo acima, o processo de obtenção é basicamente o mesmo.

O primeiro passo é entender qual é o nível de proteção que você deseja obter. É possível chegar a essa conclusão a partir de uma análise sobre o serviço oferecido pelo negócio. Por exemplo: empresas que coletam informações de pagamento, como dados de cartão de crédito, precisam de uma alta proteção. Por isso, o investimento em certificado deve ser maior, sendo recomendado o tipo EV.

Já empresas que não coletam ou manuseiam informações de terceiros podem, inclusive, obter um certificado gratuito. Embora não tenham uma proteção tão alta como a do EV ou OV, já conseguem oferecer proteção ao domínio.

Após esse entendimento, é preciso procurar por uma autoridade de certificação. São elas as responsáveis por analisar os pedidos, solicitar documentações e emitir os certificados. Nesse processo, o valor a ser pago varia conforme o tipo de proteção escolhida.

Para exibir a certificação, é preciso que a empresa faça uma instalação em seu servidor e, posteriormente, inclua o selo na página.

Como identificar se um site possui um certificado SSL?

Quem usa a internet para atividades como compras online, pagamentos de contas ou transferências bancárias precisa ficar atento. Afinal, são informações extremamente confidenciais que, nas mãos erradas, podem gerar grandes dores de cabeça.

Para evitá-las, veja dicas simples de como identificar se um site tem a certificação SSL:

  • Site iniciado em HTTPS, em vez de HTTP.
  • Ícone de cadeado na barra de URL, que quando clicado, apresenta detalhes sobre a segurança;
  • Barra de URL na cor verde.

Você também pode visualizar a segurança de um domínio pelo site Google Transparency Report. Neste caso, basta inserir a URL desejada.

Qual a importância do certificado SSL para a cibersegurança

Falar sobre a cibersegurança de sites é falar diretamente sobre os certificados SSL.

Considerando que o objetivo da cibersegurança é justamente garantir a proteção de dispositivos, servidores, redes e dados, é fundamental que essa camada de proteção esteja associada. Assim, tanto esses sistemas, quanto os usuários ficam protegidos de ataques maliciosos.


E já que o assunto é segurança cibernética, que tal se capacitar para atuar na implementação de políticas e procedimentos? Com a trilha de formação de especialistas da XP Educação, você aprende a fazer análises de risco, implantação de arquiteturas de rede e testes de segurança em software.

✅ Essa trilha tem duração de 7 meses e é composta por dois bootcamps:

  • Analista de ataque cibernético
  • Analista de defesa cibernética
  • E mais: uma imersão internacional, para se inspirar com cases de aplicação das tecnologias que estão transformando o mundo

Lembrando que as trilhas de formação da XP são exclusivas para assinantes Multi+, uma plataforma que reúne dezenas de cursos e especializações para aprendizado contínuo. Quer mais informações? É só clicar aqui!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img