MBA: o que é, qual a sua duração e para quem é indicado

Em um mercado de trabalho altamente competitivo, um MBA pode ajudar a diferenciar um candidato em meio à multidão. Conheça as vantagens da pós-graduação!

Fazer uma pós-graduação parece ser o próximo passo lógico para quem deseja avançar em sua carreira após terminar a faculdade e ingressar no mercado de trabalho. Mas, qual MBA fazer?

Os benefícios de um MBA são notados independentemente do seu setor ou área de atuação profissional. No entanto, algumas pessoas podem se perguntar se vale a pena fazer o curso.

Se você deseja trabalhar em cargos gerenciais ou de liderança, em instituições financeiras ou que tenham aspirações empreendedoras, um curso MBA pode ajudar a desenvolver as habilidades necessárias para ter sucesso nessas áreas!

Além disso, estudos comprovam que a pós-graduação pode aumentar o salário. Confira ao longo do texto tudo sobre MBA e indicações de cursos. Boa leitura!

MBA: o que é e significado

O MBA, em inglês Master Business Administration, é um curso com foco nos negócios, gestão e ramo empresarial. A grade curricular é formulada para atender os profissionais já atuantes no mercado de trabalho que desejam atuar em cargos como líder, coordenador ou gestor.

Em síntese, enquanto o MBA é o MACRO (visão estratégica), a especialização é MICRO (visão mais detalhista).

Fazer um MBA oferece várias vantagens para os profissionais em todos os níveis de carreira. Um curso pode ajudar você a adquirir novas competências e habilidades, melhorar sua compreensão de negócios gerais, aprimorar suas habilidades de liderança e gerir um negócio com maior eficiência.

Quais são as principais características do MBA?

Uma das principais características do MBA é o seu foco na liderança. Os alunos são ensinados a tomar decisões estratégicas e a gerenciar e motivar equipes. Além disso, os estudantes também aprendem sobre marketing, finanças, operações, recursos humanos, tecnologia da informação e muito mais.

Outra característica importante é a abordagem prática, isso porque os profissionais são ensinados a usar o conhecimento que aprendem em sala de aula e aplicá-lo a situações reais de negócios. Essa abordagem ajuda a desenvolver habilidades de pensamento crítico, fundamentais para o sucesso em qualquer carreira de negócios.

Ademais, os estudantes também aprendem sobre os princípios de liderança ética. Eles são ensinados como tratar seus funcionários e clientes de maneira justa e como desenvolver relacionamentos saudáveis que sejam benéficos para todos os envolvidos.

Em síntese:

  • Foco na liderança;
  • Muitas atividades práticas;
  • Aprendizagem sobre diversas áreas;
  • Pensamento crítico;
  • Aprendizagem sobre pessoas e situações diversas.

<Para ler depois: cursos online de programação para iniciar já />

Tipos de pós-graduação

Lato Sensu e Stricto Sensu são termos utilizados para se referir a diferentes modalidades de pós-graduação. Conheça abaixo as diferenças entre as modalidades.

Lato Sensu

Lato Sensu é um termo latino que significa “sentido amplo” e refere-se aos cursos de pós-graduação que são geralmente curtos e mais direcionados a um conhecimento específico, adquirido a partir de disciplinas, seminários e trabalhos individuais.

A entrega do trabalho de conclusão de curso pode ser opcional, em alguns casos.

Stricto Sensu

Já o Stricto Sensu, por outro lado, é um termo latino que significa “sentido estrito” e refere-se aos programas de pós-graduação mais estruturados, que geralmente exigem um período mais longo de estudos, além de um trabalho de conclusão de curso.

Os programas costumam ser mais abrangentes, envolvendo disciplinas teóricas, seminários, estágios e pesquisas.

Qual fazer?

Em geral, Lato Sensu é indicado para pessoas que desejam adquirir conhecimentos específicos sobre determinada área, enquanto Stricto Sensu é adequado para aqueles que querem aprofundar seus conhecimentos em um campo de estudo específico.

Veja logo abaixo o quadro comparativo!

Lato SensuStricto Sensu
MBA e
especialização.
Mestrados,
doutorados e
pós-doutorados.

Quem pode fazer um MBA?

Um MBA é um programa de pós-graduação voltado para quem deseja adquirir conhecimentos especializados sobre gestão de negócios, como já dito anteriormente.

Para realizar a inscrição em algum MBA é necessário ser graduado em uma área afim. Alguns cursos aceitam profissionais de outras áreas, desde que comprovem experiência de pelo menos 2 anos na área de negócios. Também, poderão ser exigidos alguns documentos, como diploma de graduação, currículo, cartas de recomendação, provas de língua estrangeira (normalmente o inglês ou espanhol), entre outros.

Os MBAs são ideais para quem deseja adquirir conhecimento em gestão de empresas, desenvolvimento de novos produtos, estratégias de marketing, finanças e outras áreas vinculadas ao setor empresarial.

Os cursos também preparam os alunos para atuar como gerentes e executivos. Portanto, qualquer profissional com graduação, experiência comprovada na área e que preencha os requisitos necessários pode fazer um MBA. 🎓

<Leia também: melhores faculdades de tecnologia do Brasil />

Quanto tempo um MBA costuma durar?

De acordo com informações e estabelecimento do Ministério da Educação, os cursos MBA devem ter duração mínima de 360 horas. O aluno pode fazer – conforme instituição de ensino – em seis meses, um ano e até um ano e meio.

Qual a diferença entre MBA, Mestrado e um Bootcamp?

Bom, vamos lá, para você entender as diferenças!

O MBA é uma especialização que aborda os campos de gestão e negócios. A maioria dos conteúdos são voltados para o mercado profissional. A metodologia usa de casos reais.

Enquanto, o mestrado, é uma pós-graduação voltada para a pesquisa científica e docência universitária que dura em torno de dois anos. Ao final, é obrigatório a entrega de uma dissertação de mestrado sobre determinado estudo.

Outra diferença é que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior não fiscaliza os cursos de MBA ofertados em todo o Brasil. A CAPES fiscaliza e autoriza o funcionamento dos programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, somente.

Já o bootcamp é uma forma de treinamento intensivo, normalmente em informática ou programação, em que os participantes aprendem as habilidades necessárias para se tornarem profissionais qualificados em seu campo.

Eles geralmente são de curta duração, de dois a três meses, e se concentram no aprendizado prático de habilidades profissionais, oferecendo aos alunos a oportunidade de adquirir experiência prática e conhecimento sobre tópicos específicos.

(Fonte: Getty Images)

Principais vantagens em fazer um MBA?

Veja alguns destaques abaixo:

  • Menor duração;
  • Mais específica conforme área de atuação;
  • Foco na prática profissional e cotidiano;
  • Oportunidade de conhecer outros profissionais de negócios e estabelecer conexões valiosas;
  • Pode ser feita na modalidade presencial ou educação à distância;
  • Possibilidade de trabalho internacional;
  • Atuação na gestão estratégica de um negócio;
  • Atuação em consultoria e muito mais!

Há também outro fator muito importante que é a questão salarial! 💰

Os profissionais com MBA podem ganhar mais do que aqueles com diplomas de graduação. Além disso, muitas empresas oferecem benefícios adicionais, como aumentos salariais e promoções, aos profissionais com MBA.

Para se ter uma noção, em levantamento feito pelo Instituto Semesp, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Dados, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ressalta que profissionais com pós-graduação possuem salário acima da média do salário-mínimo, sendo de R$ 4.000.

Ainda que, o valor pode ser de 150% a 255% maior do que a média daqueles que fazem apenas um curso de graduação.

Clique aqui para ler a pesquisa na íntegra

Em um mercado de trabalho altamente competitivo, uma pós-graduação pode ajudar a diferenciar um candidato em meio à multidão.

Os empregadores geralmente procuram contratar ou promover um candidato com MBA porque eles têm habilidades em tecnologia, marketing e finanças do que outros dentro da organização podem não ter. Isso permite que eles comecem a trabalhar com várias iniciativas e ajuda determinada empresa a aumentar os lucros.

<Você pode gostar: saiba o que é e como funciona um minicamp da XP Educação />

Dica extra: 5 lugares para fazer o seu MBA

Muitas faculdades e universidades oferecem MBA, mas é importante encontrar o programa certo para você. Certifique-se de pesquisar e escolher o curso que se encaixe em seu estilo de aprendizado e ambições profissionais. Separamos uma listagem para você!

Anhanguera

A Anhnaguera oferta cursos MBAs nas modalidades EAD e presencial com duração de 6 meses a 10 meses, dependendo da área.

Unopar

A Unopar contempla diversos cursos em muitas áreas. A certificação na modalidade EAD tem a mesma validade que um curso presencial. Os cursos de Pós-Graduação a distância são certificados pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. A duração é a partir de 6 meses.

Estácio

Já a Estácio oferta cursos com duração de 6 meses e 12 meses nos formatos online e presencial com unidades em todo o Brasil.

Centro Universitário FAM

A faculdade oferece cursos em educação, tecnologia da informação, saúde e outros.

XP Educação

Agora, se você quer diversidade e qualificação, você deve conhecer e estudar com a XP Educação. Há cursos nas áreas: Tecnologia, Negócios e Finanças! 📚

Veja alguns MBAs abaixo:

Veja outros cursos de pós-graduação aqui

Você aprende na prática com profissionais experientes. Atue e desenvolva sua carreira em áreas que mais crescem no mercado de trabalho.

As principais vantagens são: valor que cabe no bolso, turmas reduzidas, dinâmicas de grupo e networking qualificado.

Você pode concluir o curso em até 10 meses. Além disso, a pós-graduação consta com bootcamps e projeto aplicado. Com a especialização certa, você pode alavancar a sua carreira!

Conheça também a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato a TODOS os cursos e bootcamps oferecidos pela XP Educação!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img