Entenda por que a bolsa sobe e o que está por trás dos preços das ações

Aqueles que ainda estão iniciando seus estudos sobre o mundo de ações e renda variável devem se defrontar com dúvidas bastante comuns. “Por que a bolsa sobe?” provavelmente é uma delas.

O mais interessante é que perguntas como essa se tornam cada vez mais habituais  em virtude da imensa popularidade que o investimento em ações vem ganhando no Brasil ano após ano.

Para se ter uma ideia, atualmente existem 3,8 milhões de contas brasileiras cadastradas na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), o que significa um aumento de 55% em comparação a 2020, segundo a B3.

Diante desse contexto, entender a regra do jogo e os conceitos básicos do mercado acionário é de suma importância para você saber usar seu dinheiro com responsabilidade, estratégia e segurança.

Portanto, para te ajudar nessa caminhada, desenvolvemos esse conteúdo que vai te explicar por que a bolsa sobe e desce com tamanha volatilidade diariamente. 

Consequentemente, você vai conhecer também um indicador importantíssimo para medir essas altas e quedas no nível de investimento.

Ficou curioso? Leia até o fim para entender melhor!

Por que a bolsa sobe? 

Entenda o que é o IBovespa

Para entender por que a bolsa sobe e desce, precisamos conhecer primeiramente qual o índice capaz de mensurar o quanto ela cresce e o quanto ela diminui.

O Índice Bovespa, ou simplesmente IBovespa, é o indicador desenvolvido pela Bolsa de Valores de São Paulo em 1968 para definir o desempenho das principais ações negociadas no país. 

É o número representado, por ele, que é calculado todos os dias, que é usado como referência para o crescimento ou não da bolsa.

Ele funciona nada mais nada menos como uma carteira de ações que reúne os 60 ativos com maior liquidez e volume de negociação no nosso país. Nele se encontram, por exemplo, ações de gigantes como a Vale, Petrobras e grandes bancos.

Por que o Ibovespa sobe e desce?

Agora que você entendeu o que é o IBovespa e como é feito o cálculo desse indicador, separamos alguns fatores mais comuns que impactam na volatilidade do preço das ações e, consequentemente, no índice de investimento da bolsa.

Afinal, por que o Ibovespa sobe e desce? Primeiramente, vale salientar que esse índice é uma espécie de espelho de como o mercado está interagindo com a nossa maior bolsa de valores. 

Como ele reúne a rentabilidade das 68 principais ações do mercado acionário brasileiro, quando ele desce, dá para naturalmente presumir que isso aconteceu porque o preço desses ativos, em média, também caiu. Já se o índice aumentar, é porque a média das ações está mais valiosa.

Diante disso, a performance das empresas ou o desempenho de setores impactam no preço das ações e, consequentemente, nos números da bolsa. Isso é, se ações de empresas grandes e relevantes na B3, como a Vale e o Itaú, apresentam um balanço patrimonial com prejuízo, ou ainda; o setor bancário como um todo tem um rendimento abaixo do esperado, a tendência é de queda no IBovespa.

Banner com CTA para e-book Como se formam os preços dos ativos

O impacto dos fatores externos

Mas quais são os principais fatores que influenciam no preço dessas ações e na volatilidade da B3? Em suma, a lei da oferta e da demanda responde a essa questão. Afinal, quanto maior é o investimento e compra de ações, maior também serão as ofertas e os preços.

Assim, quanto mais movimentação, maior será flutuação no Ibovespa, seja para mais ou para menos.

Portanto, quando há um impacto negativo nesse índice, quer dizer que algum fator desestabilização do mercado afetou as principais companhias com mais liquidez na bolsa. 

Dessa forma, os fatores externos de origem política e econômica geralmente são os principais de gatilhos de alteração do IBovespa, por exemplo:

  • instabilidade política, como períodos de eleição ou crises governamentais.
  • alteração de preços de commodities estratégicas, como o petróleo.
  • descontrole econômico, como desemprego e aumento da inflação;
  • rumos da política fiscal, como determinação da Taxa Básica de Juros (Selic) pelo Banco Central;
  • outros fatores de relevância nacional que acenam positivamente ou negativamente para o mercado.

>> Entenda como os indicadores macroeconômicos podem impactar seus investimentos com esse conteúdo exclusivo do canal Investimento às Claras:

Conhecimento é fundamental para entender como funciona o mercado financeiro e por que a bolsa sobe

Por fim, podemos perceber que a estabilidade do ambiente de negócios no país e como o mercado precifica essa situação são os principais fatores que impactam no preço das principais ações nacionais e no por que a bolsa sobe.

Especialmente para quem está iniciando na renda variável e busca rentabilidade a longo prazo, procurar formas de diversificar sua carteira de investimentos é o melhor caminho para proteger seu patrimônio de maiores volatilidades e eventos imprevisíveis. 

Afinal, quanto mais dividido for o seu portfólio por setor, segmento de atuação e características do ativo, mais blindado ele estará de prejuízos generalizados. Já ouviu aquele ditado de não botar todos os ovos na mesma cesta? A lógica é a mesma!

Gostou do conteúdo? Entendeu o que faz a bolsa de valores subir e descer? No final das contas, conhecimento é o principal aliado que todo e qualquer investidor deve possuir para investir no mercado de renda variável com segurança e conquistando boas rentabilidades.

Entender como funciona a negociação de ativos e os principais fatores modificam os preços de ações, portanto, constituem o aprendizado sólido que deve guiar as decisões por trás das estratégias de aportes e montagem da sua carteira de investimentos.

Se você precisa de um empurrãozinho, a Escola de Investimentos da XP Educação tem as melhores opções de ativos de acordo com seu perfil de investidor

Banner com CTA para Trial do Multi+

Continue Aprendendo

spot_img